Off topic-Dia de Portugal, de Camões e das Com. Portuguesas
7 mensagens
|Página 1 de 1
Bolo,
Geralmente ouvimos o termo "emigrantes" em relação a pessoas que foram trabalhar para o estrangeiro em funções pouco qualificadas, como construção, restauração, agricultura, etc.
Não ouves o termo "emigrantes" para classificar pessoas que foram para o estrangeiro:
- trabalhar em grandes multinacionais
- dar aulas em universidades
- doutorar-se
- fazer investigação
- desempenhar funções políticas (deputados europeus, Comissão Europeia, por exemplo)
Por exemplo nunca vi ninguém referir-se ao António Damásio, ao José Saramago ou ao Durão Barroso como "emigrantes".
Geralmente ouvimos o termo "emigrantes" em relação a pessoas que foram trabalhar para o estrangeiro em funções pouco qualificadas, como construção, restauração, agricultura, etc.
Não ouves o termo "emigrantes" para classificar pessoas que foram para o estrangeiro:
- trabalhar em grandes multinacionais
- dar aulas em universidades
- doutorar-se
- fazer investigação
- desempenhar funções políticas (deputados europeus, Comissão Europeia, por exemplo)
Por exemplo nunca vi ninguém referir-se ao António Damásio, ao José Saramago ou ao Durão Barroso como "emigrantes".
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Também se podia chamar o Dia do Emigrante, mas não ficava lá muito bem...
Dá-se ao significado "Emigrante" uma conotação negativa. Eu, quando penso nisso, fico com inveja!
As minhas memórias de vivência fora de portugal são um ano de estudo, que me pareceu o paraíso. O meu desejo sobre o estrangeiro em relação ao futuro são belas viagens pelos sítios mais fantásticos.
Estas são seguramente as razões da minha inveja quando penso em "lá fora".
Os emigrantes, numa imagem geral, foram normalmente pessoas com poucos recursos, mas por outro lado, pessoas com grande ambição. Uma vez que estavam destinados a dar no duro para ter uma vida com condições mínimas, tiveram a coragem e rumaram onde o poderiam fazer por mais valor (aquilo com que se compram os melões)!
Mais uma vez de forma geral, não foram pessoas que tiveram oportunidade de desenvolver a sua escolaridade a níveis superiores, muitas vezes nem a nível médio, nem de se destacar por produção intelectual. Isto na época em que a emigração foi um facto de relevância social, no século passado.
E que mal tem?
São comunidades portuguesas! São emigrantes! É gente que fala alto! É gente que não domina a arte da gramática portuguesa, ou estrangeira, mas é gente como muitos de nós, como os nossos pais, como os nossos filhos, como os nossos avós.
Na maioria dos casos, são vidas de sucesso, e quando não na primeira pessoa, na segunda, permitindo aos filhos uma vida que não teriam cá, certamente.
São essas pessoas aventureiras e com determinação, que saem de portugal, que deixam um portugal mais vazio e por ventura mais fraco no seu conjunto e ao longo do tempo.
Depois dizemos: portugal está sempre na cauda...!!? Porquê?
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Bom dia,
Um abraço,
Alexandre Santos
Luís Vaz de Camões representa o génio da Pátria, representa Portugal na sua dimensão mais resplandecente e mais sublime.
O feriado em sua honra celebra-se neste dia, data provável do falecimento daquele que é considerado o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade, autor de “Os Lusíadas“.
Dia das Comunidades porque neste dia se homenageiam cinco milhões de portugueses espalhados pelo Mundo. Até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, exaltando-se a originalidade do povo português face aos outros povos europeus, que...
(…)
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo reino, que tanto sublimaram.
(…)
Camões, Lusíadas, Canto I.
O Dia de Portugal é também o dia em que se tenta “dignificar, através da atribuição de determinados títulos e medalhas, portugueses que se tenham distinguido em determinadas áreas, sem distinção da opção ideológica ou da opção religiosa
Um abraço,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Por "comunidades portuguesas" podemos entender os cidadãos portugueses espalhados pelo mundo ou tem mais a ver com o legado cultural dos portugueses?
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Off topic-Dia de Portugal, de Camões e das Com. Portuguesas
"As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Novo Reino, que tanto sublimaram"
Os Lusíadas, Canto I
"Eis aqui, quase cume da cabeça
De Europa toda, o Reino Lusitano,
Onde a terra se acaba e o mar começa,
E onde Febo repousa no Oceano.
Este quis o Céu justo que floresça
Nas armas contra o torpe Mauritano,
Deitando-o de si fora, e lá na ardente
África estar quieto o não consente."
"Esta é a ditosa pátria minha amada,
A qual se o Céu me dá que eu sem perigo
Torne, com esta empresa já acabada,
Acabe-se esta luz ali comigo.
Esta foi Lusitânia, derivada
De Luso, ou Lisa, que de Baco antigo
Filhos foram, parece, ou companheiros,
E nela então os Íncolas primeiros."
Os Lusíadas, Canto III
Só para relembrar que hoje é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Desejo um bom feriado a todos vós,
Alexandre Santos
Que da ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Novo Reino, que tanto sublimaram"
Os Lusíadas, Canto I
"Eis aqui, quase cume da cabeça
De Europa toda, o Reino Lusitano,
Onde a terra se acaba e o mar começa,
E onde Febo repousa no Oceano.
Este quis o Céu justo que floresça
Nas armas contra o torpe Mauritano,
Deitando-o de si fora, e lá na ardente
África estar quieto o não consente."
"Esta é a ditosa pátria minha amada,
A qual se o Céu me dá que eu sem perigo
Torne, com esta empresa já acabada,
Acabe-se esta luz ali comigo.
Esta foi Lusitânia, derivada
De Luso, ou Lisa, que de Baco antigo
Filhos foram, parece, ou companheiros,
E nela então os Íncolas primeiros."
Os Lusíadas, Canto III
Só para relembrar que hoje é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Desejo um bom feriado a todos vós,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
7 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Goya777, jls1, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, trilhos2006, TTM62 e 152 visitantes