Tem dó
Aliás, se analisares bem, pouco mais tenho a dizer sobre como analiso um grafico.
Tens 3 videos onde explico como ler um grafico de swings e agora tens estes 5 onde explico os padrões de inversão desses mesmos swings.
A partir daqui é desenvolver o money management de acordo com as regras apresentadas, ou ainda melhor, com as regras que vocês proprios criaram com o tempo ao estudarem este mesmo metodo, e aplica-lo.
Eu pouco mais posso fazer. Dei-vos algumas ferramentas para trabalharem fora do espectro standard da AT e a partir daqui terão que ser vocês mesmos a seguir em frente.
Repito, façam os vossos proprios testes. Mudem o que não vos agrada. Adicionem o que vos agrada.
O que eu vos expliquei nos videos tem muitas alterações do que o Bill McLaren ensina nos seus online reports/dvd's/livros.
Eu testei as ideias dele, retirei algumas coisas que nunca consegui encaixar na minha cabeça, adicionei outras e criei e continuo a criar algo "meu".
Este metodo que eu tenho apresentado nos ultimos anos não é nenhum "holy grail". Em termos de preços, que é o que negociamos, para mim pessoalmente é o "holy grail" pois mostra-me uma leitura real do mercado. Infelizmente, para mim, descobri que o mercado não é só preços, é também muita psicologia e muito money management e aqui... confesso, é o meu ponto fraco.
Em termos de money management o problema tem vindo a ser resolvido mas em termos psicologicos... a situação é diferente.
Podemos ter todo um setup preparado, aliás, um setup que é "de caras", o resultado é só aquele, e no final, quando chega o momento para clickarmos no Buy/Sell...... hesitamos e segundos depois o nosso preço foge e perdemos o "edge" que teríamos caso tivessemos entrado naquele preciso valor.
A unica maneira que encontrei para solucionar este problema foi seguir o conselho e o exemplo do CEM, automatizar. Se não tudo, pelo menos automatizar o maximo que conseguirmos para que não estejamos sujeitos à pressão psicologica do mercado.
Nestas ultimas semanas, aprendi e tenho vindo a aprender (devido às circunstancias da vida) que devemos viver 1 dia de cada vez. O que aconteceu ontem, aconteceu, nada podemos fazer e o que vai acontecer amanhã ainda não aconteceu, logo, não sabemos o que vai acontecer. O que sabemos é que as acções iniciadas hoje poderão influenciar o dia de amanhã e como tal, a unica coisa que podemos fazer é nos preparar para essa eventualidade e assim não sofrermos tanto caso essa mesma eventualidade aconteça.
Transcrevendo o que foi escrito acima para uma linguagem de mercado, não tenham pressa em recolher lucros dos mercados. Pessoalmente estou nos mercados a longo prazo, ou seja, isto é para o resto da minha vida. Não estou aqui só para o gozo. Tenho um emprego que me paga as contas mensalmente e considero isso a minha mais valia pois enquanto assim for, posso continuar no meu proprio passo, sem pressão, continuar a desenvolver todo um sistema que me permite num futuro não muito longe, estar a tempo inteiro nos mercados.
Infelizmente, a grande maioria de vocês estão aqui somente pelas emoções ou mesmo pelo "euro facil" que julgam que o mercado é. Não, não digo que não tenham alguma razão na vossa maneira de pensar mas estou certo que têm consciência que a pensar assim, dificilmente conseguem ter sucesso seja no que for a longo prazo.
Peço desculpa pelo "estado depressivo" no final deste post mas faltam 4 minutos para as 4 da matina, OK?
A "batata" já saiu do nariz

e como tal, vou voltar para a minha cama
xau