http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... id=1204702
CIP
Sesta no trabalho seria uma «fantasia» em Portugal, diz Van Zeller
Hoje às 20:53
O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) entende que a ideia de aplicar em Portugal uma sesta remunerada no trabalho, como está a acontecer na Dinamarca, é uma «fantasia». Para Francisco Van Zeller, uma soneca de 20 minutos traduzia-se em 45 minutos em Portugal.
Para o presidente da CIP a aplicação de uma sesta remunerada, num período não superior a 20 minutos, aos trabalhadores por turnos, como está a acontecer numa região dinamarquesa, não seria exequível em Portugal.
«Interromper os turnos que já são de 7:30 para tirar mais 20 minutos para ir dormir» resultava em Portugal em 45 minutos, tendo em conta que os trabalhadores precisavam de «preparar-se para dormir, vestir o pijama, lavar a cara», entre outras tarefas, considerou.
Além disso, continuou Van Zeller, «uma empresa com 500 trabalhadores» teria de «arranjar uma camarata para 500 lugares» e mesmo que a paragem fosse desfasada em 7:30 dava várias dezenas de pessoas por hora.
Na opinião do presidente da CIP, no mercado da Dinamarca «talvez» esta medida se justifique, mas «mesmo assim só em certas empresas».