Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

suportes/resistencias versus indicadores tecnicos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

MM

por frodovic » 18/4/2009 20:57

geralmente uso o cruzamento das MM 50/100 no gráfico 1hora para escolher o lado que vou tradar (de forma a fazê-lo a favor da corrente) usando depois o gráfico de 1 min para fazer o "fine tunning" das entradas usando MACD 20/50.

Cumps,

Frodovic

Registado: 12/2/2009 4:46

por mquinaz » 18/4/2009 19:01

Deixo o exemplo do google, que entre setembro e novembro de 2007, segundo o Rsi e estocastico, esteve em niveis de sobrecompra durante cerca de 2 meses, e subiu sempre em flecha. Isto é um mundo em que tudo pode acontecer. Imaginem agora o mesmo exemplo mas em valores de sobrevenda :roll:

Um gajo no inicio, deve ser da palavra "indicador" pensa que aquilo é que indica tudo, e toca a estudá-los todos, mas depois chegamos à conclusão que tomar decisões exclusivamente com base neles é uma treta. Mania de um gajo complicar o que é simples. Hoje para mim, os indicadores servem apenas para dar uma olhadela e ponderar certas entradas em valores que estejam demasiado esticados.
Anexos
goog 2007.PNG
goog 2007.PNG (17.54 KiB) Visualizado 939 vezes
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por newtrade » 18/4/2009 17:23

E então Analise fundamental ainda pior neste momento não me diz nada ,veja se empresas com pessimos fundamentais a subirem fortemente Teixeira Duarte ,Sonae Industria etc.

Alguns dirão que sobem porque caiu muito,ok mas nesse caso la está a analise fundamental não é levada em conta ,estarão elas com um valor inferior aos activos mesmo assim?No caso da TDU pelo que li á uns tempos até parece estar a cotação bem acima do valor real neste momemto.

Registado: 12/10/2008 15:57

por newtrade » 18/4/2009 16:37

Concordo luis ,este Rallye também me deu essa percepcção,quantas cotadas e indices ja estão a mostrar exaustão e com os indicadores tecnicos a dar sinal de venda?algumas com rsi,s nos oitentas e outras bem perto , e tem caido?não .

Algumas delas continuam a subir e a colocar os niveis nos indicadores ainda mais pesados,como também já se tem visto o contrario ,indicadores tecnicos nas lonas e continuarem a acentuar se mesmo assim.

Penso que Resistências,Suportes e Volume tem mostrado
uma importante revelância e tem se mostrado muito acertado, cada vez mais tenho todos esses valores em consideração nos meus investimentos,e por agora 2009 não me posso queixar.

Registado: 12/10/2008 15:57

Indicadores Técnicos

por katanga » 18/4/2009 16:22

Foi aqui escrito muitas vezes que a análise técnica é uma ferramenta.Mais nada. A nossa derrota começa quando a usamos de uma forma rigorosa e perentória.

Se um activo está sobre-comprado eu evito entrar nele LONGO. O mesmo procedimento para a situação inversa. Espero que corrija alguma coisa e se a tendência for de subida então entrarei longo.

Este é o meu procedimento básico. Nada de usar os indicadores como certezas absolutas. Aqui é tudo relativo.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 4:20

por mapaman » 18/4/2009 11:24

Boas,

suportes,resistências,volume e tempo são o que realmente interessa ver,perceber e negociar,na mho óbviamente.

exemplo disso é o gráfico da brisa ao longo de 2007.Comprar no suporte,com stop abaixo deste e vender na resistência é do mais "eficaz" que existe.

As MM servem tambem elas próprias de suporte/resistência principalmente as de mais longo prazo(150 e 200).Médias recentes a cruzar as longas são um sinal bullish.

Se puder veja o gráfico da sbm off-shore (aex) e veja a importância do volume em vencer resistências.Ao fim de 4 meses a lateralizar,vence a resistência com um volume daqueles,porquê?

-cobertura de curtos?

-"smart-money" a entrar?

Se calhar ambos,agora o que interessa é o que está por detrás daquele movimento.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por um peao » 17/4/2009 23:34

A minha ilusão de que os indicadores técnicos serviam para alguma coisa durou cerca de 9 meses

Registado: 2/4/2009 22:13

por Jesse James » 17/4/2009 23:05

Há traders que fazem exactamente o que estás a pensar fazer. Comprar suporte e vender resistência e vice-versa.

Eu ando lá perto, junto também volume mm e rsi. Mais nada e só para ajudar.

Mas se, por exemplo, o cruzamento das mm me der sinal de entrada e eu estiver mesmo abaixo de uma resistência, podes crer que espero para ver se ela é ultrapassada antes de entrar no papel. Sem dúvida.

É ainda mais importante, naqueles papéis que têm zonas de resistência muito fortes e já testadas muitas vezes, com muito histórico para analisar.

Depois temos os stop ou trailing losses.. et voila

Não se perde dinheiro assim? Perde. Mas na maioria das vezes o saldo é positivo, desde que exista disciplina e uma estratégia bem definida.

Keep it simple :wink:

bn

JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

suportes/resistencias versus indicadores tecnicos

por luis.live » 17/4/2009 22:51

Neste rally, penso que ficou claro pelo menos para mim, a inutilidade dos indicadores tecnicos.
os mercados até podem começar a descer nos próximos dias , mas este rally mostrou que indicadores em zona de sobrecomprado, divergencias bearish, pouco importam para os movimentos do mercado. Ou seja os mercados podem continuar a subir, mesmo com os indicadores a dizer o contrário.

Eu a partir de outubro de 2008, é que começei a estar mais activo nos mercados e já andei por muitos lados, á procura de algo onde me sinta confortavel a fazer as analises, que bem ou mal todos fazemos aos activos.
penso que os mercados sao mais simples do que aquilo que á primeira vista parecem. Muitas vezes sao os proprios investidores que complicam o que visto de forma fria e racional até parece fácil.
por investidores entenda-se EU. é que ás vezes só me apetece entalar os dedos... :roll:

Eu estava aqui a olhar para o gráfico diário do spx e visto assim de forma fria e racional, verdade verdadinha a ida a esta zona á volta dos 880 pontos era ou nao era previsivel pela evoluçao dos preços.

a partir do momento em que quebrou em alta a resistencia na zona dos 800/805 pontos, que tinha servido de suporte por algumas vezes em movimentos de baixa do indice, dizia eu, a partir do momento em que quebrou essa resistencia em alta a próxima digna de registo só nesta zona dos 880 pontos, que tinha servido de resistencia por algumas vezes anteriormente.

pergunto eu, será que isto é mais fácil do que parece?

entao se é porque é que eu ainda nao comprei o ferrari!!!! :shock:

este spx parece cumprir á risca esta "coisa" dos suportes e resistencias.

e mesmo que o indice por qualquer razao nao consiga ir aos numeros exactos vai de certeza a zonas próximas...

sendo assim , para mim a partir de hoje em vez de andar a entrar e a sair á maluca, nos mercados entenda-se, :) vou tentar, tentar porque a mente humana é complicada, entrar e sair apenas e só nas zonas de resistencias e suportes....

porque me parece que identificando zonas de resistencias e suportes e ser disciplinado e entrar ou sair apenas nestas zonas pode-se ter uma melhor rentabilidade, em vez de estar constantemente a entrar e sair baseado em indicadores tecnicos que valha a verdade o mercado nem sempre respeita...

já agora se algum dos forenses, quiser deixar a sua opiniao e outros metodos de estratégia bolsista , sou todo ouvidos...
Anexos
suportes e resistencias.jpg
suportes e resistencias.jpg (63.28 KiB) Visualizado 1278 vezes

Registado: 29/11/2007 9:55

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Crissssx, Ferreiratrade, GaussSLB47, Google [Bot], jls1, m-m, malakas, marketisnotefficient, navaldoc, Nuno V, nuuuuno, OCTAMA, Shimazaki_2, Tosta mista, trend=friend e 96 visitantes