Página 1 de 2

MensagemEnviado: 17/6/2009 20:28
por Pata-Hari
(SCPnuno, o ulisses pode despir-se à vontade porque estamos de olhos fechados. Foi um bom tópico no meu dia de anos, há muito que não me dedicavam um strip tease!)

MensagemEnviado: 17/6/2009 19:50
por Ulisses Pereira
Crash, como sempre faço, nessa análise disse que valores - caso fossem quebrados - me fariam mudar de opinião. :) É só leres.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 17/6/2009 19:42
por CrashXXI
Caro Ulisses

Quando foi aberto este tópico (acho que em 08-06) manifestavas a opinião de uma provável continuação da tendência global (ascendente) no curto/médio prazo!

Nessa altura eu comentei, e cito:
" Admiro a tua coragem em te expores desta forma!... dado não estares "escondido" por debaixo de um "nick"... é muito mais fácil manifestar opiniões nesta última situação!..."


e em termos de graça disse
"... espero que desta vez te enganes ( :mrgreen: ) para eu não perder o que penso ser um dos topos do movimento global actual..."
!

Apenas para lançar um pequeno "debate", se me permites, gostaria de te colocar estas questões:

Em função dos últimos movimentos dos mercados, qual é a tua posição actual?
Os pressupostos iniciais alteraram-se a ponto de estares a rever a tua opinião?

... não ligues muito a eu ser tão directo! :wink:

Um abraço :)
Crash

Comentário Jornal de negócios

MensagemEnviado: 9/6/2009 9:09
por joao4702
Não podia estar mais de acordo com este comentário.

Sem dúvida que no longo prazo só ganha dinheiro quem é fiel à análise dos gráficos...tem lá tudo.

Só gostaria de dar uma pequena opinião em relação a uma parte do texto, quando dizes que a economia e a bolsa não têm muito haver uma com a outra. A verdade e como deves partilhar é que os mercados funcionam com expectativas e receios, por essa razão os investidores antecipam o "futuro" e há um desfasamento entre as noticias diárias e o comportamente das bolsas.

Já algum tempo não frequentava o forum por indisponibilidade própria, mas sem dúvida que quem por aqui andar aprende muito e devia subscrever os comentários das velhas raposas.

Um abraço.

MensagemEnviado: 8/6/2009 23:06
por Razao_Pura
Complementarmente assiste-se actualmente a outro fenómeno interessante e que tem a ver com a gestão do risco conjugado naturalmente com as expecttivas de ganhos futuros e que é a recuperação maior dos ditos mercados asiáticos, brasileiro, etc... e também do mercado tecnológico norte-amerciano (nasdaq), que sendo mercados mais voláteis estão também associados a maiores riscos e também maiores perspectivas de ganhos futuros. Estes reflectem maiores recuperações desde Março do que os indices mais convenconais (industriais da europa e EUA), antecipando uma recuperação económica mundial ou pelo menos alguma especulação em que ela se concretize.
R.P.

MensagemEnviado: 8/6/2009 22:31
por Razao_Pura
Elias, vou reformular a minha visão. O mercado tem a capacidade de antecipar a realidade porque age com base em expectativas. Muitas vezes as expectivas só se traduzem em comportamentos de inversão de tendência quando se constata a irreversibilidade de uma situação.

Dou-te outro exemplo. O início do Bull Market em 2003 (salvo erro) com o início da guerra do Iraque. A expectativa de se entrar em guerra arrastava-se à meses e meses, com a descida contínua dos mercados, conjugada com um grande desgaste por parte da opinião pública, dos políticos, dos investidores. Toda a gente sabia que os EUA iam invadir o Iraque mais cedo ou mais tarde, mas foi só quando se deu a invasão e estalou a guerra que se sentiu um alívio, do tipo nunca mais era sábado. E a guerra era vista como algo negativo, custoso financeiramente e em termos humanos e com desfecho incerto, no entanto o que se passou é que os mercados a viam como : pior do que uma má de decisão é uma indecisão permanente e deu-se a inversão.

MensagemEnviado: 8/6/2009 21:58
por Elias
Razão Pura Escreveu:O escândalo do sub-prime começou muito antes das quedas brutais, só quando a multidão se apercebeu que a banca estava em muito maus lençois é que abriu mão dos papeis.


Certo, Razão, mas nota que o topo do mercado foi em Julho de 2007 em quase todos os índices, antes de saírem as primeiras notícias sobre Northern Rock e afins. Ou seja, o mercado na verdade antecipou o subprime...

MensagemEnviado: 8/6/2009 21:55
por Razao_Pura
Uma pequena achega aos posts do rafael: a relação entre economia e mercados é NMHO tão simples como isto, os mercados movem-se com base em espectativas de ganhos ou perdas fututos(as). Se não houver previsões de recuperação económico os mercados não subirão. Se os mercados estão a subir e a confiança dos investidores está a recuperar então é porque se perspectiva uma melhoria a nível económico. E o contrário também se aplica. O escândalo do sub-prime começou muito antes das quedas brutais, só quando a multidão se apercebeu que a banca estava em muito maus lençois é que abriu mão dos papeis.
Muitas vezes falamos da irracionalidade dos mercados e ainda da teoria da opinião contrária e de contra-ciclos; muitas vezes estamos apenas falar de desfasamento temporal entre percepção e comportamento.
R.P.

MensagemEnviado: 8/6/2009 21:33
por sp501
Olá Ulisses, obrigado.
Cumprimentos

MensagemEnviado: 8/6/2009 21:23
por Ulisses Pereira
scpnuno, foi censurado esse vídeo. 8-)

sp501, se pesquisares em Ulisses no Jornal de Negócios encontrarás também, os meus vídeos. Se pesquisares no Caldeirão por "Discos" também os encontrarás.

homemdocoisopequeno, vou ser obrigado a banir o teu nick por razões óbvias. Sugiro-te que cries outro.

Abraços e beijos,
Ulisses

Volume

MensagemEnviado: 8/6/2009 21:05
por shortdickman
Para quando análises técnicas baseadas no volume?
Também fazem análises a stock options, warrants etc..?

Beijinhos

Videos Ulisses

MensagemEnviado: 8/6/2009 20:50
por sp501
Onde posso acompanhar regularmente os videos que vais fazendo Ulisses?
É nalgum topico especifico aqui ou na página do JN? É que na página do JN só encontro os teus artigos.
Se alguém me souber dizer agradeço.
Cumprimentos

MensagemEnviado: 8/6/2009 19:32
por scpnuno
Ulisses Pereira Escreveu:... despi o meu fato de urso no dia 2 de Março ... e confirmei essa visão alguns dias depois, no dia 11 de Março, numa análise de vídeo ...
Penso que fui bem claro nesses artigos.



Um abraço,
Ulisses


Aproveitando o facto de ter ressuscitado, fica aqui uma questão muito pertinente:

Onde raio está o video do Ulisses a despir o fato de urso???

(espero que entretanto tenha vestido qualquer coisinha, nem que seja um de inline, porque se assim não é, já percebo porquê que a Pata foi de ferias...)

Olha eu, que vejo tudo, como é que me escapou um video destes..

MensagemEnviado: 8/6/2009 19:00
por Ulisses Pereira
Caro aleixon,

Eu erro inúmeras vezes. Milhares de vezes como investidor, como analista, como gestor de carteiras. Por isso, reconhecer o erro seria a coisa mais normal do mundo.

Contudo, neste caso, discordo completamente de si. Numa óptica de curto e médio prazo, não me vê pessimista desde as datas que apontei. Até aí estive muito "bearish" e, a partir daí, a minha visão ce curto e médio prazo alterou-se radicalmente. Fui fazendo os "updates" onde fui estando mais optimista ou mais neutro em termos de curto prazo. Mas nunca "bearish".

Quase sempre faço questão em distinguir entre os vários horizontes temporais exactamente para evitar que depois aconteçam estas interpretações...

Quanto á falibilidade e subjectividade da AT, obviamente que é. Como qualquer método de análise.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 8/6/2009 18:49
por aleixon
Caro Ulisses,

Não quero iniciar qualquer tipo de "guerrilha" de palavras, apenas gostaría suscitar algumas fragilidades da AT, até porque eu sou um dos não crentes, ou melhor, se me quiser ver a comentar dados históricos, também os poderei fazer muito facilmente. A técnica é dar uma no cravo e outra na ferradura... ;)

Sei que este é o seu ganha pão e seguramente que bem sucedido, e não quero de modo algum criar qualquer tipo de constragimentos, mas dado que estamos num fórum de discussão livre sobre estes temas, este tipo de análise, pelo menos para mim, pode ser tudo menos objectiva e o que leio no seu artigo mais recente não é mais do que uma declaração de auto-elogio. Quem agora lê o artigo mais recente, parece que tem sido tudo muito fácil mas revendo o video do SP que anexou, as dúvidas surgira e com muitas ressalvas.

A conclusão do artigo que apresentou (que por acaso não cheguei a ler nessa data) é muito clara:

"Isto não altera a minha visão de longo prazo onde continuo com o fato de urso vestido. Serão necessárias muitas demonstrações de força para que essa visão se altere mas, durante uns tempos, acredito que os touros terão algum protagonismo."

Agora escreveu que apenas voltará a vestir o fato de urso (para ser correcto, despir o fato de touro). Afinal tem muitos fatos vestidos...

E depois existe a questão da forte descida que refere no artigo de Março: repare bem no gráfico, em Março a descida não foi mais forte do que a que ocorreu em Outubro, e da que ocorreu em Novembro! (será um triplo fundo => inversão de tendência?)

A leitura que faço dos seus artigos, e de certeza que isso estará escrito algures (veja o video do SP), depreendo que é ao apróximar das resistências que teria, pelo menos, indicado muita cautela, até porque ocorreu um forte pullback na segunda resistência.

No video S&P também foi muito claro na colocação do stops e nas ressalvas de todas as precauções, adiantando até onde iria, na sua estimativa, a subida, na melhor das hipóteses até aos 850 (ponto do fracasso do ressalto que não acredivava que alguma vez fosse alcançado!!!)

Por isso a AT é tão ingrata... e diria mesmo, falível e subjectiva.

Cumprimentos,
NA

MensagemEnviado: 8/6/2009 18:27
por Ulisses Pereira
rafael, não se pode levar à letra que não há relação entre Economia e Bolsa. É óbvio que há. O que eu digo é que, em termos de curto e médio prazo, essa relação não existe, apesar da Comunicação Social justificar todos os movimentos do mercado no curto prazo com as notícias fundamentais.

Bem, mas isto dava um longo texto... e como tal, acabei de decidir que o meu vídeo de amanhã vai ser dedicado a esclarecer esta questão. :)

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 8/6/2009 18:27
por salvadorveiga
rafaeljcl Escreveu:mas isso não demostra que não haja ligação entre bolsa e economia.. não concordo que o mercado accionista reboque a economia, nem que a economia arranque fruto da subida dos mercados, é todo um encadeamento lógico... a subida da economia... arrasta a subida dos mercados... que aumenta a confiança... e por aí fora.... a mesma dinâmica se passa nas descidas... só que ao contrário....


quanto muito e' o contrario...

a subida dos mercados, desencadeia uma subida da confiança que depois se transforma na melhoria da economia

MensagemEnviado: 8/6/2009 18:22
por rafaeljcl
mas isso não demostra que não haja ligação entre bolsa e economia.. não concordo que o mercado accionista reboque a economia, nem que a economia arranque fruto da subida dos mercados, é todo um encadeamento lógico... a subida da economia... arrasta a subida dos mercados... que aumenta a confiança... e por aí fora.... a mesma dinâmica se passa nas descidas... só que ao contrário....

MensagemEnviado: 8/6/2009 18:09
por rafaeljcl
Costumo ler os teus artigos e ver os teus videos... o que mais aprecio é a tua humildade,e a postura que tens em relação ao "jogo" de bolsa.
Sou economista, mas era completamente leigo em termos de mercados, aprendi muito contigo, nomeadamente em relação à analise técnica e à postura em relção à forma como devo fazer os meus negocios em bolsa.

Rafael

MensagemEnviado: 8/6/2009 18:04
por Ulisses Pereira
Hoje estou numa de perguntas: E quantas vezes não é o mercado accionista que reboca toda uma economia? Sobretudo num mercado como os Estados Unidos onde uma enorme percentagem da população tem as suas poupanças no mercado accionista, com reflexos brutais das subidas na confiança dos consumidores.

Ou, como no caso dos bancos, cujas subidas brutais, permitiram a muitos nbancos norte-americanos fazerem aumentos de capital que os colocaram a salvo da falência?

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 8/6/2009 18:01
por rafaeljcl
Penso que o desfasamento é maior do que 3/4 meses... não é uma medida estática..., mas talvez por volta de 6 meses.
Como é lógico não é inevitável que haja recuperação, mas o mercado através destas subidas mostrou que conta com isso... se tais expctativas não se verificarem o mercado corrigirá.

MensagemEnviado: 8/6/2009 17:52
por Ulisses Pereira
rafael, obrigado pelo teu comentário. Deixa-me então colocar-te uma questão: Então, face às subidas dos últimos 3 meses, é inevitável que haja uma recuperação económica daqui a 3/4 meses?

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 8/6/2009 17:38
por Ulisses Pereira
Em termos de curto e médio prazo, despi o meu fato de urso no dia 2 de Março num artigo intitulado "A subida em que ninguém acredita" ( http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=356716 ) e confirmei essa visão alguns dias depois, no dia 11 de Março, numa análise de vídeo ( http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=358454 )


Penso que fui bem claro nesses artigos.

Quanto ao início de "Bull Market", nunca ningu+em me ouviu falar nele, certamente.

Um abraço,
Ulisses

Comentário texto opiniao

MensagemEnviado: 8/6/2009 17:36
por rafaeljcl
Olá, é a primeira vez que aqui escrevo...
Concordo com a esmagadora maioria dos textos de opiniao do ulisses, mas este ultimo nao posso deixar de discordar na questao da ligação entre economia e bolsa. Como é obvio existe uma estreita ligação entre economia e bolsa... só que essa ligação é desfasada no tempo, as más noticias que ouvimos todos os dias sobre a economia já foram incorporadas pelos mercados há uns meses atrás. Se tivemos subidas nos mercados nos ultimos meses não são pelas noticias que ouvimos, mas pelas que se espera que daqui a uns meses iremos ouvir... a chegada da tão ambicionada recuperção.!!! pelo que existe uma estreita relação entre bolsa e economia só que é desfasada no tempo.... os mercados antecipam a evolução da economia e incorporam essas expectivas antes da boas ou más noticias se confirmarem!!

Rafael

uma observação

MensagemEnviado: 8/6/2009 17:28
por aleixon
Caros forensses,

Tenho seguido este fórum e as mensagens de Ulisses a partir do momento que as tem apresentado no JN. Devo desde já, previamente, informar que de AT percebo muito pouco, mas agora é evidente, que Ulisses deveria corrigir este último texto, onde diz:
"Quando voltarei a despir este meu fato de touro que me acompanha desde que, em meados de Março, defendi as subidas por força de um pessimismo extremo característico de momentos anteriores a fortes subidas?"
Parece que deveria corrigir o mês de inicio do bullmarket para inicio de Maio (quanto muito, inicio de Abril - primeira resistência), aliás, como é bem evidente no gráfico que anexou (pelo menos, em todas, repito, TODAS as análises que apresentou, sempre defendeu que o inicio da subida apenas seria sustentada com a confirmação da passagem das resistêcias e que até lá nada diria que a descida não iria continuar).
Era apenas isto que queria dizer.
Cumprimentos,
NA