
Fica aqui um site com alguns exemplos de tentativas de scams originárias da Nigéria:
http://www.419eater.com/
http://www.419eater.com/
Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=68723
pasil74 Escreveu:Eu já tinha colocado um topico aqui á uns meses acerca disto, pois eu recebi durante uns tempos mails com este tipo de propostas ou um fulano da nigeria ou era uma familia que morreu numa cidente de avião e deixou a uma filha menor uma quantia astronomica de dinheiro que ela nao podia levantar etc. Mas o que era certo era que nunca pediam dinheiro mas sim só para assumirmos a transferencia.
Agora ultimamente tenho é recebido muitos telefonemas estrangeiros ingleses, japoneses, etc para meter 25000 usd e em 6 meses triplicava esse dinheiro, falavam em accões da google e outras e que era garantido.
Eu pergunto como obtemn o meu nº de tlm?
Como é que apostar em acçções é garantido?
Porque me chateiam se eu não tenho 25000usd?
Alguem tem recebido o mesmo tipo de chamadas?
Antes disso fez chegar ao desconhecido pequenas quantias para tornar o processo possível. Deverá ficar sem esse dinheiro.
Dwer Escreveu:Ou então
'Off-topic - Mulher vítima da posse do menor QI conhecido em Portugal'?
18 Maio 2009 - 00h30
Suspeito: Dinheiro viria em várias tranches a partir dos EUA
Tentou transferir 36,6 mil milhões
Tudo indica que seja uma burla há muitos anos conhecida como ‘carta da Nigéria’, mas fez soar o alerta nas autoridades policiais e também no controlo bancário. Uma mulher tentou fazer uma transferência de 50 mil milhões de dólares (36,6 mil milhões de euros) a partir do JP Morgan Chase, nos EUA, para Portugal. O valor é de tal forma elevado que a unidade bancária avisou o Banco de Portugal e a Polícia Judiciária. Tudo indica que os documentos apresentados sejam falsos, mas a mulher que terá tentado fazer a transferência poderia estar convencida de que eram verdadeiros. E também terá sido burlada.
A história conta-se em poucas palavras. A mulher pensava que receberia uma comissão por aquela transferência que lhe havia sido pedida por um desconhecido. Alguém que disse morar num país africano e que, por pressões políticas, não poderia aceder ao dinheiro depositado num banco americano. A mulher só tinha de ir ao banco e proceder à transferência. Antes disso fez chegar ao desconhecido pequenas quantias para tornar o processo possível. Deverá ficar sem esse dinheiro.
O contrato de transferência interbancária, ao qual a agência Lusa teve acesso, previa uma movimentação de 36,4 milhões de euros na primeira tranche.
O contrato ‘swift’ [troca directa entre bancos] previa a transferência daquele montante entre o banco norte-americano, o JP Morgan Chase Manhattan Bank e a instituição portuguesa, com uma taxa cambial pré-definida e fixa de 85 euros para cada 100 dólares (avaliando cada euro em 1,17 dólares – abaixo dos 1,36 dólares a que o euro tem sido negociado no mercado cambial).
A transacção realizar-se-ia em várias tranches, com a primeira fixada em 36,4 milhões de euros. Em termos de comissões, o banco que aceitasse conduzir a operação receberia 2,5 por cento, isto é 1,25 mil milhões de dólares.
O VELHO TRUQUE DA 'CARTA DA NIGÉRIA'
Na ‘carta da Nigéria’ clássica o empresário ou investidor recebe uma carta (por correio, fax ou e-mail) supostamente enviada por um alto funcionário público da Nigéria. Nesta carta, o remetente propõe ao destinatário para entrar como parceiro numa operação de extravio de dinheiro obtido através de corrupção ou falsas transacções.
Normalmente pede-se para aparecer como fornecedor estrangeiro de determinada mercadoria ou serviço que está a querer ser pago pelo governo da Nigéria. O montante é geralmente elevado e é em dólares.
Se o destinatário gostar da ideia tem de entrar em contacto ligando para um número da Nigéria. Quando a vítima é considerada suficientemente envolvida, os "parceiros" pedem uma ajuda financeira para a libertação final do dinheiro. Há também outras variantes da fraude.
JUDICIÁRIA JÁ EMITIU AVISOS A ALERTAR PARA O RISCO
A Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária (PJ) foi imediatamente alertada para a tentativa de transferência de dinheiro. Uma situação normal, não só pelo montante envolvido, mas porque as regras bancárias assim o exigem. O CM sabe, no entanto, que esta é uma situação usual. Já terão sido detectadas outras fraudes do género, mas os envolvidos costumam perceber que se trata de falsos contratos e nem sequer tentam levantar o dinheiro. A PJ também já emitiu vários avisos para a fraude, pedindo às pessoas para não acreditarem nas propostas de ganhar dinheiro fácil.
PORMENORES
BILL GATES TEM METADE
O americano Bill Gates tem uma fortuna avaliada em 25 mil milhões de dólares, metade do que a mulher pretendia transferir para a sua conta.
AMORIM TEM 7 MIL MILHÕES
O empresário da cortiça Américo Amorim está na lista dos homens mais ricos do Mundo com uma fortuna de sete mil milhões.
DEZ AEROPORTOS
O dinheiro daria para construir dez aeroportos em Lisboa e cinco linhas de comboio de alta velocidade.
Atomez Escreveu:Se fosse eu a planear a coisa, essa cena era só para desviar as atenções de uma outra só de umas dezenas de milhões passar despercebida.
Chiça que já falei demais!