Re: Galp - Tópico Geral
Enviado: 18/1/2021 17:22
O que é que isso quer dizer jkr? Tenta explicar os teus argumentos de forma a ser perceptível para todos.
Abraço,
Ulisses
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Private_Bathroom Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Private_Bathroom, no Caldeirão é obrigatório que se justifiquem as opiniões. por isso, pedia-te que o fizesses, de forma a não termos que apagar o teu post.
Abraço,
Ulisses
Grato pela chamada de atenção, mas, estou confuso.
Eu referi que vou comprar mais, citando o membro anterior que referia que a cotada "vai ter de baixar muito mais"
Ora... é isto que tenho que justificar? ou está a escapar-me algo?
É que na minha interpretação eu não dei uma opinião, eu comentei que da minha parte iria comprar mais.
Ulisses Pereira Escreveu:Private_Bathroom, no Caldeirão é obrigatório que se justifiquem as opiniões. por isso, pedia-te que o fizesses, de forma a não termos que apagar o teu post.
Abraço,
Ulisses
tyui Escreveu:Com um novo confinamento a vista, esta cotada vai ter muito a baixar aliás como já aconteceu em Março passado.
Jkr1971 Escreveu:petróleo brent perto dos 54 dólares. a Galp já devia estar pelos 12-13 euros pelo menos. ainda tem muito para subir
Celsius-reloaded Escreveu:PIKAS Escreveu:Pedro2018 Escreveu:A situação da refinaria de Matosinhos está a criar incerteza nos mercados.
Li por aí bastantes comentários que vão no sentido de se considerar a desactivação da refinaria como sendo algo negativo para a GALP e a cotação em bolsa também parece que não o aplaudiu.
Pois bem, no meu ponto de vista acho que é algo muito positivo para a empresa. Porquê?
- porque se descontinua uma instalação que se mostra claramente desnecessária porque Sines aguenta bem o fornecimento e com isso gera-se economias para a GALP que são estimadas em 90 milhões/ano,
- porque a desactivação tem pouco ou nenhum custo para a empresa já que é paga com fundos públicos nacionais e europeus. Até as indeminizações aos trabalhadores são ai incluídas,
- porque abre a porta a uma nova área de negócio ( dizem refinação de lítio ) que certamente irá trazer mais valor à empresa,
- porque, faça-se ali o que se fizer, haverá sempre algumas parcelas de terreno que serão desnecessárias e isso trará mais-valia.
O que se perde ou onde se irá gastar mais na óptica da empresa e do negócio? custo do transporte ferroviário de combustível de Sines para um parque a norte?
Cumprimentos,
As empresas retiram os lucro da operação dos seus activos.
Neste caso a refinaria é um activo como outro qualquer.
Tem um custo de operação que, numa empresa rentável e com um modelo de negócio saudável, tende a ser muito menor do que o rendimento que se retira desse activo.
Ora, das duas uma.
Se uma refinaria em Leça já é desnecessária há 10 ou 20 anos, isso equivale por dizer que o board da empresa foi completamente néscio ou inepto em não a ter já fechado. Se a poupança por ano seria de 90 milhões em 10 anos perderam-se 900 milhões e em 20 1,8 mil milhões.
Mas se só agora é que esse activo se tornou desnecessário isso quer dizer que o modelo de negócio da empresa está a encolher e que o rendimento que se retirava desse activo (lucro-custos) vai deixar de existir ou já deixou de exisitir.
Portanto afirmar que o encerramento de uma unidade produtiva, num contexto de redução da procura de refinados, é um bom sinal ou indicio na vida de uma petrolifera parece-me rebuscado, to say the least.
Não sou fundamentalista e como tal não acho que o shift para a eletricidade na mobilidade seja como o desligar e ligar de um botão.
Vejo como uma coisa gradual. A Galp é uma pequena empresa regional e que, fruto da redução da procura dos seus produtos, tem tendência a ficar menor.
Desconheço qq projecto da empresa no sentido de rentabilizar aquele espaço ou infra-estrutura. Tb não vejo no board ou accionistas de referência qq do brilhantismo aqui propalado.
Dificilmente será uma empresa que traga grandes alegrias no futuro.
Não percebo nada de refinarias ou de petróleos mas sendo um cidadão razoavelmente informado e não completamente estúpido posso deduzir que de há tempos para cá esta refinaria poderia estar, ainda, a apresentar resultados de exploração positivos, talvez pequenos mas positivos.Celsius-reloaded Escreveu:Se uma refinaria em Leça já é desnecessária há 10 ou 20 anos, isso equivale por dizer que o board da empresa foi completamente néscio ou inepto em não a ter já fechado. Se a poupança por ano seria de 90 milhões em 10 anos perderam-se 900 milhões e em 20 1,8 mil milhões.
A pandemia não ajudou nada ao consumo de produtos petrolíferos.Mas se só agora é que esse activo se tornou desnecessário isso quer dizer que o modelo de negócio da empresa está a encolher e que o rendimento que se retirava desse activo (lucro-custos) vai deixar de existir ou já deixou de exisitir.
Por isso é que, paulatinamente, a GALP e muitas outras se estão a virar para o novo futuro.Portanto afirmar que o encerramento de uma unidade produtiva, num contexto de redução da procura de refinados, é um bom sinal ou indicio na vida de uma petrolifera parece-me rebuscado, to say the least.
Estamos de acordo. O futuro não é o petróleo mas ainda teremos muitos anos para conviver na relação petróleo/alternativos com os alternativos a ganhar gradualmente peso e o petróleo a perder gradualmente peso.Não sou fundamentalista e como tal não acho que o shift para a eletricidade na mobilidade seja como o desligar e ligar de um botão.Vejo como uma coisa gradual.
Se tiver sucesso na diversificação não ficará menor.A Galp é uma pequena empresa regional e que, fruto da redução da procura dos seus produtos, tem tendência a ficar menor.
Isso é muito pessimismo. Não irá subir em bolsa 500% nos próximos 3 anos mas se subir 40 ou 50% é ótimo.Dificilmente será uma empresa que traga grandes alegrias no futuro.