Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Galp - Tópico Geral

por Private_Bathroom » 12/1/2021 13:38

Ulisses Pereira Escreveu:Private_Bathroom, no Caldeirão é obrigatório que se justifiquem as opiniões. por isso, pedia-te que o fizesses, de forma a não termos que apagar o teu post.

Abraço,
Ulisses


Grato pela chamada de atenção, mas, estou confuso.
Eu referi que vou comprar mais, citando o membro anterior que referia que a cotada "vai ter de baixar muito mais"
Ora... é isto que tenho que justificar? ou está a escapar-me algo?
É que na minha interpretação eu não dei uma opinião, eu comentei que da minha parte iria comprar mais.
 
Mensagens: 45
Registado: 29/10/2020 20:39

Re: Galp - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 12/1/2021 13:15

Private_Bathroom, no Caldeirão é obrigatório que se justifiquem as opiniões. por isso, pedia-te que o fizesses, de forma a não termos que apagar o teu post.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Galp - Tópico Geral

por malakas » 12/1/2021 11:16

Galp fecha acordo com Savannah e entra na exploração de lítio
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/galp-fecha-acordo-com-savannah-e-entra-na-exploracao-de-litio

Boas notícias.
 
Mensagens: 213
Registado: 29/11/2007 10:06
Localização: Lourinhã

Re: Galp - Tópico Geral

por Private_Bathroom » 9/1/2021 13:42

tyui Escreveu:Com um novo confinamento a vista, esta cotada vai ter muito a baixar aliás como já aconteceu em Março passado. :oops:


Da minha parte só significa uma coisa: Comprar mais!
 
Mensagens: 45
Registado: 29/10/2020 20:39

Re: Galp - Tópico Geral

por tyui » 9/1/2021 0:00

Jkr1971 Escreveu:petróleo brent perto dos 54 dólares. a Galp já devia estar pelos 12-13 euros pelo menos. ainda tem muito para subir

Com um novo confinamento a vista, esta cotada vai ter muito a baixar aliás como já aconteceu em Março passado. :oops:
 
Mensagens: 501
Registado: 4/2/2011 7:53
Localização: 21

Re: Galp - Tópico Geral

por Jkr1971 » 6/1/2021 8:54

petróleo brent perto dos 54 dólares. a Galp já devia estar pelos 12-13 euros pelo menos. ainda tem muito para subir
 
Mensagens: 230
Registado: 23/9/2020 12:01

Re: Galp - Tópico Geral

por forza algarve » 6/1/2021 8:39

Na Ásia o petróleo continuou a subir esta madrugada.. Esperemos que a galp também hoje consiga quebrar os 9 euros e nunca mais voltar abaixo disso
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Galp - Tópico Geral

por Sacanitajose » 5/1/2021 22:52

:-k Objetivos, válidos !?
Contudo, nos bastidores, há uma incógnita ?!
Falou-se no Hidrogénio Verde !!!!!!!!!!!!!
Fala-se, no mineral para baterias !!!
Dentro dos parâmetros, são ENERGIA
\:D/ eu não sei, mas posso pensar \:D/
desfiz-me hoje delas e da EGL ! Razão. Mercados continuam a tremer e inconstantes !!!
Comprei PFE $ :-k
Bons sonhos e negócios !

Celsius-reloaded Escreveu:
PIKAS Escreveu:
Pedro2018 Escreveu:A situação da refinaria de Matosinhos está a criar incerteza nos mercados.

Li por aí bastantes comentários que vão no sentido de se considerar a desactivação da refinaria como sendo algo negativo para a GALP e a cotação em bolsa também parece que não o aplaudiu.
Pois bem, no meu ponto de vista acho que é algo muito positivo para a empresa. Porquê?

- porque se descontinua uma instalação que se mostra claramente desnecessária porque Sines aguenta bem o fornecimento e com isso gera-se economias para a GALP que são estimadas em 90 milhões/ano,
- porque a desactivação tem pouco ou nenhum custo para a empresa já que é paga com fundos públicos nacionais e europeus. Até as indeminizações aos trabalhadores são ai incluídas,
- porque abre a porta a uma nova área de negócio ( dizem refinação de lítio ) que certamente irá trazer mais valor à empresa,
- porque, faça-se ali o que se fizer, haverá sempre algumas parcelas de terreno que serão desnecessárias e isso trará mais-valia.

O que se perde ou onde se irá gastar mais na óptica da empresa e do negócio? custo do transporte ferroviário de combustível de Sines para um parque a norte?
Cumprimentos,


As empresas retiram os lucro da operação dos seus activos.

Neste caso a refinaria é um activo como outro qualquer.

Tem um custo de operação que, numa empresa rentável e com um modelo de negócio saudável, tende a ser muito menor do que o rendimento que se retira desse activo.

Ora, das duas uma.

Se uma refinaria em Leça já é desnecessária há 10 ou 20 anos, isso equivale por dizer que o board da empresa foi completamente néscio ou inepto em não a ter já fechado. Se a poupança por ano seria de 90 milhões em 10 anos perderam-se 900 milhões e em 20 1,8 mil milhões.

Mas se só agora é que esse activo se tornou desnecessário isso quer dizer que o modelo de negócio da empresa está a encolher e que o rendimento que se retirava desse activo (lucro-custos) vai deixar de existir ou já deixou de exisitir.

Portanto afirmar que o encerramento de uma unidade produtiva, num contexto de redução da procura de refinados, é um bom sinal ou indicio na vida de uma petrolifera parece-me rebuscado, to say the least.

Não sou fundamentalista e como tal não acho que o shift para a eletricidade na mobilidade seja como o desligar e ligar de um botão.

Vejo como uma coisa gradual. A Galp é uma pequena empresa regional e que, fruto da redução da procura dos seus produtos, tem tendência a ficar menor.

Desconheço qq projecto da empresa no sentido de rentabilizar aquele espaço ou infra-estrutura. Tb não vejo no board ou accionistas de referência qq do brilhantismo aqui propalado.

Dificilmente será uma empresa que traga grandes alegrias no futuro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Galp - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 5/1/2021 18:37

Nada que não fosse espectável. A nota da casa de investimento até fica aquém do sentimento que se tem do lado dos gestores de fundos que vai reorganizar carteiras.
A GALP está numa excelente oportunidade.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: Galp - Tópico Geral

por Jkr1971 » 5/1/2021 12:21

Goldman Sachs vê pontencial nas petrolíferas em 2021. Galp pode valorizar 16%
O banco de investimento norte-americano acredita que as petrolíferas europeias vão continuar a recuperar em 2021, beneficiando com a recuperação da economia e a melhoria dos resultados.
 
Mensagens: 230
Registado: 23/9/2020 12:01

Re: Galp - Tópico Geral

por forza algarve » 4/1/2021 18:44

fracasso absoluto hoje tambem..em quanto o grupo EDP continua a subir como um foguete esta continua a afundar na lama :cry:
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Galp - Tópico Geral

por Jkr1971 » 4/1/2021 11:54

Galp sobe mais de 3% após Bernstein atribuir potencial de quase 50%
 
Mensagens: 230
Registado: 23/9/2020 12:01

Re: Galp - Tópico Geral

por forza algarve » 4/1/2021 10:56

os mercados ja demosnstraram que se querem levam a GALP a ganhar 30% em poucos dias..por tanto mesmo aqui resmungando com a cotaçao baixissima da galp nao ha que desanimar...se começam com essas teorias que o pior ja passou e tudo vai ser maravilhoso o petroleo e a galp poderam subir forte este ano..
nao e' que acredite muito mas tambem fico a espera a aguardar o que acontece sabendo que a galp nao vale tao pouco
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Galp - Tópico Geral

por Pedro2018 » 4/1/2021 9:37

O setor da energia é cíclico e a GALP tem sido inovadora em todos os sentidos caminhando para a modernização e a concorrência das energias e da mobilidade elétrica.
Logicamente que a descarbonização será uma realidade mas tudo passará por um longo processo para o qual a GALP já se está a preparar bem de longe.
Esta medida da refinaria de Matosinhos é mais uma de racionalização e otimização da empresa com uma poupança significativa que será encaminhada para os investimentos na rede de postos elétricos.
O atrativo para o investidor é olhar para o histórico de capital e cotações de mercado e perceber que tem condições de retoma.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Galp - Tópico Geral

por Jkr1971 » 2/1/2021 11:04

dados os baixos preços, no encontro de 3 de dezembro a OPEP+ decidiu aumentar a entrada de crude no mercado em meio milhão de barris por dia. Nessa reunião surgiu outra novidade: os membros da OPEP+ vão passar a reunir-se mensalmente para reverem as suas quotas de produção. Isto porque a rapidez com que se espera que as vacinas contra a covid-19 comecem a chegar ao mercado deverá reabrir mais cedo as economias, ajudando assim a um maior consumo de combustível, pelo que os produtores poderão não ter de fazer um esforço de corte da oferta durante tanto tempo quanto inicialmente pensavam.



Os investidores já estão agora na expectativa da próxima reunião, agendada para 4 de janeiro, na qual a OPEP´+ vai definir o nível de produção de fevereiro
 
Mensagens: 230
Registado: 23/9/2020 12:01

Re: Galp - Tópico Geral

por PIKAS » 31/12/2020 15:57

Celsius-reloaded Escreveu:Se uma refinaria em Leça já é desnecessária há 10 ou 20 anos, isso equivale por dizer que o board da empresa foi completamente néscio ou inepto em não a ter já fechado. Se a poupança por ano seria de 90 milhões em 10 anos perderam-se 900 milhões e em 20 1,8 mil milhões.
Não percebo nada de refinarias ou de petróleos mas sendo um cidadão razoavelmente informado e não completamente estúpido posso deduzir que de há tempos para cá esta refinaria poderia estar, ainda, a apresentar resultados de exploração positivos, talvez pequenos mas positivos.
A tendência da economia vai no sentido de cada vez mais o petróleo ir perdendo peso e daí que, apesar de agora possivelmente ainda apresentar resultados de exploração positivos, a prazo o destino do ativo seria o vermelho e a desativação.
Mas o desativar tem custos, custos altos. Quando aparece a oportunidade da descarbornização da economia com os estados e programas europeus a pagar esses custos o que será melhor: manter mais uns poucos anos a ganhar pouco e depois pagar esse custo ou fechar já, perder esse ganhar pouco, e não ter esse custo? Eu não sou o gestor mas não hesitava...

Mas se só agora é que esse activo se tornou desnecessário isso quer dizer que o modelo de negócio da empresa está a encolher e que o rendimento que se retirava desse activo (lucro-custos) vai deixar de existir ou já deixou de exisitir.
A pandemia não ajudou nada ao consumo de produtos petrolíferos.
Qual será a petrolífera ( petróleo pura e dura ) que está a escapar no atual contexto de mercado com a economia de rastos, o automóvel parado, a aviação no chão e... e... Será que há alguma que tem capacidade de produção menor que a procura?

Portanto afirmar que o encerramento de uma unidade produtiva, num contexto de redução da procura de refinados, é um bom sinal ou indicio na vida de uma petrolifera parece-me rebuscado, to say the least.
Por isso é que, paulatinamente, a GALP e muitas outras se estão a virar para o novo futuro.
A GALP já há bastante tempo que se está a definir não como uma petrolífera mas, isso sim, como uma empresa integrada de energia abarcando o petróleo, o gás e o elétrico.
( Ver o plano estratégico da empresa: https://www.galp.com/corp/pt/sobre-nos/ ... estrategia )

Não sou fundamentalista e como tal não acho que o shift para a eletricidade na mobilidade seja como o desligar e ligar de um botão.Vejo como uma coisa gradual.
Estamos de acordo. O futuro não é o petróleo mas ainda teremos muitos anos para conviver na relação petróleo/alternativos com os alternativos a ganhar gradualmente peso e o petróleo a perder gradualmente peso.

A Galp é uma pequena empresa regional e que, fruto da redução da procura dos seus produtos, tem tendência a ficar menor.
Se tiver sucesso na diversificação não ficará menor.
Pode ser uma empresa regional porque não está ao nível da Chevron, da BP e outras que são da primeira divisão. Noutro campeonato logo a seguir, a GALP tem peso.

Dificilmente será uma empresa que traga grandes alegrias no futuro.
Isso é muito pessimismo. Não irá subir em bolsa 500% nos próximos 3 anos mas se subir 40 ou 50% é ótimo.

Cumprimentos e bom ano,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Galp - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 31/12/2020 14:30

PIKAS Escreveu:
Pedro2018 Escreveu:A situação da refinaria de Matosinhos está a criar incerteza nos mercados.

Li por aí bastantes comentários que vão no sentido de se considerar a desactivação da refinaria como sendo algo negativo para a GALP e a cotação em bolsa também parece que não o aplaudiu.
Pois bem, no meu ponto de vista acho que é algo muito positivo para a empresa. Porquê?

- porque se descontinua uma instalação que se mostra claramente desnecessária porque Sines aguenta bem o fornecimento e com isso gera-se economias para a GALP que são estimadas em 90 milhões/ano,
- porque a desactivação tem pouco ou nenhum custo para a empresa já que é paga com fundos públicos nacionais e europeus. Até as indeminizações aos trabalhadores são ai incluídas,
- porque abre a porta a uma nova área de negócio ( dizem refinação de lítio ) que certamente irá trazer mais valor à empresa,
- porque, faça-se ali o que se fizer, haverá sempre algumas parcelas de terreno que serão desnecessárias e isso trará mais-valia.

O que se perde ou onde se irá gastar mais na óptica da empresa e do negócio? custo do transporte ferroviário de combustível de Sines para um parque a norte?
Cumprimentos,


As empresas retiram os lucro da operação dos seus activos.

Neste caso a refinaria é um activo como outro qualquer.

Tem um custo de operação que, numa empresa rentável e com um modelo de negócio saudável, tende a ser muito menor do que o rendimento que se retira desse activo.

Ora, das duas uma.

Se uma refinaria em Leça já é desnecessária há 10 ou 20 anos, isso equivale por dizer que o board da empresa foi completamente néscio ou inepto em não a ter já fechado. Se a poupança por ano seria de 90 milhões em 10 anos perderam-se 900 milhões e em 20 1,8 mil milhões.

Mas se só agora é que esse activo se tornou desnecessário isso quer dizer que o modelo de negócio da empresa está a encolher e que o rendimento que se retirava desse activo (lucro-custos) vai deixar de existir ou já deixou de exisitir.

Portanto afirmar que o encerramento de uma unidade produtiva, num contexto de redução da procura de refinados, é um bom sinal ou indicio na vida de uma petrolifera parece-me rebuscado, to say the least.

Não sou fundamentalista e como tal não acho que o shift para a eletricidade na mobilidade seja como o desligar e ligar de um botão.

Vejo como uma coisa gradual. A Galp é uma pequena empresa regional e que, fruto da redução da procura dos seus produtos, tem tendência a ficar menor.

Desconheço qq projecto da empresa no sentido de rentabilizar aquele espaço ou infra-estrutura. Tb não vejo no board ou accionistas de referência qq do brilhantismo aqui propalado.

Dificilmente será uma empresa que traga grandes alegrias no futuro.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Galp - Tópico Geral

por NirSup » 30/12/2020 18:48

PIKAS Escreveu:
O maior negócio das câmaras é o urbanismo. Todas se mostram muito indignadas mas todas deixam fazer praticamente tudo.

:clap: :clap: :clap:

De quem é a peregrina ideia da refinaria de lítio?
O responsável pela refinaria da Galp de Matosinhos, José Silva, afirmou esta terça-feira que a decisão de encerramento “está tomada e fechada” e que para o complexo não está previsto “nenhum projeto de refinação de lítio”.

Alguém duvida que a Galp tem ideias muito claras sobre o destino a dar ao terreno?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Galp - Tópico Geral

por Jkr1971 » 30/12/2020 17:56

Galp está a estudar cadeia de valor das baterias de lítio, admite administrador
 
Mensagens: 230
Registado: 23/9/2020 12:01

Re: Galp - Tópico Geral

por PIKAS » 30/12/2020 13:13

TheKeyboardDuck Escreveu:
Percebo que o terreno é super atrativo, mas existem politicas e custo avultados associados ao decomission da refinaria.
E não sei até que ponto a camara de Matosinhos autoriza novas construções perto dos tanques de combustivel. Seja industria, turismo e muito menos habitação.

Pelo que se tem escrito, o custo para a GALP da desactivação da refinaria é zero. São dinheiros p´ublicos e fundos europeus que se chegam à frente ( https://www.publico.pt/2020/12/22/econo ... os-1943934 ). Daí eu entender que isto, sob o ponto de vista da empresa, é um excelente negócio, é uma oportunidade única.
Quanto à CM de Matosinhos é só uma questão de deixar a poeira assentar e o mercado imobiliário voltar a ferver.
O maior negócio das câmaras é o urbanismo. Todas se mostram muito indignadas mas todas deixam fazer praticamente tudo. Já reparaste no IMI que aquela área pode fazer entrar nos cofres da câmara? e parte do IRS dos futuros residentes? e mais as taxas e taxinhas de tudo o que por lá se fizer?
Continuo a pensar que o encerramento da refinaria é um excelente negócio para a GALP, logo para os seus accionistas, e daí não entender o porquê de bastantes pessoas a dizer o contrário.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Galp - Tópico Geral

por TheKeyboardDuck » 30/12/2020 12:21

PIKAS Escreveu:
TheKeyboardDuck Escreveu:Apesar do plano da refinaria acabar, o armazenamento e distribuição vai continuar.
Não vejo a criação de qualquer tipo empreendimento turistico ao lado de milhões de litros de combustivel.

Não tenho bola de cristal mas o enredo do filme vai ser mais ou menos assim:

- 20 ou 30% daquela área de terreno vai ser ocupada por uma instalação industrial leve para processamento de lítio.
- Os restantes 70 ou 80% já se adivinha o que lhes vai acontecer. É uma questão de tempo e do estado do mercado imobiliário.
- A tancagem de combustíveis vindos de Sines é repartida entre 2 parques mas ambos perto de linha férrea. Um a norte do Porto e outro a norte de Coimbra e a partir deles faz-se a distribuição.
- Estes parques serão da CLC ( parte GALP ) tal como Aveiras.

Cumprimentos,


O transporte por barco continua a ser mais barato.
Tens uma pipeline do terminal - refinaria em Leça da palmeira que já esta montada e não ha custos. O hub de Leça permite distribuição para toda a zona norte sem problemas.
Aparte que o terminal de leça tem um depth ~33m, cabe perfeitamente um VLCC, neste caso seria um LR2 ou um AFRAMAX para transporte de material já processado. Isto também é algo a ter em conta.

Percebo que o terreno é super atrativo, mas existem politicas e custo avultados associados ao decomission da refinaria.
E não sei até que ponto a camara de Matosinhos autoriza novas construções perto dos tanques de combustivel. Seja industria, turismo e muito menos habitação.

https://www.findaport.com/port-of-leixoes-marine-terminal
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Galp - Tópico Geral

por PIKAS » 30/12/2020 11:20

TheKeyboardDuck Escreveu:Apesar do plano da refinaria acabar, o armazenamento e distribuição vai continuar.
Não vejo a criação de qualquer tipo empreendimento turistico ao lado de milhões de litros de combustivel.

Não tenho bola de cristal mas o enredo do filme vai ser mais ou menos assim:

- 20 ou 30% daquela área de terreno vai ser ocupada por uma instalação industrial leve para processamento de lítio.
- Os restantes 70 ou 80% já se adivinha o que lhes vai acontecer. É uma questão de tempo e do estado do mercado imobiliário.
- A tancagem de combustíveis vindos de Sines é repartida entre 2 parques mas ambos perto de linha férrea. Um a norte do Porto e outro a norte de Coimbra e a partir deles faz-se a distribuição.
- Estes parques serão da CLC ( parte GALP ) tal como Aveiras.

Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Galp - Tópico Geral

por Private_Bathroom » 29/12/2020 23:44

NirSup Escreveu:E o mar aqui tão perto ...

Refinaria de lítio? BALHAMASANTA!
Qual o melhor destino a dar a um terreno de 290 hectares, localizado junto ao mar?
Quer dizer: mesmo na frente do mar.
Sem qualquer tipo de provocação, gostaria de ouvir a opinião dos caldeireiros sobre esta pungente questão.
By Nirvana


Qual a dúvida?
É uma questão de tempo e aquele terreno vai ser muito bem aproveitado por tudo o que possamos imaginar MENOS indústria.
Seria um crime manterem ali indústria. UM CRIME.
 
Mensagens: 45
Registado: 29/10/2020 20:39

Re: Galp - Tópico Geral

por TheKeyboardDuck » 29/12/2020 22:15

NirSup Escreveu:
Pageup Escreveu:Talvez algo parecido com o Dubai...


Talvez alguns não saibam mas a Dona deste terreno é a Dona da Comporta I.
E que tal uma Comporta II em Leça da Palmeira?
By Nirvana



Apesar do plano da refinaria acabar, o armazenamento e distribuição vai continuar.
Não vejo a criação de qualquer tipo empreendimento turistico ao lado de milhões de litros de combustivel.

Conheço muito bem a zona, se não fosse o que disse acima era uma localização excelente para criar um resort e tem excelentes acessos.
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Galp - Tópico Geral

por NirSup » 29/12/2020 21:22

Pageup Escreveu:Talvez algo parecido com o Dubai...


Talvez alguns não saibam mas a Dona deste terreno é a Dona da Comporta I.
E que tal uma Comporta II em Leça da Palmeira?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Shimazaki_2 e 375 visitantes