Página 1 de 2

Enviado:
18/5/2009 12:47
por lcaldei1
Confudiu-me o raciocinio análogo porque neste momento o psi20 já havia levado uma boa esticadela, e o pessimismo poderia levar precisamente os compradores de há 2 ou 3 semanas a poderar a realização de mais valias e saída do papel.
Não consegui assumir quando vi o video o pensamento que neste momento poderá haver falta de vendedores.
Tks
Ulisses
"Acho" que percebi o fundamental


Enviado:
18/5/2009 12:04
por Ulisses Pereira
lcaldei, tu fizeste-me perguntas quase iguais há umas semanas atrás. Volto a transcrever a minha resposta...
"É normal que, quem siga as minhas análises há pouco tempo, não compreenda alguns dos meus raciocínios. Esta questão do pessimismo/optimismo não é de explicação simples e talvez seja melhor explicar mais detalhadamente num dos próximos vídeos. Mas, enquanto esse vídeo não chega, vou tentar deixar aqui uma pincelada rápida sobre o assunto:
Se uma esmagadora maioria está pessimista (tal como detectei há umas semanas atrás perto do fundo) é sinal que a esmagadora maioria já vendeu as acções (ou abriu posições curtas para ganhar dinheiro comas quedas). E o mercado não cai por decreto, só cai com vendedores. E, nessa situação - onde a esmagadora maioria já vendeu - onde estão os vendedores que vão fazer o mercado cair? Não estão... E depois as subidas trazem alguns compradores e os detentores de posições curtas correm a fechar as suas posições (comprando) e fazendo o mercado subir.
Este foi o meu raciocínio que me permitiu, perto do fundo, no dia 11 de Março, acreditar que o S&P podia subir durante algumas semanas. Penso que está bem explicado lá para o meio do vídeo que gravei nesse dia:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=358454
Claro que, com situações menos extremadas como actual a situação não é tão clara, mas o raciocínio é semelhante. "
A tua resposta foi:
Obrigado Ulisses, ficou bem claro agora para mim o raciocinio/experiência de mercado por trás do teu comentário no video.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
16/5/2009 19:04
por lcaldei1
Ulisses, tenho dificuldade em perceber o raciocinio por trás destas frases do teu video podes me dar uma breve explicação.
"o ideal para os touros seria um abanão destas quedas, um abanão deste optimismo "
No quê beneficia os touros esse abanão?
" bom para os touros que o pessimismo voltasse e que as pessoas voltassem a falar de novos minimos"
A mesma pergunta...
" o cepticismo é muito importante para que a tendencia no curto médio prazo (de súbida) se mantenha"
Porquê?
Muito obrigado pela tua disponibilidade.

Enviado:
15/5/2009 12:00
por Ulisses Pereira
Kifko, em termos de médio prazo, falamos dos 935 pontos.
Almendra, aqui ficam os gráficos actualizados.
Um abraço,
Ulisses
Cautelas e caldos de galinha

Enviado:
14/5/2009 23:37
por Kifko
Boa boa...
Não há nada como o suspense.... vamos ver se esta coisa finalmente vai para cima...
Ulisses é um lugar comum mas obrigado pelas tuas bem dispostas analises...
Já agora uma pergunta... a partir de que valor achas que os touros ganham a batalha no S&P? não é nos 900 ainda, é mais para cima?
Abraços.

Enviado:
14/5/2009 21:04
por Karamázov
Excelente análise Ulisses, muito simples e elucidativa.
Keep it simple!

Enviado:
14/5/2009 18:51
por level42_pt
Ulisses Pereira Escreveu:Desde 1993.
Um abraço,
Ulisses
Quer então isso dizer + ou - que, dentro de 3 a 4 anos teremos novo ciclo de alta


Enviado:
14/5/2009 18:40
por Pipo79
Boa tarde Ulisses podes por favor colocar os gráficos do Psi e do S&P aqui no forum.
No video ficam um pouco pequenos.
Se não for pedir muito, obrigado
Abraço

Enviado:
14/5/2009 18:34
por Ulisses Pereira
Desde 1993.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
14/5/2009 18:30
por level42_pt
Ulisses Pereira Escreveu:<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/RbK4IGWF4NZITdLqbqo9/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" allowFullScreen="true" width="400" height="350"></embed>
Pergunta de iniciante.
Esse gráfico do PSI20 diz respeito a que periodo?
Grácias.

Enviado:
14/5/2009 17:29
por Ulisses Pereira
Não...
E isto já esteve bem pior. Houve uma altura em que PT, BCP e EDP representavam mais de 55% do PSI.
Beijos,
Ulisses

Enviado:
14/5/2009 17:24
por Razao_Pura
Arrghhhhhh (isto é uma expressão tipica da Mafaldinha) não tinha a mínima noção que o BES vale mais de 10% do PSI20!!!!!!
5 papeis representam mais de 60% do indice: EDP, PT, GALP, BCP e BES.
Não tens feito análises ao BES pois não?
Jokas,
R.P.

Enviado:
14/5/2009 17:13
por Ulisses Pereira

Enviado:
14/5/2009 17:11
por Razao_Pura
Olá Ulisses,
Por acaso sabes onde posso obter a info sobre o peso dos principais papeis no PSI-20, tipo os 5 mais significativos e quanto pesam no indice?
Obrigada pela análise.
Keep up the good work.
R.P.

Enviado:
14/5/2009 14:42
por scpnuno
Gostei especialmente de
"..o SP é tirado a papel quimico do PSI..."
a minha alma lusa ficou muito orgulhosa da importancia do PSI, mas a minha costoleta statiana ficou ligeiramente ofendida.
Obrigada, Ulisses. É sempre um prazer ouvir-te (apesar da malfadada bolinha amarela, que hoje estava mais calma do que é costume)

Enviado:
14/5/2009 14:12
por Carlos Ramalho
Obrigado pela analise Ulisses
*e também pelo minuto do S&P
Bons ganhos

Enviado:
14/5/2009 14:00
por Ulisses Pereira
<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/RbK4IGWF4NZITdLqbqo9/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" allowFullScreen="true" width="400" height="350"></embed>

Enviado:
14/5/2009 12:48
por Ulisses Pereira
Não bloqueei isto e os votos continuam a entrar.
De qualquer das formas, está dito, está dito. Vou analisar o PSI e dedicar um minutinho final ao S&P.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
14/5/2009 12:46
por Ulisses Pereira
Final de votação. Empate técnico.
A minha alma lusa desempata a favor do PSI.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
14/5/2009 12:46
por Carlos Ramalho
Ulisses se isto empatar ou for uma diferença de 10 podias fazer analise do psi20 e s&p
Brincadeira. Isto está renhido mesmo
(mas eu queria análise de ambos :'( se poderes no fim dá uma achega daquele que ficar em 2º, aquelas que tu dás no ultimo minuto sff)
Abraços e boas compras/vendas a todos

Enviado:
14/5/2009 12:43
por level42_pt
pcmadier Escreveu:Mais um voto para o: PSI20
Grácias amigo, estamos á frente e a votação está a findar.............eheheheheh acho que o Ulisses vai ter um empate técnico.......... pena que o dia dele só tem 24h......rssssssssssss

Enviado:
14/5/2009 12:41
por madierpc
Mais um voto para o: PSI20

Enviado:
14/5/2009 12:40
por level42_pt
Faltam 20m p o fecho da votação, ...... não quero influenciar ninguem.....

mas por dois votos não gostaria de perder........


Enviado:
14/5/2009 12:39
por Henriquemariz
PSI20
Abraço

Enviado:
14/5/2009 12:37
por level42_pt
PSI20----- mas vou perder...............buáaaaaaaaaaaaaaaaa
Cumprimentos e bons negócios.