Página 1 de 1

Re: turnos

MensagemEnviado: 19/4/2009 23:17
por limpaesgotos
lkj Escreveu:Efectivamente a duração (normal) dos turnos, pelo menos na indústria é 7,5 horas. Antes era de 8 horas.

Claro que a produção não para 1,5h. Trabalha-se 8 horas. De 3 em 3 ou de 4 em 4 semanas, os trabalhadores dos turnos ficam 1 dia em casa para se fazer as compensações.

Cumprimentos


Isto de que falas são casos excepcionais, a grande maioria é 8 horas por turno, mesmo em horário normal, por isso eu ter estranhado o patronato falar nas 7,5 horas. Dão 8 horas e depois vêm-se "gavar" que dão 7,5 horas. já parece o Socrates. :shock:

turnos

MensagemEnviado: 18/4/2009 16:13
por katanga
Efectivamente a duração (normal) dos turnos, pelo menos na indústria é 7,5 horas. Antes era de 8 horas.

Claro que a produção não para 1,5h. Trabalha-se 8 horas. De 3 em 3 ou de 4 em 4 semanas, os trabalhadores dos turnos ficam 1 dia em casa para se fazer as compensações.

Cumprimentos

MensagemEnviado: 18/4/2009 14:33
por tonirai
limpaesgotos Escreveu:Também gostava de saber é onde se fazem turnos de 7,5 horas ? Um dia tem 24 horas, 3 turnos por dia, sobram 1,5 horas. Os serviços e fábricas de laboração continua param nessa 1,5 hora ?

Claro que não (embora abrandem);
Eu penso que eles referem 7,5 horas porque esse é efectivamente o tempo em que "trabalham", e que estaria disponível para a sesta;
O que falta aí devem ser os tempos de passagens de turno... em que obviamente não iriam fazer sestas :lol:

Não esquecer que há áreas ou empresas em que se praticam turnos de 12h. É o meu caso.

MensagemEnviado: 18/4/2009 13:14
por mfsr1980
Tenho de ir para lá. :)
Ui...está-me a dar uma soneiraaaaa. Acho que para mim uma sesta/dia vai ser pouco.

Viva a sesta!

MensagemEnviado: 18/4/2009 12:52
por Garfield
http://www.amigosdasesta.pt

Viva a sesta!

Muitos são os que defendem as qualidades terapêuticas da sesta, até porque entre as 13 e as 15 horas o organismo sofre uma quebra na vigilância.

Vários estudos comprovam que dormir alguns minutos de tarde compensa uma má noite de sono, melhora a performance física, intelectual e a disposição, evita doenças cardíacas e acidentes derivados da sonolência.

Poucos sabem que a temperatura do corpo decresce depois do almoço, mesmo que não se tome esta refeição, o que induz o sono e torna a sesta numa necessidade biológica.

Mas ninguém leva a luta por este direito tão a sério como a Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta (A.P.A.S.).

Desde Junho de 2003, os fundadores Prates Miguel e José Miguel Medeiros conseguiram reunir cerca de 200 associados, incluindo o antigo Presidente Mário Soares.

O ideal que os une é simples – uma hora de descanso depois do almoço.

Para saber mais visite www.amigosdasesta.pt.

MensagemEnviado: 18/4/2009 3:29
por Jesse James
Este Van Zeller é uma paródia :mrgreen:

MensagemEnviado: 18/4/2009 0:47
por EALM
Olha que 20 minutinhos podem fazer milagres!!
Eu as vezes dormia apenas 5 ou 10 minutos seguidos no comboio e parecia-me imenso tempo.

MensagemEnviado: 17/4/2009 23:51
por Pemides
20 minutos? :lol: Mas alguém quer dormir 20 minutos? Eu se estiver com sono e tiver o direito de adormecer, ai de quem me acordar passado 20 minutos! :mrgreen:

MensagemEnviado: 17/4/2009 23:32
por limpaesgotos
Também gostava de saber é onde se fazem turnos de 7,5 horas ? Um dia tem 24 horas, 3 turnos por dia, sobram 1,5 horas. Os serviços e fábricas de laboração continua param nessa 1,5 hora ?

MensagemEnviado: 17/4/2009 22:52
por MarcoAntonio
Mas que grande trapalhada...

Primeiro, parece que os Dinamarqueses e Portugueses são muito diferentes (será ao nível genético?). Por exemplo, uns precisam de lavar a cara e outros não (será que os Dinamarqueses vêm de origem com algum gadget que lhes lava a cara?).

Depois, "nas contas", os 20 minutos que já tinham passado a 45 minutos, acabam numa hora.

E para "agravar" começa com o exercício de considerar que a sesta se dava para todos ao mesmo tempo (como se isso passasse pela cabeça de alguém ou fizesse algum sentido).

Mais valia dizer: não, em Portugal não, não queremos!





PS: Vestir o pijama? Para uma sesta no trabalho? Está a sério? Não Pode!

Eu por acaso conheço funcionários publicos que fazem turnos e é-lhes (ou era no passado) permitido fazer sesta nos turnos da noite. Não vestem pijama coisíssima nenhuma e obviamente é fazível... na Dinamarca e em Portugal. Tanto é fazível que se faz mesmo (ou já se fez, não consigo precisar porque a pessoa que conhecia e que o fazia - porque tinha direito a fazê-lo - já não está no mesmo horário por turnos; por acaso era da área da Saúde, tal como o exemplo Dinamarquês). Agora, volto a dizer, se os Industriais estão contra o alargamento desta prática em Portugal que digam as verdadeiras razões, não andem cá com exercícios destes ridículos para demonstrar uma impraticabilidade que não existe!

MensagemEnviado: 17/4/2009 22:41
por limpaesgotos
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... id=1204702

CIP

Sesta no trabalho seria uma «fantasia» em Portugal, diz Van Zeller
Hoje às 20:53

O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) entende que a ideia de aplicar em Portugal uma sesta remunerada no trabalho, como está a acontecer na Dinamarca, é uma «fantasia». Para Francisco Van Zeller, uma soneca de 20 minutos traduzia-se em 45 minutos em Portugal.

Para o presidente da CIP a aplicação de uma sesta remunerada, num período não superior a 20 minutos, aos trabalhadores por turnos, como está a acontecer numa região dinamarquesa, não seria exequível em Portugal.

«Interromper os turnos que já são de 7:30 para tirar mais 20 minutos para ir dormir» resultava em Portugal em 45 minutos, tendo em conta que os trabalhadores precisavam de «preparar-se para dormir, vestir o pijama, lavar a cara», entre outras tarefas, considerou.

Além disso, continuou Van Zeller, «uma empresa com 500 trabalhadores» teria de «arranjar uma camarata para 500 lugares» e mesmo que a paragem fosse desfasada em 7:30 dava várias dezenas de pessoas por hora.

Na opinião do presidente da CIP, no mercado da Dinamarca «talvez» esta medida se justifique, mas «mesmo assim só em certas empresas».

offTopic-Dinamarca adopta sesta remunerada p/ trabalhadores

MensagemEnviado: 17/4/2009 22:34
por limpaesgotos
Medida pode estender-se a todo o país

2009/04/17 19:56Redacção / RPV

Período não superior a 20 minutos

Trabalhadores dinamarqueses vão ter direito a sesta remunerada, diz a TSF.

Os funcionários de turnos nas áreas da Saúde e Assistência Social da província mais a norte daquele país vão passar a ter direito a uma sesta remunerada no trabalho, num período não superior a 20 minutos.

Esta medida mandatária pode vir a ser aplicada pelo executivo de Copenhaga em todo o país se os resultados forem positivos.