A falsa partida no BCP
24 mensagens
|Página 1 de 1
também já tentei perceber o ódio que muita gente sente pelo BCP.
Mas nos casos que vi, a razão foi sempre muito simples... as enormes perdas que tiveram.
O BCP tem tido ao longo de muitos anos um comportamento irregular, e estar abaixo de um euro é algo de impensavel para todos, até para os que mais odiavam o BCP.
Não me lembro de ninguem ter previsto isto...
e não me lembro de ninguem ter feito bom dinheiro com BCP nos ultimos tempos.
Eu que gosto muito de BCP tambem me mantenho reticente... pelo menos até se perceber se estamos em modo Bear Market Rally ou não.
depois logo se vê.
Mas nos casos que vi, a razão foi sempre muito simples... as enormes perdas que tiveram.
O BCP tem tido ao longo de muitos anos um comportamento irregular, e estar abaixo de um euro é algo de impensavel para todos, até para os que mais odiavam o BCP.
Não me lembro de ninguem ter previsto isto...
e não me lembro de ninguem ter feito bom dinheiro com BCP nos ultimos tempos.
Eu que gosto muito de BCP tambem me mantenho reticente... pelo menos até se perceber se estamos em modo Bear Market Rally ou não.
depois logo se vê.
- Registado: 19/4/2005 11:11
será agora......
que a nossa menina irá arrancar até aos 1.00€, ou isto é sol de pouca dura.
Só tive tempo de ver agora os mercados por 5Min, e agrada-me esta subida da nossa menina.
Vamos esperar pelas cenas dos próximos capitulos.
Abraços
Só tive tempo de ver agora os mercados por 5Min, e agrada-me esta subida da nossa menina.
Vamos esperar pelas cenas dos próximos capitulos.
Abraços
- Registado: 29/11/2007 12:24
Timbrado10 Escreveu:Por vezes fico admirado com o "odio" que algumas pessoas denotam face ao BCP...
Talvez recalcamentos!
Onde alguns vêem ódio, outros vêem argumentos. Bastante sólidos, por sinal.
Atenção que esta conversa de resultados, PER, etc, não me parece muito relevante para o curto prazo, onde a análise técnica poderá ser um melhor guia. De um artigo que li ontem:
Stock prices do reflect expectations about the future. But decades of research have now shown them also to reflect lots of other things too - emotion, error, and the often perverse incentives of the money-management business. The stock market "is terribly noisy in the short run," says Rappaport.
http://money.cnn.com/2009/05/15/news/economy/fox_value.fortune/index.htm
- Registado: 16/5/2008 12:01
x
Até aprecio o homem, mas tanto faz uma excelente analise como a seguir manda uma bacoradas.
Basta ver a Pt na ultima analise, como diz o Ulisses por vezes o mercado faz exactamente aquilo que parece menos obvio, o Bcp vem de umas administraçoes desastrosas, ruinosas do pior que algum dia poderia acontecer, perdoes de creditos, bonus administradores..salarios, etc, etc.
Acho que os investimentos sao a pensar no futuro nao no passado e ai o Bcp tem uma perspectiva de futuro mais risonha.
Acredito que na quebra dos 0.86 podemos assistir á confirmaçao da mudança do bcp.
Hoje ja sobe bem com razoavel volume, bom dia para atacar os 0.80...com resultados fracos..

Basta ver a Pt na ultima analise, como diz o Ulisses por vezes o mercado faz exactamente aquilo que parece menos obvio, o Bcp vem de umas administraçoes desastrosas, ruinosas do pior que algum dia poderia acontecer, perdoes de creditos, bonus administradores..salarios, etc, etc.
Acho que os investimentos sao a pensar no futuro nao no passado e ai o Bcp tem uma perspectiva de futuro mais risonha.
Acredito que na quebra dos 0.86 podemos assistir á confirmaçao da mudança do bcp.
Hoje ja sobe bem com razoavel volume, bom dia para atacar os 0.80...com resultados fracos..

-
Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008
voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008
- Registado: 13/12/2007 10:15
Mas atenção porque há que ver a origem dos números para se ter uma idéia do que o futuro nos reserva. E para isso conto com a ajuda do Mr. Pontes, que quando não está a elogiar-se a si próprio até produz comentários bastante interessantes.
E ainda, esta análise foi escrita no próprio dia de apresentação dos resultados, não depois do mercado abrir no dia seguinte...
E ainda, esta análise foi escrita no próprio dia de apresentação dos resultados, não depois do mercado abrir no dia seguinte...
Mr Pontes: BCP: São de MÁ qualidade, os lucros 1T/09, pois ao contrário de BPI e BES, provêm de operações de negociação e cobertura. Crédito mal parado dispara. Downgrade de -18,4% para 0,923 € (antes 1,131 €). Vender FORTEMENTE
Fiquei muito preocupado com os Resultados do BCP. Isto porque acompanho os 4 Bancos nacionais (BCP, BES, BPI e BANIF), e como os conheço da análise das respectivas contas, dá para ver clarissimamente que dos 3 que já apresentaram as contas do 1ºT/09, o BCP é o que apresenta, de longe, as piores contas em termos de sustentabilidade (pois os seus resultados são de muito fraca qualidade), e também é o BCP que tem piores indices de crédito mal parado.
Os Resultados do BCP são de má qualidade porque: baseiam-se em 136,7 M€ antes de Impostos (algo próximo de 100 M€ depois de impostos, ou seja a quase totalidade dos 106,7 M€ dos Resultados Liquidos totais obtidos no 1T/09!!!!!!!) de resultados obtidos em Operações de Negociação e Cobertura, beneficiando pontualmente das melhores condições do mercado. Ora isto não é sustentável, nem é recorrente a estes niveis de mais de 100 M€ num trimestre.
E assim, são de má qualidade os lucros, porque dificilmente se repetirão ao mesmo nível, ou a outro parecido, baseado no mesmo tipo de operações. O negócio base e sustentável dos Bancos é obter dinheiro, e emprestá-lo, ganhando a diferença de taxa entre operações activas e passivas. Mas neste negócio normal, o BCP viu a Margem Financeira diminuir significativamente de -9,3% de 412,2 M€ no 1ºT/08, para 373,8 M€ no 1ºT/09: vejam na página 25 em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR23792.pdf . Mas, com o BES não aconteceu assim, e por isso o BES apresentou resultados de boa qualidade: comparem na página 6 em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR23673.pdf , e vejam que o BES SUBIU a Margem Financeira +22,1% (aí designada por Resultado Financeiro), e que o BES até diminuiu o Resultado de Operações Financeiras de negociação em -45% (as tais, conjunturais, que o BCP aproveitou para subir exponencialmente, mas que não são de boa qualidade para o futuro). E veja-se ainda o BPI na página 19 em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR23327.pdf , em que o BPI subiu a Margem Financeira do 1ºT/08, para 1ºT/09, em +15%, de 159,4 M€ para 183,3 M€, e também não se apoiou em Ganhos e Perdas em Operações Financeiras de cobertura, que até dimunuiram -64% (!!!9 de 65,2 M€ para 23 M€.
Ou seja, como se vê, o BCP foi um caso único, nos três maiores Bancos nacionais, pois foi o único que dependeu (e ainda mais, muito fortemente) de Operações de Financeiras de negociação e cobertura. De resto, o BCP apresenta o pior nivel de crédito vencido a mais de 90 dias, de 1,6% (BPI foi 1,5%, BES foi o melhor com 1,2%). Mal também a operação na Polónia, quer em Margem Financeira espremida, quer em perdas cambiais. Mal também o BCP no TIER I que retrocedeu de 5,8%, para 5,5%.
Avaliação: o book value está agora em 1,003 € por acção, retirando aos capitais próprios as acções referenciais sem voto. A que há que descontar o deficit do Fundo de Pensões de cerca de 777 M€, ou sejam -0,165 € por acção. E os Resultaos futuros projectáveis, são baixos devido à má qualidade dos lucros obtidos. Aos 106,7 M€ de Resultados Liquidos obtidos, eu retiro 100 M€ de resultados de operações financeiras de negociação e cobertura antes de impostos (que foram de 136,7 M€, mas deixo o excedente como normal), ou sejam retiro cerca de 73 M€ depois de impostos, pelo que os Resultados Recorrentes apresentados pelo BCP de 85,5 M€ (não incluem uma mais valia com a venda parcial do Millennium Angola), ficam reduzidos a 12,5 M€ (85,5-73). E, 12,5 M€, anualizados equivalem a 50 M€ por ano. E 50 M€ por ano, valem actualmente 0,085 € por acção. Assim, a minha avaliação actual do BCP é de 0,923 € (1,003-0,165+0,085). Recomendação: VENDER FORTEMENTE, pois está apenas a 11% do meu target, e os Resultados de má qualidade têm impacto muito negativo. É, clarissimamente o pior dos 3 Bancos que apresentaram contas, pois no BPI e BES não houve a má qualidade que expliquei.
artista Escreveu:Iwantmymoneyback Escreveu:BCP é o banco com melhor PER. Alias é se nao me engano, o titulo com melhor PER no PSI.
Baseado nos resultados de que ano? provavelmente nos do ano passado, os mercados descontam o futuro, o passado já não interessa, ainda menos no contexto económico/financeiro actual!
Por acaso, baseado nos resultados do 1º Trimestre deste ano, o BCP é mesmo o banco com o PER mais baixo do PSI-20.
- Anexos
-
- resultados.bmp (296.04 KiB) Visualizado 55275 vezes
Iwantmymoneyback Escreveu:BCP é o banco com melhor PER. Alias é se nao me engano, o titulo com melhor PER no PSI.
Baseado nos resultados de que ano? provavelmente nos do ano passado, os mercados descontam o futuro, o passado já não interessa, ainda menos no contexto económico/financeiro actual!
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
- Registado: 29/11/2007 3:59
"Na minha opinião, o BCP cairia sempre, independentemente dos resultados que apresentasse"
Ulisses Pereira
Viva!
pois foi exactamente essa a sensação com que fiquei. Este episódio da apresentação dos resultados marcou-me imenso e não o esquecerei tão cedo. Eu estava dentro, baseado na AT, e esperava uma valorização nessa fase. O que se passou foi uma completa surpresa para mim.
Fez-me sentir um pequeníssimo investidor completamente manipulado. Fiquei assim com uma sensação de impotência. Passei a desconfiar do funcionamento deste nosso mercado. Agora acredito, até prova em contrário, que, de tempos em tempos, há players que executam "jogadas" contracorrente tirando partido da igenuidades dos pequenos investidores confiantes nas suas ferramentas de AT mais ou menos sofisticadas.
Ulisses Pereira
Viva!
pois foi exactamente essa a sensação com que fiquei. Este episódio da apresentação dos resultados marcou-me imenso e não o esquecerei tão cedo. Eu estava dentro, baseado na AT, e esperava uma valorização nessa fase. O que se passou foi uma completa surpresa para mim.
Fez-me sentir um pequeníssimo investidor completamente manipulado. Fiquei assim com uma sensação de impotência. Passei a desconfiar do funcionamento deste nosso mercado. Agora acredito, até prova em contrário, que, de tempos em tempos, há players que executam "jogadas" contracorrente tirando partido da igenuidades dos pequenos investidores confiantes nas suas ferramentas de AT mais ou menos sofisticadas.
- Registado: 4/4/2009 0:57
Re: pois eu .....
rasteiro Escreveu:acho que se os mercados arrancarem de vez, o BCP, é titulo do PSI20, mas barato, e dos bancos nacionas é do que tém o PER, mais baixo(9%), por isso estou dentro.
Custa a arrancar, mas quando arrancar, deixem-no passar.........![]()
![]()
![]()
![]()
Eu por acaso não sei qual é o Per actual de nenhum dos bancos, mas neste momento parece-me um dado pouco relevante porque os resultados dos bancos cairam muito e reflectem uma série de aspectos difíceis de contabilizar e comparar... Acho que neles dificilmente estará reflectida uma verdade sobre a situação financeira e potencial de cada um...
Prefifo a AT para sustentar as minhas opiniões e para já o BCP está em desvantagem!
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
em parte concordo com o ulisses,mas faz-me alguma imprecao o vulume,que é o mais alto do psi20
In der rühe liegt die kraft!!!
Estás cheio do sobe e desce?só já vez velas á tua frente?
Faz uma pausa,e vem trocar ideias,sobre os mercados e nao só!participa!!!Aqui.
Estás cheio do sobe e desce?só já vez velas á tua frente?
Faz uma pausa,e vem trocar ideias,sobre os mercados e nao só!participa!!!Aqui.
pois eu .....
acho que se os mercados arrancarem de vez, o BCP, é titulo do PSI20, mas barato, e dos bancos nacionas é do que tém o PER, mais baixo(9%), por isso estou dentro.
Custa a arrancar, mas quando arrancar, deixem-no passar.........
Abraços
Custa a arrancar, mas quando arrancar, deixem-no passar.........

Abraços
- Registado: 29/11/2007 12:24
Peço desculpa...
Fizemos comentários com o Ulisses e aqui, porque o Negócios nos encaminhou.
Não pretendo protagonismo,nem louvores ou criticas.
Participo, agora pouco,noutros Foruns e aqui venho ler, algumas vezes os vossos postes, onde sempre aprendo algo.
Sou no entanto avesso a noticias(titulos),analises e tudo o que seja especulação,sem o minimo de fundamento credivel.
Não pretendo protagonismo,nem louvores ou criticas.
Participo, agora pouco,noutros Foruns e aqui venho ler, algumas vezes os vossos postes, onde sempre aprendo algo.
Sou no entanto avesso a noticias(titulos),analises e tudo o que seja especulação,sem o minimo de fundamento credivel.
- Registado: 29/11/2007 13:06
Concordo plenamente com a visão do Ulisses. E digo mais: Continuo extremamente céptico quanto a uma recuperação sustentada do BCP, designadamente porque:
- Não formou ainda um fundo digno desse nome;
- Quebrou em alta, no início deste mês, o enorme canal descendente em que negociava desde Setembro de 2007 mas não mostrou convicção ao fazê-lo, tendo esbarrado na primeira resistência que se apresentou pela frente;
- Tem subido comparavelmente menos que os seus pares nacionais, em particular o BPI.
Claro que um dia há-de subir mas, para mim, das duas uma:
- Ou forma um fundo com deve ser e sobe por "mérito próprio";
- Ou acaba subindo por arrasto porque todo o mercado entra em "bull mode", tornando-se demasiado "escandaloso" ficar eternamente na cepa torta.
Craro que, ao invés, até pode voltar a descer e a fazer novos mínimos...
Segue gráfico semanal para ilustrar esta minha perspectiva.
FT
- Não formou ainda um fundo digno desse nome;
- Quebrou em alta, no início deste mês, o enorme canal descendente em que negociava desde Setembro de 2007 mas não mostrou convicção ao fazê-lo, tendo esbarrado na primeira resistência que se apresentou pela frente;
- Tem subido comparavelmente menos que os seus pares nacionais, em particular o BPI.
Claro que um dia há-de subir mas, para mim, das duas uma:
- Ou forma um fundo com deve ser e sobe por "mérito próprio";
- Ou acaba subindo por arrasto porque todo o mercado entra em "bull mode", tornando-se demasiado "escandaloso" ficar eternamente na cepa torta.
Craro que, ao invés, até pode voltar a descer e a fazer novos mínimos...
Segue gráfico semanal para ilustrar esta minha perspectiva.
FT
- Anexos
-
- BCP semanal
- BCP 20090517 FT W.png (19.48 KiB) Visualizado 56086 vezes
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
saw
Tenham calma, nao acredito totalmente que estas quedas foram sell nas noticias..
Todos sabemos que o Sabadell mandou uns milhoes para o mercado e o resto outras tantas instituiçoes encarregaram-se de as colocar no mercados tambem, por enquanto nao hove comunicaçoes que alguem as comprasse, logo me parece que assim foi.
O pessoal anda muito stressado..o mercado é soberano, depois das descargas o Bcp mostrou alguma força compradora, tem subido agora de forma sustendada e com boas probabilidades de superar os 0.86 de forma mais consistente.
.
Todos sabemos que o Sabadell mandou uns milhoes para o mercado e o resto outras tantas instituiçoes encarregaram-se de as colocar no mercados tambem, por enquanto nao hove comunicaçoes que alguem as comprasse, logo me parece que assim foi.
O pessoal anda muito stressado..o mercado é soberano, depois das descargas o Bcp mostrou alguma força compradora, tem subido agora de forma sustendada e com boas probabilidades de superar os 0.86 de forma mais consistente.
.
-
- Registado: 13/12/2007 10:15
sanchobeti Escreveu:Caro Ulisses:
Penso que desde 2o05 para cá,na nossa bolsa,ne negoceia muito mais pelas noticias que pela analise.
E,não sabendo nada de nada,olho para o Per e parece que mesmo agora o do BCP é melhor que qualquer outro banco Pt.Não entendo,porque são melhores os outros!!
Tvz a especulação jornalistica nas formas de noticias acoplada á actuação na acção do "expeculador".
É um dado e não uma opinião, nos últimos 10 anos, os resultados do BCP em função do número de acções (PER) tem evoluído de uma forma muito mais desfavoravel do que no BPI ou no BES...é também por isso que hoje o BCP vale o que vale em bolsa!!
Tem mais potencial que os outros se for bem gerido?! Isso já não sei, mas haverá várias opiniões divergentes...
abraços
artista
Depois da apresentação dos resultados, os analistas apressaram-se a classificá-los como positivos. Mas, quando o mercado abriu no dia seguinte e o BCP começou a acelerar a queda, os analistas tiveram que “explicar” aquele comportamento.
Chega a ter piada! Num dia o sol está a brilhar e toda a gente prevê que o "clima" continuará quente e agradável, mas no dia seguinte uma chuvarada desaba e toda gente esquece as "previsões" do dia anterior.
É assim dia após dia! Não importa o país, não importa o site.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Caro Ulisses:
Penso que desde 2o05 para cá,na nossa bolsa,ne negoceia muito mais pelas noticias que pela analise.
E,não sabendo nada de nada,olho para o Per e parece que mesmo agora o do BCP é melhor que qualquer outro banco Pt.Não entendo,porque são melhores os outros!!
Tvz a especulação jornalistica nas formas de noticias acoplada á actuação na acção do "expeculador".
O "diabo" do bcp, fazem ao contrário....penso eu de que!
De qualquer forma forma,um bem haja para si,porque tenta ser mais independente.
O "diabo" do bcp, fazem ao contrário....penso eu de que!
De qualquer forma forma,um bem haja para si,porque tenta ser mais independente.
Re: Atão....
sanchobeti Escreveu:Não foi o Fortis que despejou cerca de 2,5 milhôes.
E então como expilica "intelectualmente., que o Bes e o BPI com maus reultados continuam sempre a subir!?
O Bcp é um caso de "policia" Sr Pereira!!Neste banco,agora...até parece mais para a "bruxaria"!
Precisamente. Acho que conheço 2 ou 3 investidores que compram acções com base em noticias ou resultados. E conheço dezenas que o fazem com base em AT ou formas rudimentares de AT (nem que seja "porque elas agora valem um euro e há um ano valiam 10!").
Eu próprio aprendi após poucos anos (comecei em 2002 a investir em bolsa), que excelentes, empresas, com excelentes produtos cuja necessidade é enorme e imutável, e com excelentes resultados cronicamente, conseguem marcar passo enquanto outras muito menos brilhantes quadruplicam de valor.
Daqui até decidir estudar como se investe nessas, foi um pequeno passo. E acredite os meus resultados melhoraram muito.
O BES e o BPI, tem melhor análise fundamental, tem melhores lucros, melhores dividendos etc, mas por acaso, conto com uma subida bem mais marcada do BCP nos proximos tempos.
Abraço
Atão....
Não foi o Fortis que despejou cerca de 2,5 milhôes.
E então como expilica "intelectualmente., que o Bes e o BPI com maus reultados continuam sempre a subir!?
O Bcp é um caso de "policia" Sr Pereira!!Neste banco,agora...até parece mais para a "bruxaria"!
A falsa partida no BCP
Foi hoje publicado o meu artigo "A falsa partida no BCP":
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=368234
Um abraço,
Ulisses
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=368234
Um abraço,
Ulisses
24 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: