Ora bem, cá vamos nós
Arlindo, não sei se vou ajudar (

) mas vou dar o meu melhor e o mister e tal..pra equipa.. (já me perdi, voltemos à questão)
Para que se entenda os GAP, é preciso saber a história dos mesmos.
GAP - ao contrário do que muita gente pensa, não é um termo em inglês. É bem português e derivado de uma expressão muito usada em mercados:
Garantidamente
Amanhã
Pimba
(claro que o "pimba" pode dar para qualquer um dos lados)
Isso é que depois dá aquelas imagemzinhas nos gráficos em que a gente fica com a duvida se acabou a tinta na caneta ou é mesmo um GAP.
Agora, reportada a origem dos GAP vamos à tua questão. Identificá-los ou prevê-los com antecedencia.
Devo começar por dizer que não é facil. Tal como a expressão inglesa que lhe é equivalente, "buraco", normalmente a gente só dá por eles depois de se estender ao comprido. Mas há alguns casos em que se consegue prever GAps com uma razoavel certeza.
Por exemplo:
Se depois do fecho for noticiado por tudo quanto é orgão de comunicação que se está a propagar qualquer tipo de constipação animalesca - gripe das aves, dos porcos, das formigas, das pulgas, etc, tu ficas com duas certezas
1ª - Que a proxima vez que alguém espirrar ao pé de ti desatas a fugir
2ª - Deve haver um GAP "ó-pra-baixo" no dia seguinte
Se um Obama ou outro sucedaneo mais ou menos colorida ganhar a presidencia de um país com lugar na mesa VIP da ONU, se alguém baixar os juros a alguma coisa (neste momento é dificil) ou se for descoberto petroleo debaixo da sede de alguma cotada, no dia seguinte tens GAP "ó-pra-cima"
Não sei porquê, fico com a ideia que não esclareci grande coisa, mas já agora fica a pergunta:
Exactamente, para que queres tu idenficar GAPs futuros? eu já lidar com o mercado no presente, Deus sabe, quero lá saber do futuro...
Um abraço