creepy:
os retracements que falas não são mais que a divisão em oitavos do range.
António Vieira:
Será normal que o indice encontre resistência na MM200 pois sendo amplamente utilizada pelos traders/investidores, a grande maioria irá tentar antecipar qualquer tipo de reacção a esse valor.
Será essa reacção capaz de gerar o topo de que falei de todo o rallie desde os minimos de Março?
vset:
Relativamente ao aspecto temporal, serve somente para ter uma ideia onde está o ciclo e para onde poderá ir. Não o negoceio.
Relativamente à contagem de dias/swings, aí a historia é outra. Estou em processo de automatizar a leitura do mesmo mas isso são outros assuntos...
jgovat:
Por acaso até é o contrario. Forte volume num movimento que já possui algum tempo por norma indica capitulação de preços por parte de um dos lados. O forte volume que estamos a assistir é um sinal bearish, não bullish. Atenção que esta leitura é somente para o curto prazo. Se daí resulta o fim de todo o rallie desde os minimos de Março é uma incognita por enquanto.
tiopatinhas:
Espero a partir do mês que vem aparecer todas as semanas.
Os limites do trading range, se estiveres a falar daquele que está marcado no gráfico anterior, relembro que o grafico é dos futuros o que tem valores ligeiramente diferentes do indice, está situado entre os 739 e os 897.5 pts. No indice situa-se entre os 741 e os 896.25 pts.
bmiranda:
Sim, tem o seu quê de Murrey.
Em tempos usei as Murrey lines mas tive sempre um problema com essas linhas. Elas são baseadas em valores fixos onde os preços negoceiam e eu acredito que seja o inverso, os preços negoceiam em valores fixos mas baseados em valores feitos anteriormente pelos mesmos preços. Daí eu fixar um trading range e desenhar os oitavos a partir dos extremos desse mesmo range. É nesse range que os preços irão negociar no futuro. são nesses oitavos que os preços irão enocntrar quer resistência, quer suporte.
salvadorveiga:
Borras de café? Desconhecia essa técnica
Sim, é curioso que diversos tipos de análise resultam nos mesmos valores. Self-fulfilling prophecy? How knows....maybe.
Agora que respondi a todos, umas palavras extras sobre ciclos.
No gráfico em baixo mostro todo o ciclo feito até agora no SPX desde os minimos de Novembro que para mim, é o minimo mais importante. É ele que marca o inicio de um novo ciclo de longo prazo nos mercados. Aliás, podemos ver que para já, está tudo a ser respeitado.
Já falei dos trading days e dos calendar days e como é importante termos sempre as as contagens por perto para as podermos comparar e encontrar sobreposições de dias.
1 ano tem 364 dias, 52 semanas, 4 ciclos (estações) de 90 dias (calendar days ou 64 trading days), aliás esses mesmos ciclos foram adoptados pelos proprios mercados para apresentação de resultados, e cada semana tem 7 dias.
Metade de 1 semana são 3 dias e meio, daí resultar o 1º nível de um movimento counter trend, ou seja, entre 1 a 4 dias. O 2º nível de um movimento counter trend varia entre 7 e 13 dias, ou seja, entre 1 a 2 semanas, daí podermos incluir o 14º dia como o dia do topo.
Penso que no video, na explicação dos movimentos counter trend, expliquei mal a leitura
Olhando agora para o gráfico, temos dos minimos de Novembro até aos máximos de Janeiro 29 trading days (4 semanas são 28 dias). Depois dos máximos de Janeiro ao mínimos de Março, temos 41 trading days (6 semanas são 42 dias) e dos mínimos de Março até esta 6ª feira, temos 43 trading days.
Estamos então fechados num espaço temporal entre 42 e 49 dias, onde o 45º dia é 50% de um ciclo de 90 dias.
Podemos até incluir outra leitura que não está no gráfico. Dos minimos de Novembro aos mínimos de Março temos 70 trading days (10 semanas) e dos máximos de Janeiro aos máximos desta 6ª feira, temos 85 trading days (12 semanas são 84 dias). No entanto o mais importante é a 13ª semana que são 91 trading days, ou seja, esta próximoa 6ª feira, dia 15.
Reparem como eu estou a usar a contagem do calendário na contagem dos dias de negociação. Ambas são complementares. Usando uma contagem baseada no calendario, incluindo fins de semana e feriados, naturalmente que em termos de contagem, esta seria totalmente diferente, mas tenho a certeza que iria bater certo com ciclos superiores.
Para resumir tudo o que foi dito acima, temos aqui nova indicação como esta semana que se inicia ou o mais tardar o inicio da proxima semana, novo ciclo se irá iniciar nos mercados.
Como o actual ciclo tem sido de alta, naturalmente que o seguinte será de baixa. A grande questão é como esse mesmo ciclo de baia se irá desenvolver. Queda abrupta e acentuada ou antes um movimento lateral, capaz de corroer toda e qualquer carteira de investimentos?
Para quem negoceia no dia a dia, o que o mercado vai fazer daqui a semanas ou meses é o que menos interessa. O dia seguinte é o nosso objectivo, depois, cá estaremos para o negociar.