Re: Onde devo colocar os meus Stops?

cmgm Escreveu:Um exercício difícil de executar por quem negoceia em bolsa é, porventura, a colocação de Stops.
(...)
"Place your stops at a point that, if reached, will reasonably indicate that the trade is wrong, not at a point determined primarily by the maximum dollar amount you are willing to lose." ~ Bruce Kovner
Exactamente, acho que a frase diz tudo de uma forma que parece simples. Acho realmente que é uma das melhores formas de usar os stops. Para quem é novo nisto, como eu, penso que deve reflectir bem nela até a interiorizar muito bem porque se a conseguirmos cumprir podemos ter muito mais sucesso como trader.
A principal razão que vejo para a validade desse método é o facto de ao o utilizarmos nos obrigar a estudar e projectar antecipadamente o trade. Se não definirmos o trade de início como podemos saber em que ponto ele fica invalidado? Isto para mim é o mais importante e só assim poderemos aprender muito mais depressa a projectar "bons" trades.
Reparei também que alguns referem o máximo de
dinheiro que aceitam perder. Este é um conceito difícil de deixar mas eu, no curto tempo que tenho de nestas lides, tenho tentado afastar-me o mais possível dele. Acho até que os piores trades que fiz foram "influenciados" por este conceito de valor absoluto do dinheiro que posso perder.
O que tento é "esquecer" o dinheiro envolvido e pensar apenas em percentagens. Na realidade penso que não interessa se perco $100, $1000 ou $10000 num stop. Interessa sim é que percentagem isso é do total que tenho disponível. Será a perda dessa percentagem que me deve deixar descansado e assim posso definir o montante com que entro num trade.
Ex: se definir que "posso" perder no máximo 5% do total disponível em cada trade e, depois de definir um trade em específico, o meu stop fica 15% abaixo da entrada isso significa que não posso investir mais de 5/15=1/3 do total disponível. (os valores servem só para ilustrar um exemplo e não como referência do que faço)
Assim se tiver estas duas questões resolvidas, i) a percentagem máxima do total que posso perder por trade e ii) o trade bem definido (entrada e stop), tenho quase tudo para poder fazer o trade. Quase tudo porque falta definir a minha saída, coisa que acho não deve ser completamente rígida à partida pois depende da evolução no dia a dia. Claro que isto depende também do tipo de trader que cada um é e do planeamento que faz, etc... Isso seria outra discussão que vou deixar de parte agora.
i)
Definir o trade depende de cada caso e estou a tentar aprender. Basicamente entram suportes, resistências e tendências de mercado. Tenho lido muita coisa e aprendido com os "mestres"

ii)
Definir o máximo que devo "arriscar" do total disponível é bem mais complicado do que parece à primeira vista. Acho que deveria depender da média que espero obter se os trade correrem bem mas ainda não consegui encontrar uma forma que me satisfaça para o fazer. Assim vou usando valores que me pareçam razoáveis.
O que tenho usado é uma medida intuitiva da volatilidade do mercado em que estou. Se no PSI baixo a margem possível de perda porque a expectativa de ganho é menor. Se a fazer trade de penny stocks no mercado americano, por exemplo, aumento a margem possível de perda porque a expectativa de ganho em cada trade é muito maior. Como definir a expectativa de ganho e como a relacionar com a percentagem máxima de perda são mais duas questões que continuam a complicar esta equação. Para já estou ainda a tentar ganhar alguma intuição sobre como o fazer.
Bem, espero que possam criticar esta minha visão, possivelmente algo errada, de ver as coisas. Isto claro se tiverem paciência de ler este "testamento"... É que estava sem sono e resolvi sair da cama para vir fumar um cigarro, viram no que deu?
E um obrigado ao "cmgm" por me voltar a fazer pensar num assunto tão importante que por vezes resolvemos levianamente.
Abraço