PT <PTC.LS> arranca TDT grátis com cobertura 40 pct população
(29 Apr 2009)
--------------------------------------------------------------------------------
LISBOA, 29 Abr (Reuters) - A Portugal Telecom (PT) <PTC.LS> arrancou hoje com a Televisão Digital Terrestre (TDT) grátis com uma cobertura de 40 pct da população nacional, continuando a analisar o futuro do serviço de TDT paga, disse Zeinal Bava, presidente executivo da PT.
Adiantou que a empresa lançou uma placa da TMN para acesso ao gratuito ao serviço de TDT em portáteis, sem mensalidade.
A maior empresa de telecoms em Portugal venceu as duas licenças de TDT -- gratuita e paga -- mas o processo da TDT paga foi afectado pela contestação do outro concorrente do concurso, Airplus, que entretanto desistiu do recurso.
"Nós hoje anunciamos uma cobertura de 40 pct da população. Nenhum país europeu lançou um 'piloto' com esta ambição", disse Zeinal Bava, no lançamento da TDT gratuita.
"Ainda estamos a analisar (a TDT paga)", referiu o CEO aos jornalistas.
O presidente executivo da PT disse, no passado dia 17 de Abril, que a empresa estava a analisar o impacto do atraso na TDT paga e sublinhou que houve uma alteração de circunstâncias.
A Airplus anunciou, a 2 de Abril, que não iria recorrer aos tribunais da decisão judicial que permitiu o avanço da implementação da TDT paga em Portugal. A empresa contestou resultado do concurso por alegada falta de isenção do júri, exigindo a nomeação de um novo.
Além da TDT, a PT tem um serviço de TV paga na rede fixa, o Meo, concorrente dos operadores de TV por cabo, incluindo do líder do sector Zon Multimédia <ZON.LS>.
Em Portugal, cerca de 60 pct da população apenas tem TV analógica em casa, segundo a PT.
A implementação da TDT é uma imposição comunitária que pretende desligar a transmissão de TV analógica -- 'switch'off' -- em Abril de 2012.
"A partir de agora, a TDT é a nova forma de ver TV em Portugal", disse Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações no mesmo evento, lembrando que a PT pretende ter 80 pct da população coberta até ao final deste ano e 100 pct no fim de 2010.
Em Portugal, além dos quatro canais generalistas na nacionais -- RTP, RTP2, SIC, da Impresa <IMPA.LS>, e TVI, da Media Capital <MCP.LS> -- e dois regionais, vai ser emitido em na TDT um quinto canal com emissão em alta definição dos canais existentes, de forma rotativa.
O Governo pretendia lançar um novo quinto canal generalista para incluir na TDT mas as candidaturas dos concorrentes únicos -- Zon e Telecinco -- foram rejeitadas.
Na TDT gratuita, os telespectadores terão de comprar descodificadores caso não tenha televisores compatíveis com a norma europeia DVB-T e com o formato de compressão MPEG4/H.264, sendo que Zeinal Bava apontou que a 'caixa' mais barata actualmente à venda rondará os 90 euros.
Entre os fabricantes deste equipamento, encontram-se a portuguesa Novabase <NBA.LS>, a Siemens <RIC>, a Sagem <RIC> e a Thompson <RIC>.
A PT comprometeu-se a subsidiar os descodificadores para as pessoas que menores rendimentos, num montante até os 20 milhões de euros.
A TDT permite, além da visualização de televisão com qualidade digital, serviços como guia TV, barra de programação, gravação digital de programas e pausa TV.
Na Europa, cinco países tinham TDT no final de 2008.
(Por Elisabete Tavares; Editado por Sérgio Gonçalves)
((---Lisboa Editorial 351 21 3509205,
lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging:
elisabete.tavares.reuters.com@reuters.net))
Cumps.