Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Trocar BES pelo BPI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por cannot » 19/5/2009 21:45

eu só ligo à análise fundamental para me dar uma ideia de solidez da instituição e não pelos targets, visto que me parece que estes estão sempre a ser alterados ao sabor do movimento da acção e não como seria de esperar que fosse ao contrário.

Depois dos conselhos já dados das boas análises que existem por aí eu aconselho só mais uma do Marco. Ele compara hoje os três grandes de uma forma um pouco diferente do Ulisses.

Está aqui: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=488

É sempre bom compreender todas as posições para depois poder perceber as ligações entre elas e poder fazer a nossa interpretação do que cada um diz.

Abraço

(Eu estou longo no BPI)
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Valkyrie » 19/5/2009 20:30

nunovc Escreveu:Basta procurares "Mr pontes" no google, seguido do nome da empresa.

O do BPI creio ser de dia 22 de Abril, o do BES de dia 6 de Maio.

Ja agora, porque a curiosidade com as datas das analises?

Obrigado pela tua resposta.

O tempo das informações e análises é muito importante para perceber os movimentos que se podem apróximar nas acções. Uma informação de há seis meses não terá grandes efeitos amanhã quando a bolsa abrir. Os targets, então....:wink:
Cumprimentos,
Valkyrie

"No tempo de D. Afonso V já havia uma Bolsa de Valores (Alvará de 1439)"

Registado: 26/5/2008 13:28

por nunovc » 19/5/2009 17:54

Basta procurares "Mr pontes" no google, seguido do nome da empresa.

O do BPI creio ser de dia 22 de Abril, o do BES de dia 6 de Maio.

Ja agora, porque a curiosidade com as datas das analises?

Registado: 16/5/2008 12:01

por Valkyrie » 19/5/2009 17:48

Olá nunovc,

Podias facultar a data destas apreciações ?

Obrigado.
Cumprimentos,
Valkyrie

"No tempo de D. Afonso V já havia uma Bolsa de Valores (Alvará de 1439)"

Registado: 26/5/2008 13:28

por nunovc » 19/5/2009 11:57

Bem, do ponto de vista fundamental posso sugerir-te as análises do Mr. Pontes aos resultados do 1º Trimestre.

(mas atenção porque parece-me que ele tem a sua preferência já determinada...)

Mr Pontes: BPI: Resultados recorrentes foram 31,9 M€ (+18% que os 27 M€ de estimativa de analistas Reuters). Target 2,416 €. MANTER

Os Resultados do BPI são positivos, mas muito menos do que o que se poderia perspectivar olhando só para os 50,1 M€ anunciados. É que os resultados foram influenciados por alguns factores não recorrentes. O Banco informa que incluiu 12,1 M€ de ganhos com imóveis (no momento da entrega em espécie para o Fundo de Pensões), ora liquido de impostos dá 12,1x0,75=9,1 M€. Depois não contabilizou Provisão para IRC em Angola por beneficiar no trimestre, de isenção por aplicações em Bilhetes de Tesouro de Angola, beneficio que não tinha ocorrido em 2008, tendo assim poupado 5,1 M€. E ainda depois beneficiou também, ao contrário dos trimestres de 2008, de uma taxa efectiva de IRC em Portugal de 5,4% muito inferior ao normal, pelo que poupou cerca de 4 M€. Ora, então o lucro recorrente foi de 50,1-9,1-5,1-4=31,9 M€.

O crédito vencido há mais de 90 dias, disparou de 298 M€ no final de 2008, para 454 M€. O crédito vencido aumentou substancialmente para 1,5% (1,1% antes) do crédito total, e no mercado nacional atingiu 1,6%, sendo apenas de 1% nas operações internacionais (Angola). O fundo de pensões apresentou uma degradação significativa, pois só no trimestre de 2009 aumentou o deficit em cerca de -91 M€ (!!!), quase metade pela subida das responsabilidades com reformas, e a outra metade por perdas no fundo, agravando a cobertura do Fundo para 95% (99% no 4ºT/2008).

A actividade internacional cresceu os Resultados, face ao 4ºT/2008, em cerca de 15%, favorável. O capital próprio, sem minoritários situou-se em 1.511,6 M€.

Avaliação: o valor contabilistico das 900 milhões de acções, é de 1,67 € cada. Há que descontar as perdas acumulados do Fundo de Pensões (-119,8 M€ acumulados de deficit) que dá -0,133 € por acção. Subtrair o dividendo ainda não pago, de 0,0668 € por acção. E o valor dos Resultados perspectivados para o futuro, na base dos Resultados Trimestrais recorrentes de 31,9 M€ acima obtidos, dá uma valor por acção de mais 0,946 €. Assim, o meu novo target do BPI é de 1,67-0,133-0,0668+0,946 = 2,416 €.
Assim, revejo em alta o meu anterior target de 1,861 €, em boa parte porque antes tinha descontado o efeito de imparidade de crédito concedido à Privado Holding, e que entretanto não me é possível saber se as Imparidades já registadas pelo BPI contém, ou não, o efeito desse risco. Pelo que opto por tirar essa penalização no meu target, que significou cerca de -0,17 € por acção na avaliação anterior que eu tinha de Janeiro de 2009. Ou seja, não contando com esse efeito do Privado Holding, estou a melhorar a avaliação do BPI em 0,385 € adicionais por acção. Assim, com o meu novo target de 2,416 €, o BPI fica com capacidade de valorização de 34% face ao fecho de hoje em 1,80 €, abaixo da média das empresas do PSI-20.

Pelo que a minha recomendação é: MANTER. E confirmar que, os analistas consultados pela Reuters, que eu referi hoje á tarde (fonte SIC Noticias/Reuters), que previram Resultados de 27 M€, falharam por 4,9 M€ face ao Resultado recorrente de 31,9 M€ acima calculado. Mesmo assim, acima das previsões desses analistas, e da minha própria expectativa, que era mais pessimista que essa média de 27 M€ desses analistas.

Mr Pontes: BES: Área internacional determinante (60 balcões internacionais deram mais lucro que 737 nacionais). Crédito vencido apenas 1,2% (BPI: 1,5%). Target 7,065 €. Comprar FORTISSIMAMENTE

Dos Resultados Liquidos de 101,3 M€, 55,2 M€ foram obtidos na área internacional, sobretudo na Sucursal de Londres, e em Angola. Mas o Banco está ainda em Nova Iorque, Espanha, entre outros. Ora, em Portugal o número de Balcões é de 737, e no estrangeiro apenas 60, o que é impressionante, pois estes 60 representaram já mais de metade do lucro liquido (algo que o BPI não se pode orgulhar, pois só tem cerca de 51% do BFA, e nada mais relevante a nível internacional).

O crédito vencido a mais de 90 dias, foi de 1,2% do crédito total, substancialmente abaixo dos 1,5% apresentados pelo BPI há dias atrás. Os Resultados são fortes, ainda sem considerar o aumento de capital de 500 milhões de acções para 1,17 mil milhões de acções.

Avaliação: os capitais próprios, excluindo acções preferenciais sem voto, e incluindo já o novo capital de 1,2 mil M€ é de 5,26 mil M€, o que dá um book value das 1,17 mil milhões de acções de 4,51 € (ligeiramente abaixo do valor nominal de 5 €). Os Resultados futuros estimados devem levar em consideração o seguinte: os resultados obtidos no 1ºT/09 anualizados, mais um proveito extra de 36 M€ liquidos de impostos de aplicação dos 1,2 mil M€ de aumento de capital social que não têm custos futuros e que poderão ser remunerados a cerca de 4%. Ora assim, Resultados estimados de 101,3x4 + 36 = 441,2 M€ por ano. Ora esses resultados futuros valem hoje mais 3,027 € por cada acção. A que desconto ainda -0,472 € por acção, de impactos não recorrentes de 24 M€ (justo valor de + 77 M€ indicados pelo BES, menos perdas de -39 com activos para venda, menos -14 de reavaliação cambial = 24 M€ não recorrentes).

Assim, o meu novo target é agora de 7,065 €, em forte upgrade do meu anterior target de 5,82 €. Recomendação: comprar fortissimamente, BES provou o que eu sempre aqui disse: a internacionalização é elemento-chave no crescimento dos bancos nacionais (BPI segue caminho diferente, pois só tinha o BFA de Angola, e ainda o reduziu para apenas 51%).

Registado: 16/5/2008 12:01

por majomo » 19/5/2009 11:47

Eu diria que do ponto de vista técnico estão ambos no mesmo patamar...

O BPI na casa dos 2€ e o Bes nos 4,15€...

E com margem de 10% até à próxima resistência.

Do ponto de vista fundamental, não me pronuncio. :?

"By the way" eu optei pelo BES... :|
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

Re: Trocar BES pelo BPI

por leo_pt » 19/5/2009 11:19

luisalmeidapt Escreveu:Tenho umas acções do BES em carteira que estou a ganhar +-18%, mas estou tentado a entrar no BPI, que parece-me um banco com uma perspectiva de resultados mais estáveis e confortáveis.

Apesar que estou a ter uma boa rentabilidade por enquanto no BES, mas gostaria de obter as vossas opiniões. A nível de análise técnicas, fundamentais, gráficos o que seja.

Muito Obrigado

Lê o artigo/vê o video do ulisses sobre o bpi que é bastante esclarecedor :lol:
Quem tudo quer tudo perde!

Registado: 8/4/2009 17:19

Trocar BES pelo BPI

por luisalmeidapt » 19/5/2009 11:15

Tenho umas acções do BES em carteira que estou a ganhar +-18%, mas estou tentado a entrar no BPI, que parece-me um banco com uma perspectiva de resultados mais estáveis e confortáveis.

Apesar que estou a ter uma boa rentabilidade por enquanto no BES, mas gostaria de obter as vossas opiniões. A nível de análise técnicas, fundamentais, gráficos o que seja.

Muito Obrigado

Registado: 11/4/2009 16:22

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 174 visitantes