Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Salário mínimo vale hoje menos do que no ano de 1975

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por madoff » 28/5/2009 11:57

Porque somos uma país relativamente pobre (i isto nada tem haver com PS, PSD etc, etc)?

-Importações superior a exportações
-Emigrantes a enviarem muito menos remessas
-Custo de vida / massa salarial, não permite grande poupança.
-Mudança da sociedade (dantes eramos mais poupados, menos exigentes no que respeita a posse material)
-Não termos qualquer agricultura (quase 90 de terrno agricula está abandonado)
-Não temos nenhuma industria base, forte (construção/reparação naval, ferro, aço, etc)
-Uma grande % do PIB é gerado por empresas que podem a qualquer momento fechar portas por questões de custo.

-Não potenciamos o nosso turismo.Por exemplo Lisboa poderia ser uma bonita cidade. BAsta passearmos pela avenida da Liberdade, para vermos a miséria de país em que vivemos.Prédio bonitos, alguns até com prémio VALMOR, no total abandono.
Fala-se dos descobrimentos, mas nem um barco replica dessa data existe em Lisboa para visita turistica.
A baixa com todo aquele lixo automóvel é um dos piores sitios para fazer compras...mas poderia ser o melhor.
Porque motivo a rua AUgusta é a melhor...porque não tem circulação de carros.

P.S:Quem já visitou Madrid, Londres, Paris por exemplo, poderá observar a sua riqueza do paassado e presente, pela belaza e grandeza das suas zonas mais nobres.
E em Lisboa o que temos ?...Pensem nisto

Registado: 12/5/2009 23:07

por razalas » 28/5/2009 11:53

Fenício,

Peço desculpa, por um lado tem razão, mas por outro...

Só estou a querer mostrar que não é isso que conta. A evolução tecnológica é inerente a cada época e nada mais.

Em 1975 cada um tinha o que havia na época. não era um problema só de Portugal, nem de organização das economias.

Era só isso.

Peço no entanto desculpa, e por mim terminou aqui este tópico, mesmo que haja gente a "provocar" já a seguir.

Registado: 2/3/2009 9:59

por Fenicio » 28/5/2009 11:48

razalas Escreveu:Já agora, quantos telémóveis e plasmas havia no tempo do D. Afonso Henriques? Hã?

Aquilo era uma miséria na altura. nem telemóveis tinham coitados.

Já descambou! :|
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por razalas » 28/5/2009 11:47

Já agora, quantos telémóveis e plasmas havia no tempo do D. Afonso Henriques? Hã?

Aquilo era uma miséria na altura. nem telemóveis tinham coitados.

por mais_um » 28/5/2009 11:33

Caro Razalas,

Depois de ler outros comentários seus, fiquei mais descansado, por momentos pensei que o problema era meu, afinal não é, aconselho-o vivamente a fazer um curso de interpretação de português!

Não reconheço blogs ou sites não oficiais como fonte de informação credível. Mas se por hipótese os dados que colocou estão correctos. Explique esses valores, é media anual ou valor da década? É crescimento per capita ou absoluto? Com ou sem PPP ?

Quando fazemos “copy-paste” sem saber interpretar o que está escrito dá nisto, sabe quanta população perdeu Portugal na década de 60? Vou dar-lhe um exemplo, se por hipótese o PIB anual em valor absoluto não tivesse aumentado e fosse constante, durante essa década, só pelo facto da população diminuir, tem um crescimento do PIB per capita, no entanto o país não produziu mais riqueza, consegue perceber porque é importante saber do que estamos a falar?

Não sei o que está a tentar provar, mas se quer demonstrar que se vivia melhor antes do 25 de Abril de 74 está a perder o seu tempo, claro que é verdade para uma pequena minoria da população, mas apenas para uma pequena minoria.

Sobre acordar mais pobre, aconselho-o vivamente a consultar um dicionário de Português, porque ou se é pobre ou não se é. Eu não sou, tenho rendimentos superiores a 60% da média nacional (em termos estatísticos, definição de pobre na UE), no seu caso não sei e sinceramente também não quero saber.

Mas penso que consegui perceber o que quis dizer, mas olhe não é só Portugal, são quase todos os países do mundo e na UE até há quem esteja em pior situação que nós.

Ahh..é verdade, já percebi que para si a culpa da actual crise mundial é dos portugueses porque acabaram com a ditadura em Portugal, no 25 de Abril de 1974.

Cumprimentos,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Bullet23 » 28/5/2009 8:45

fasf Escreveu:Boa noite a todos,

quantos automóveis existiam por cada 1000 habitantes;

E já agora, antes de 75:
Quantos telemoveis havia por 1000 habitante, e plasmas?
:?

Registado: 27/5/2008 12:02

por Fenicio » 28/5/2009 8:44

Crómio Escreveu:
Fenicio Escreveu:hehe :D É muito fácil mandar bocas e fugir! :)

LOOOL

Tinha que vir ao Caldeirão para começar o dia com um sorriso nos lábios!

:)

Não deixa de ser um hábito saudável! :P Com certeza melhor do que chorar, não concordas. ;)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

por Crómio » 28/5/2009 8:41

Fenicio Escreveu:hehe :D É muito fácil mandar bocas e fugir! :)

LOOOL

Tinha que vir ao Caldeirão para começar o dia com um sorriso nos lábios!

:)
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Fenicio » 28/5/2009 0:56

fasf Escreveu:Nota: como não vou entrar em discussões políticas sobre este assunto, para mim este tópico está encerrado.

hehe :D É muito fácil mandar bocas e fugir! :)

Criticaste tudo e todos como se fosse o maior entendedor da matéria mas, no fundo, não li nenhum comentário teu sobre a questão de fundo deste tópico.

Ou como diz o outro: falam, falam e não dizem nada! :)

É bem típico... :roll:

por fasf » 28/5/2009 0:33

Boa noite a todos,
Passei os olhos por este tópico, e fiquei perfeitamente abismado com tanta asneira que tem vindo a ser escrita.
Se querem fazer comparações entre a década de 70 e actual, só têm duas formas:
1. Passaram pela década de 70 já como "adolescentes informados" ou adultos, portanto, hoje com pelo menos 55 anos, ou;
2. Leram muita coisa, não politizada ou tendenciosa, sobre a actualidade socio-económica da época.
Se nenhuma destas permissas acontece, então deixem-se de tretas, e não escrevam frases como por exemplo esta, tirada ao acaso, mas há muitas outras asneiras: "Antes de 75, ou quando o PIB crescia aos tais 7,5% ao ano, Portugal era uma potência ultramarina. Bastava esticar o braço, explorar um bocadinho mais uns quantos povos africanos e pronto, tínhamos tudo aquilo que precisávamos." (frase de Fenicio).

Estudem um pouco a evolução sócio-económica deste país, juntem-lhe dados estatísticos, e talvez perguntar algo a pessoas da época... como por exemplo: qual era o salário médio de um empregado de escritório; quantos automóveis existiam por cada 1000 habitantes; qual a taxa de desemprego e porquê?
Só uma achega quanto ao desemprego: quantos militares existiam nas nossas forças armadas antes da descolonização? A que % correspondiam relativamente à população activa?

Nota: como não vou entrar em discussões políticas sobre este assunto, para mim este tópico está encerrado.
Um dia hei-de perceber disto...

Registado: 29/11/2007 3:13

por varus » 27/5/2009 23:58

No ínicio dos anos 70, em Portugal o desemprego, era práticamente inexistente,o nivel de vida estava a melhorar rápidamente , e com uma guerra , o endividamento do País era 17% do PIB , era o mais baixo da nossa história nos últimos dois séculos , é curioso que há pouco tempo na TVI24 , Braga de Macedo mostrou uns gráficos, em mostrava e explicava , a evolução da economia , e o Pina Moura ficou espantado com o valor muito baixo do endiviamento.
As colónias estavam a puxar pela economia portuguesa, quem viu o documentário " a Guerra", reparou que Luanda e Angola era a zona que mais crescia em África e a guerra estava ganha .
Em Moçambique também estava a crescer , e com a visão estratégica de longo prazo a nivel energético, com a barragem Cahora Bassa, reparem que a Africa do Sul tem muitas carencias energéticas, com cortes periodicos, em que afecta a industria.
Antes de 1974 havia uma aposta em África e Europa, actualmente a aposta é quase total na Europa, e pode ser um erro.
Quem irá reescrever a história , é esta juventude , que não tem emprego , e os seus horizontes estão limitados.
Portugal está actualmente dependente dos burocratas de Bruxelas, e de politicas que a médio e longo , podem ser muito funestas para o País.
Medina Carreira fala no empobrecimento do País , e provávelmente daqui a 10 anos , fazer estes tipo de comparações , ainda vão ser mais graves.
Não esquecer a fiscalidade , em que actualmente é muito maior, talvez o triplo, e em que antigamente , como havia pagammentos por fora , o salário seria superior.

Registado: 21/3/2009 15:45

por Pata-Hari » 27/5/2009 23:20

É engraçado que ainda ninguém referiu que apesar de até poder ser verdade que estamos pior face á inflação, que a inflação das ultimas décadas tendeu a ser acentuada nos serviços e negativa nos produtos de primeira necessidade.

Ou seja, a comida, os bens essenciais, graças aos ganhos de produtividade mundiais, são efectivamente muito menos caros e mais acessíveis à maior parte da população. Os serviços é que são bem mais caros: as escolas, os cortes de cabelo, etc, etc. Eu tenho muito poucas dúvidas em como se vive hoje muito melhor do que há 3 decadas atrás.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Fenicio » 27/5/2009 23:19

Então voltamos outra vez às comparações absurdas?

É tão difícil assim perceberem que nos anos antes do 25 de abril a realidade portuguesa era tremendamente distinta da actual?

Antes de 75, ou quando o PIB crescia aos tais 7,5% ao ano, Portugal era uma potência ultramarina. Bastava esticar o braço, explorar um bocadinho mais uns quantos povos africanos e pronto, tínhamos tudo aquilo que precisávamos.

Mas depois a situação mudou drásticamente! O contexto actual é outro e é hipocrisia (para não dizer outra coisa) comparar um contexto com o outro.

Esqueçam lá as comparações e concentrem-se no problema que nos aflige neste momento e procurem uma solução, sff. Ou será pedir muito?

por razalas » 27/5/2009 23:00

Bem, tinha dito que era o ultimo post acerca do assunto mas depois de "provocado cá vai mais um.

Caro amigo, se não coloca aqui a evolução do PIB não deverá ser por não ter tempo mas sim porque não lhe interessa.

Cá vai:

Junho 17, 2008
Verdades incómodas: os dados do crescimento médio do PIB em Portugal entre 1960 e 2006
Arquivar em: Economia, Política, Portugal — André Azevedo Alves @ 01:59

Crescimento médio do PIB em Portugal:

1960-1970 – 7,5%
1970-1980 – 4,5%
1980-1990 – 3,2%
1990-2000 – 2,7%
2000-2006 – 0,9%

(Do artigo de Medina Carreira, no Público de 13/6: “O declínio inequívoco de Portugal”, via Portugal Contemporâneo)

Se tiver duvidas pode ver aqui a fonte:

http://oinsurgente.org/2008/06/17/verda ... 60-e-2006/

Ok, já sei, a partir daqui vai sair demagogia.

OK, até amanhã.

Há!...a propósito de amanhã...sabia que amanhã acordamos mais pobres?

por mais_um » 27/5/2009 16:35

Boas!

Não tenho muito tempo mas apetece-me mandar umas larachas sobre o assunto. :mrgreen: :mrgreen:

Um dos problemas, senão o maior problema para o salario minimo ter as actualizações que teve, mesmo quando existiu acentuado crescimento economico, deveu-se ao facto de muitas das prestações sociais estarem indexadas ao seu valor, logo se o salario minimo tivesse um aumento elevado a despesa publica sofria um aumento consideravel, não sei se foi com este governo ou com o anterior (e agora não tenho tempo para pesquisar)que foi alterada esta situação, assim não foi por acaso que nos ultimos 3 anos, mesmo com crescimento economico baixo, fosse possivel aumentar o salario minimo bastante acima, quer da inflação quer do crescimento economico.

De qualquer modo comparar o valor absoluto do salario minimo entre paises não é muito real, já que o custo de vida não é identico, por exemplo, este ano estive de ferias em Viena e uma das coisas que faço é ir visitar um mercado ou praça e um supermercado, para terem uma ideia, no mercado principal de Viena, robalos de viveiro, vindos da Grécia estavam à venda por 30€/kilo, cá custam 6€/kilo, o custo da carne também era bastante mais elevado do que cá.

Ainda outro detalhe, se em 1975 50% da população recebia o salario minimo, e agora apenas 6,5% é que o recebem, significa que o mercado está a funcionar. Lembro-me que quando comecei a trabalhar o meu ordenado era 40% acima da tabela do sindicato (o mercado a funcionar já que existia poucos tecnicos de electronica), por isso é que eu nunca fui sindicalizado até tornar-me bancario... :mrgreen: :mrgreen:

Para o Razalas:

Agora não tenho tempo de colocar aqui a evolução do PIB nos ultimos 60 anos, mas quando não se tem nada é facil crescer, basta olhar para o que está a acontecer na Europa de Leste. Dai afirmar que antigamente é que isto era bom e agora não, é tentar passar um atestado de estupidez a todos nós. Até porque tinhamos um mercado fechado e agora não.
Mesmo assim não estamos muito mal, tendo em conta a nossa dimensão e o facto de não termos quase nenhuma riqueza natural, em termos de PIB absoluto estamos em 37ºlugar de 179 paises.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_co ... P_(nominal)

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Fenicio » 27/5/2009 16:11

Flying Turtle Escreveu:Numa economia onde se perdeu a capacidade de competir pela via cambial, é ao nível do (des)emprego e dos salários (mínimos, médios...) que necessariamente vão sendo feitas as acomodações resultantes de décadas de insuficiente crescimento da produtividade para podermos igualar os nossos competidores.

Portugal aderiu ao clube dos ricos mas não realizou inteiramente que, salvo quando se recebe uma gorda herança, é preciso produzir riqueza para se ser rico.

Não é por acaso que Portugal é o campeão das apostas no Euromilhões: Continuamos à espera de receber a tal gorda herança para não termos de suar para produzir riqueza...

A perda de valor do salário mínimo não é senão uma das formas de medir a perda de competitividade da nossa economia. Não há almoços grátis...

FT

Disseste algo interessante:

"é preciso produzir riqueza para se ser rico"

Portugal, durante séculos, extraiu riquezas inimagináveis do Brasil e das suas outras colónias ultra-marinas.

Grande parte desta riqueza aportava em Lisboa e seguia directamente para Londres com o objectivo de pagar a "protecção" inglesa dos interesses portugueses.

Se ao menos metade de toda esta riqueza tivesse sido ficado em Portugal, qual seria a realidade actual do nosso país? Uma Suécia ibérica? Quem sabe??

O importante a salientar aqui é a ideia do Flying Turtle que expressa a "falta de hábito" do nosso país em produzir riqueza.

Históricamente falando, Portugal sempre extraiu e pouco ou quase nada produziu! É esta a realidade que precisa mudar!

por Crómio » 27/5/2009 15:55

razalas Escreveu:E se recuarmos mais uns anos vale menos ainda.

Têm é vergonha de o dizer. É tabu.

Assim sendo, recua-se só até...1975.

Enfim, é o estado democrático em que vivemos.

Enfim, o que as ideias preconcebidas fazem...

A democracia portuguesa é isto, cada um com os seus interesses, cada um com os seus preconceitos.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Flying Turtle » 27/5/2009 15:45

Numa economia onde se perdeu a capacidade de competir pela via cambial, é ao nível do (des)emprego e dos salários (mínimos, médios...) que necessariamente vão sendo feitas as acomodações resultantes de décadas de insuficiente crescimento da produtividade para podermos igualar os nossos competidores.

Portugal aderiu ao clube dos ricos mas não realizou inteiramente que, salvo quando se recebe uma gorda herança, é preciso produzir riqueza para se ser rico.

Não é por acaso que Portugal é o campeão das apostas no Euromilhões: Continuamos à espera de receber a tal gorda herança para não termos de suar para produzir riqueza...

A perda de valor do salário mínimo não é senão uma das formas de medir a perda de competitividade da nossa economia. Não há almoços grátis...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por razalas » 27/5/2009 15:29

Vou terminar tambem aqui a minha participação com a seguinte opinião:

A questão aqui não é Salazar nem 25 de Abril nem o actual governo nem mais nada, a questão é de numeros, de factos concretos, depois se quiserem discutir o resto vamos a isso.

portugal depois de 1974 deixou de crescer e isso não quer dizer que eu esteja de acordo com um qualquer regime facista ou lá o que seja. As realidades são de facto diferentes, mas isso não pode levar todos nós a dizer que agora é tudo muito bom só porque vivemos em liberdade.

O viver em liberdade só por si devia levar o país a um patamar que nunca atingiu, e o porquê toda a gente sabe.

Porque vivemos num regime dito liberal em que a corrupção impera porque se calhar tambem tem direito.lol.

Uma coisa é liberdade, outra é anarquia.

Portugal não cresce e a culpa não pode ser de um regime que acabou em 1974!...estamos a falar de 1974!...Meu Deus!...quantos anos passaram para se deitar ainda as culpas para o antigamente?

Para terminar, comparo Portugal ao meu Benfica. A culpa ainda hoje, e depois de ter passado tanto tempo é do Vale e Azevedo, e estou convencido que continuará a ser por tantos anos quantos os que vai continuar a ser ROUBADOOOO...

por kpt » 27/5/2009 15:22

Admitindo que os 1% de crescimento que falas já é crescimento real, então os salários deveriam aumentar 4% num cenário ideal. No entanto, 3% seria o mínimo justo, e 1% como "bónus" pelo crescimento registado.

Registado: 11/5/2007 23:19

por canguru » 27/5/2009 14:06

Se um país cresce 1% ao ano e tem inflação de 3% qual é que deve ser o impacto nos salários?

Registado: 6/4/2008 22:41

por Fenicio » 27/5/2009 13:59

razalas Escreveu:Se não conhece o suficiente não compare.

o problema é esse, toda a gente compara e alguns nem nascidos eram.

Quanto a marrocos, a exemplo de outros países onde as diferenças entre as classes se acentua, no que concerne aos avanços tecnológicos pode ter a certeza que chega, mas não a todos.

Não tenha duvidas que no Brasil (por exemplo) ou na Índia onde os avanços chegam primeiro até do que aqui, a miseria é bem maior, assim como também não é mentira dizer-se que são países bem mais ricos do que Portugal.

Vamos diferenciar as coisas.

Se quer falar assim, compare a Espanha de hoje com a de 1974 e depois faça o mesmo com Portugal.

Mas pq tantas comparações com realidades tão distintas?

Pq tentar comparar Portugal e a nossa realidade económica com a realidade de 30 ou 40 anos atrás? Simplesmente não é possível pois são contextos completamente diferentes.

O que é preciso, neste momento, é identificar as causas dos nossos problemas "actuais" e tentar resolvê-los.

por amelye » 27/5/2009 13:23

[quote="razalas"]Quanto a marrocos, a exemplo de outros países onde as diferenças entre as classes se acentua, no que concerne aos avanços tecnológicos pode ter a certeza que chega, mas não a todos.

E não era isto que tínhamos no antes do 25 de Abril, em Portugal? Uma minoría que vivia muito bem! E o resto da população?
Mas o meu desgrado total, vai para o facto de se passar a ideia de que o antes do 25 de Abril é que se estava bem! Tempos de ditadura! Vou respeitar a opinião do Rasalas, mas termino aqui os meus comentários, pois recuso a comentar qualquer vantagem de um sistema anti democrático.
Bons negócios para todos!

Registado: 4/1/2008 15:56

por razalas » 27/5/2009 12:53

Se não conhece o suficiente não compare.

o problema é esse, toda a gente compara e alguns nem nascidos eram.

Quanto a marrocos, a exemplo de outros países onde as diferenças entre as classes se acentua, no que concerne aos avanços tecnológicos pode ter a certeza que chega, mas não a todos.

Não tenha duvidas que no Brasil (por exemplo) ou na Índia onde os avanços chegam primeiro até do que aqui, a miseria é bem maior, assim como também não é mentira dizer-se que são países bem mais ricos do que Portugal.

Vamos diferenciar as coisas.

Se quer falar assim, compare a Espanha de hoje com a de 1974 e depois faça o mesmo com Portugal.

por amelye » 27/5/2009 12:20

razalas Escreveu:Está a ver muito mal as coisas.

A riqueza compra o que existe de acordo com a evolução dos tempos.

O avanço tecnológico que é fruto do avançar do tempo nada tem a ver com o que se está a falar aqui.

Vá aqui ao lado, a marrocos, e quero ver se fica com a mesma opinião! E já não falo da Africa profunda nem do Oriente!
Mesmo dentro da Europa, países mais do leste, a maioría da população "não sente o cheiro" do que são,LCDs, portáteis, telemóveis,etc.
Por onde passei á relativamente pouco tempo (Bulgária e Roménia), fizeram-me lembrar o Portugal dos anos 80.
Subscrevo inteiramente as palavras dos Ruca, que nunca se viveu também neste país (só estou a falar no pós 25 de Abril, porque antes não conheço suficiente para comparar).
E mais do que isso, que é um país das oportunidades, e onde facilmente se tem tudo.
Na minha opinião, os pobres que existem e que conheço alguns, são pobres, por serem pobres de espírito, e por infelizmente não terem tido ou trabalhado para uma formação que os ajudassem.
Sou da opinião que o salário minimo está num valor baixo. Mas enquanto não aumentarmos a noss produtividade para níveis dos alemães ou dos franceses, dificilmente teremos salários mínimos iguais aos praticados na europa central.
Bons negócios para todos!

Registado: 4/1/2008 15:56

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Jonas74, luislobs, Minsk, navaldoc, paul_invest e 78 visitantes