Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES emite 1,75 mil milhões de euros em obrigações a cinco an

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

BES emite 1,75 mil milhões de euros em obrigações a cinco an

por Pata-Hari » 28/5/2009 21:57

Acho que é interessante ir colocando emissões diferentes que vão saindo.

28/05/2009


(actualiza com comunicado do BES) O Banco Espírito Santo realizou hoje uma emissão de obrigações de 1,75 mil milhões de euros, a maior de sempre realizada até hoje por um banco privado em Portugal, sendo que a dimensão da colocação se ficou a dever ao facto de a procura ter superado a oferta em mais de 50%.

Segundo disse ao Negócios uma fonte próxima da operação, a procura pelas obrigações do BES atingiu 2,8 mil milhões de euros, tendo o banco optado por emitir 1,75 mil milhões de euros, acima do mínimo de mil milhões que tinha indicado de manhã.

Em comunicado, o BES adianta que a emissão tem uma taxa fixa de 5,625%, que corresponde a um “spread” de 285 pontos base face à taxa de juro de referência “mid-swaps”.

“O sucesso da operação ficou demonstrado pela composição do livro de ordens, que atingiu um volume de 2,8 mil milhões de euros, com a participação de 195 investidores, destacando-se a procura internacional que representou 88% da procura total”, refere o BES em comunicado.

Esta emissão será a maior até hoje realizada por um banco privado em Portugal.


A emissão tem uma maturidade de cinco anos e não terá a garantia do Estado. Entre os bancos portugueses, apenas a Caixa Geral de Depósitos e o Banco Comercial Português já emitiram dívida sem recurso ao aval do Estado.

A CGD, que beneficia de um “rating” mais elevado, emitiu 1,25 mil milhões em Fevereiro, com um “spread” 225 pontos base. O BCP, no mês passado, tinha emitido mil milhões de euros sem garantia, com um “spread” de 295 pontos base.

O BES tinha já colocado uma emissão de dívida garantida pelo Estado, no montante de 1,5 mil milhões de euros.

Com esta operação de hoje, o BES eleva para 3,25 mil milhões de euros o valor de financiamento obtido no mercado, além dos 1,2 mil milhões de euros do aumento de capital realizado.

Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Jonas74, luislobs, Minsk, navaldoc, paul_invest e 78 visitantes