Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O PSI 20 prepara-se para novas quedas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por amendoa » 13/7/2009 15:20

Muito obrigada, Ulisses!
A questão é que por vezes não encontro esse tópico.

Um abraço,
Na bolsa, como na vida, referenciar o passado e perspectivar o futuro.

Registado: 29/11/2007 2:31

por Ulisses Pereira » 13/7/2009 11:40

madame Min,

As análises que tenho efectuado no tópico "O meu olhar sobre o PSI" mantêm-se completamente válidas, já que o nosso índice não tem tido uma grande volatilidade e mantém inviolados todas as zonas que tenho definido como importantes em termos de análise.

O tópico encontra-se em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=450

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por amendoa » 11/7/2009 0:05

Qual é o sentimento do Ulisses relativamente ao PSI20, acredita em queda acentuada?
Na bolsa, como na vida, referenciar o passado e perspectivar o futuro.

Registado: 29/11/2007 2:31

por bestbland » 10/7/2009 14:50

John Connor Escreveu:Boa tarde Gonzo.

Antes de mais devo esclarecer que a contagem que faço nada tem que ver com Elliot. Apenas pretendo mostrar que até ao momento a figura apresenta 5 toques.

Quanto à sua validade, segundo a informação que encontrei na net a figura apresenta todas as condições para ser considerada válida. A saber; dois ou mais toques na linha de suporte e na linha de resistência, volume progressivamente mais baixo, além de obviamente ser precedida de uma clara tendência de alta.

Tendo em conta a sua experiência em AF estarei atento ao caso de esta ser uma figura de continuação.

Bons negócios.

boa tarde, john. não colocas a hipotesse de romper para cima?
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por John Connor » 10/7/2009 14:46

Boa tarde Gonzo.

Antes de mais devo esclarecer que a contagem que faço nada tem que ver com Elliot. Apenas pretendo mostrar que até ao momento a figura apresenta 5 toques.

Quanto à sua validade, segundo a informação que encontrei na net a figura apresenta todas as condições para ser considerada válida. A saber; dois ou mais toques na linha de suporte e na linha de resistência, volume progressivamente mais baixo, além de obviamente ser precedida de uma clara tendência de alta.

Tendo em conta a sua experiência em AT estarei atento ao caso de esta ser uma figura de continuação.

Bons negócios.
Editado pela última vez por John Connor em 10/7/2009 15:57, num total de 1 vez.

Registado: 31/10/2008 13:40

por GONZO » 10/7/2009 13:40

John Connor Escreveu:Boa tarde a todos.

À semelhança dos grandes indíces mundiais, acredito que o nosso PSI 20 se encontra às portas de uma importante mudança de tendência de médio prazo.

Tal como nos demais, acredito que o PSI 20 tem vindo ao longo das últimas semanas a desenhar uma importante figura de inversão.

Deste modo, acredito que se tenha desenvovido um triângulo descendente de inversão que a ser activado projectará o indíce para a zona dos 6250 pontos. Esta é na minha opinião uma importante zona de suporte pois existe por aqui um grande gap por fechar ( 6225 - 6260 ).

Tendo parcos conhecimentos de AT gostava de ler a vossa crítica a este cenário.

Bons negócios.

Fiquei baralhado. Esse "A" que desenhas, começa onde? A zona de consolidação, a admitir que teríamos uma formação em ABCDE, o "A" deveria estar onde se encontra o "B" e assim sucessivamente. Nesta perspectiva, o "E" terminaria em baixo e o índice depois quebraria a figura em alta. Por outro lado, não vejo nenhum triângulo na tua imagem. Podes explicar melhor? O que me parece, pelo teu desenho, é que o range de consolidação poderá levar o índice a quebrar em alta e não em baixa porque a consolidação é feita após um forte impulso de subida (tipo bandeira de alta). A quebrar em baixa, não vejo, sinceramente, que tipo de figura estaria a activar, com base no teu gráfico.

Registado: 24/8/2005 22:33

por artista_ » 10/7/2009 13:39

mapaman Escreveu:Na minha opinião está mas é tudo na praia...

No meu caso não demora muito tempo! :mrgreen: :mrgreen:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por mapaman » 10/7/2009 13:16

Na minha opinião está mas é tudo na praia...

cumps
Anexos
psi20.jpg
psi20.jpg (63.78 KiB) Visualizado 2282 vezes
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por John Connor » 10/7/2009 12:59

Boa tarde a todos.

À semelhança dos grandes indíces mundiais, acredito que o nosso PSI 20 se encontra às portas de uma importante mudança de tendência de médio prazo.

Tal como nos demais, acredito que o PSI 20 tem vindo ao longo das últimas semanas a desenhar uma importante figura de inversão.

Deste modo, acredito que se tenha desenvovido um triângulo descendente de inversão que a ser activado projectará o indíce para a zona dos 6250 pontos. Esta é na minha opinião uma importante zona de suporte pois existe por aqui um grande gap por fechar ( 6225 - 6260 ).

Tendo parcos conhecimentos de AT gostava de ler a vossa crítica a este cenário.

Bons negócios.
Anexos
PSI 20.png
PSI 20.png (12.99 KiB) Visualizado 2303 vezes

por fitas » 10/7/2009 10:44

O nosso psi está de férias!!!loll :lol:

Os movimentos que está a fazer até parece.

BN

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por AC Investor Blog » 10/7/2009 8:32

O PSI encontra-se um pouco debilitado e sem sinais de querer subir, no entanto tem sido evidente que as quedas do Indice não têm sido tão violentas como as demais praças europeias, se bem que as subidas também, daí que o melhor é mesmo tar fora ou curto. No final do mês passado, o mercado bem tentou quebrar o triângulo descendente para cima, mas deu-se um verdadeiro "FALSE BREAK" com o reverso logo no dia seguinte. Neste momento temos a possibilidade de um movimento descendente até aos 6.919 acontercer ( 65% provável ) ou a continuação do sentido ascendente de médio-prazo caso aconteça uma quebra consistente da LTD nos 7.103.
Anexos
PSI 20.png
PSI 20.png (18.05 KiB) Visualizado 2647 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

Está mais que visto....

por rasteiro » 8/7/2009 10:21

que neste momento o sentido do mercado é DESCENDENTE.
Por isso porqué, remar contra a maré?
Há que aproveitar somente grandes descidas(5 a 10%), e ganhar 2 ou 3 centimos e saltar fora.
Isto não está fácil a curto.

Um abraço

Registado: 29/11/2007 12:24

por AC Investor Blog » 8/7/2009 8:44

Um fecho abaixo da barreira psicológica dos 7000 pontos, que já foi quebrada pode complicar a vida futura do PSI. :oops:
AC Investor Blog
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

por Txuky » 25/6/2009 12:35

Fiquei completamente abismado com o grafico apresentado pelo John Connor! é certo que não nos devemos regular por um passado que está em tudo igual ao nosso presente, mas que as semelhanças são incriveis é um facto!!
Concordo no entanto quando se diz que a PTC está a suportar o PSI de eventuais quedas, não sei se será assim tão linear visto que na minha opinião o PSI tem muito pouca (ou nenhuma) autonomia e é arrastado pelas praças europeias e americanas...

So por curiosidade: Dei me ao trabalho de recortar no grafico os dois periodos de tempo referentes aos dois Bear markets e é impressionante a semelhança mesmo nos periodos de tempo dos pequenos ressaltos do PSI!
Abraços!

Registado: 30/6/2008 12:25

Re: comentário

por AC Investor Blog » 25/6/2009 11:49

jotabilo Escreveu:Caros

Na História como nos mercados.....é sempre desejável não utilizarmos analogias.
Ou seja, o passado apenas nos pode orientar, mas nunca servir de vínculo aos nossos procedimentos.
É mais uma curiosidade perante uma realidade que é irrepetível...tanto no passado como no futuro.

cumps

Fantástico esta expressão, parabéns !!!
AC Investor Blog

comentário

por jotabilo » 24/6/2009 10:48

Caro Ass

Claro que sim, não tem a mesma natureza do que a de 2003.
A designada "crise global", tem fundamentos mais de índole social que, pessoalmente, atribuo à desigualdade de condição entre o homem ocidental perante o homem oriental.
Actualmente, os recolectores de mais valias, estão a explorar essa desigualdade social, obtendo lucros inconfessáveis.
Mas a emergência das novas tecnologias, fará com que, rapidamente, seja mitigada essa diferença.
Como podemos constatar, vimos através da net, o que se passa no Irão, em termos de inquietação, perante a velha propaganda que se esconde por detrás de uma religião que é tão elevada espiritualmente como o cristianismo ou o judaísmo.
As "trêtas" começam a acabar....

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

Re: comentário

por assunoadr » 24/6/2009 10:31

jotabilo Escreveu:Caros

Ou seja, o passado apenas nos pode orientar, mas nunca servir de vínculo aos nossos procedimentos.
É mais uma curiosidade perante uma realidade que é irrepetível...tanto no passado como no futuro.

cumps

É verdade! Neste caso, a crise que está a levar à queda dos mercados globais é muito mais profunda e abrangente do que a bolha das tecnológicas.

:roll:

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

comentário

por jotabilo » 24/6/2009 10:16

Caros

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

Re: especulação

por AC Investor Blog » 24/6/2009 9:54

MõesBalula Escreveu:AC investor, gosto bastante das tuas análises, pois foi a partir das tuas análises que comprei sonae a 0,52 e vendi-as a 0,72.
Contudo, pensar a ptc está a subir para levar o psi 20 para cima e não cair no descalabro é possível? Quem fará tal coisa? Fundos de investimento a comprar acções para evitar a tal derrocada??? Não me parece, não será pura especulação de notícia?

A PTC é um dos titulos do PSI com maior peso, daí que os fundos que detenham posições longas no PSI, podem facilemente contrariar a tendência do Indice pegando nela ou noutro titulo de igual prestação. Neste momento não tenho a noção do peso real dela no PSI, mas há aqui pessoas capazes de te arranjar esse valor e verás como um Indice pode ser contrariado apenas com um titulo em forte alta.
AC Investor Blog

especulação

por MõesBalula » 24/6/2009 9:36

AC investor, gosto bastante das tuas análises, pois foi a partir das tuas análises que comprei sonae a 0,52 e vendi-as a 0,72.
Contudo, pensar a ptc está a subir para levar o psi 20 para cima e não cair no descalabro é possível? Quem fará tal coisa? Fundos de investimento a comprar acções para evitar a tal derrocada??? Não me parece, não será pura especulação de notícia?

Registado: 29/11/2007 10:44

por Marks_ » 24/6/2009 9:29

casualside Escreveu:Portugal Telecom

obgd, casualside

e quem é que tenta trazer o PSI2o para cima através da PTC? Acompanho o mercado à poucos meses e nunca tinha ouvido essa hipótese, estou bastante curioso...
Cpts.
Marks

Há duas formas de ser rico:
ter mais ou desejar menos.

Registado: 20/1/2009 12:59

por joaoparker » 24/6/2009 2:52

Portugal Telecom

Registado: 29/11/2007 2:33

por Marks_ » 24/6/2009 1:35

AC Investor Blog Escreveu:John Conor,

...O mais curioso nestas quedas, é um certo controlo do PSI através da PTC que tentam a todo o custo puxa-la para cima para não fazer descambar o PSI e fazê-lo a testar novos minimos.

Curioso!..
Vamos ver se os padrões se vão repetir.
AC, tira-me uma pequena dúvida de principiante pf - PTC é o quê?
Cpts.
Marks

Há duas formas de ser rico:
ter mais ou desejar menos.

Registado: 20/1/2009 12:59

por AC Investor Blog » 23/6/2009 16:23

John Conor,

Simplesmente excelente a tua simetria de padrões. Não me tinha apercebido dessa curiosidade, pois o meu time frame não é tão alargado na análise, mas está muito interessante. O mais curioso nestas quedas, é um certo controlo do PSI através da PTC que tentam a todo o custo puxa-la para cima para não fazer descambar o PSI e fazê-lo a testar novos minimos. Se eu estou BEARISH nos titulos do PSI, o teu cenário é abismal. Tamos a falar numa queda superior a 30% num curto espaço de tempo, diria mesmo que temos um CRASH á espreita. caso o teu cenário se concretize...
AC Investor Blog

por John Connor » 23/6/2009 16:12

Boa tarde a todos.

Vou aqui colocar um gráfico de longo prazo do PSI 20 onde, além de identificar algumas resistências, é possível identificar uma série de curiosidades.

É incrível como apartir do anterior Bear Market é possível traçar várias linhas descendentes paralelas que depois de se terem revelado zonas de suporte/resistência na altura estão novamente a condicionar a evolução do mercado português.

São como podem ver imensas as semelhanças entre os dois periodos.

Posso estar enganado, mas estou cada vez mais convicto que a figura que apresento acabará por se completar, ou seja, acredito que o nosso PSI 20 não escapará a uma visita à base deste canal de negociação ( 4500 pontos ).

Bons negócios.
Anexos
PSI 20.png
PSI 20.png (18.81 KiB) Visualizado 2534 vezes

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, malakas, niceboy e 26 visitantes