Página 1 de 1

MensagemEnviado: 7/6/2009 19:59
por MarcoAntonio
Não caiu logo (nem se pode dizer que caiu por causa da falência da Enron.

O paralelismo vem do facto de ambas surgirem na sequência de uma forte recuperação que já vai longa e por sinal em ambos os casos, na primeira sessão após o anúncio de falência o índice até sobe fortezinho...

MensagemEnviado: 7/6/2009 19:45
por maximo_
MarcoAntonio Escreveu:A segunda grande falência no sector automóvel num curto espaço de tempo ocorre após uma brutal recuperação dos mercados sendo assim difícil não estabelecer um paralelismo com o processo da Enron.


Sei que não defines bem o sentimento quanto ao mercado estar bull ou bear no medio/longo prazo mas sem duvida esta frase demonstra que não descartas a posição bear. Ainda não observava os mercados na altura em que faliu a Enron, por isso gostaria de saber se logo após a sua falência o mercado entrou começou imediatamente a baixar ou semelhantemente ao que acontece agora com GM houve aquele sentimento de que já estava descontado.

MensagemEnviado: 5/6/2009 16:46
por MarcoAntonio
Obrigado Bokas, foi um lapso como é evidente.
:wink:

MensagemEnviado: 5/6/2009 16:41
por MarcoAntonio
Algumas leituras e conclusões a retirar desta sequência de Falências e a sua relação com o índice:

> A primeira é a sua dimensão "anormal" que não se explica apenas pelo efeito da inflacção. Todas estas cinco falências se deram na última década, o que se extende a 9 das 10 maiores (ver quadro anexo mais completo).

Imagem
Fonte: Bankrupcydata.com

> A segunda observação é que todas elas se dão durante o Bear Market, o que talvez não seja a observação mais surpreendente (aqui teremos de "descontar" o caso da General Motors pois o futuro poderá vir a dizer-nos que já estavamos em Bull Market);

> Um pouco mais surpreende poderá ser a fase do Bear Market em que ocorre: praticamente todas elas se dão numa altura em que o Bear Market se encontra algo desenvolvido (isto aplica-se pelo menos a 8 das 9 grandes falências da última década, se notarem) sendo que há uma - Worldcom - que se dá praticamente nos mínimos do índice.


Repercursões no índice poderão retirar-se em várias escalas temporais e a conclusão será na minha opinião de que é arriscado tentar retirar uma leitura linear. A reacção do índice vária de momento para momento. Existem casos onde os índices reagem bem no imediato, subindo no próprio dia em que avança o processo de falência (ou nas sessões imediatas), existem também casos em que se segue uma enorme recuperação que dura algumas semanas e também existem casos em que o índice entra em Crash após uma sequência de falências.

Diferentes momentos, diferentes contextos e consequências, diferentes sentimentos de mercado e reacções.

Contudo, numa leitura mais abrangente, os processos de falência não passam de um mecanismo de purga dos mercados e da economia. A versão económica da "selecção natural"...

MensagemEnviado: 5/6/2009 16:29
por Bokas
Só um apontamento ao teu artigo Marco, quando te referes à Lehman Brothers deveria ser Setembro de 2008 e não de 2009.
Preciosismos :mrgreen:

Timeline de Cinco Falências Gigantes - Coluna Negócios

MensagemEnviado: 5/6/2009 16:19
por MarcoAntonio
Deixo o link para a coluna esta semana:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=371548

De seguida deixarei também algumas observações adicionais.