yabadoo Escreveu:Viva
Estive a ler este interessantíssimo tópico e
fiquei com uma dúvida que deve ser verdadeiramente básica, mas que me faz grande confusão:
A páginas tantas o arnie diz :
"Perante a obvia resistencia os traders que têm suportado o rallie começam a desfazer-se de parte das suas posições e nada melhor que manter o preço alto, gerando alguma euforia com novos máximos para fecharem posições."
A minha questão : Mas como é que eles conseguem manter o preço alto se estão a vender ?
oi yabadoo
Tal como disse o mapaman, o melhor será leres o livro.
Atenção que os tipos do TraderGuider mudam o nome do livro constantemente, do tipo... há que render o peixe (
há coisas que apenas possuem uma leitura possível. Todo o processo de procura e oferta explicada nesse livro está de maneira tão explicita que não vejo ser possível outro tipo de explicação.
Respondendo à tua questão, podes ter varias situações.
Tal como disse o mapaman, podes ter barras com um range inferior à media e cujo o volume é alto, ou não, mantendo aqui os preços num range apertado, absorvendo toda a pressão de venda que surja, mantendo assim o outlook bullish (em caso de up trend).
Nesta situação, num break do topo desse range diminuto, os bulls pensam que é um break real, reforçam posições longas e é aqui que os bears (ex bulls)começam a fechar as suas posições.
Daí resulta toda aquela minha insistência sobre os falso breaks dos ranges.
Ora aqui estivemos a falar de barras diarias, mas podes fazer o mesmo com barras intradiarias. No entanto aqui, pessoalmente uso um sistema proprio. Olho para o volume medido em blocos de 15 minutos.
Vamos ver um caso practico.
O grafico é do ES na sessão de hoje.
Apesar de eu ter referido que olho para o tempo em blocos de 15 minutos esse mostra o tempo em blocos de 30 minutos pois foi dele que eu retirei a leitura para um short no ES.
1º que tudo é um grafico com barras de 1 minuto.
O indicador com o sujestivo nome @test04 é isso mesmo, um indicador que está em fase de teste

. Indica-nos o range de preços de cada bloco de 30 minutos.
Em baixo temos o @volumestudy 1-6c que nos mostra o volume acumulado nesses mesmos 30 minutos.
Olhando para a zona marcada com a seta vermelha, podemos ver como aqueles 30 minutos produziram um novo máximo do dia, com o menor range preços do dia e com um aumento de 64% do volume referente aos 30 minutos anteriores.
Foi colocado um stop de venda abaixo do minimo da barra que finalizou esses 30 minutos e aguardou-se que os preços confirmassem os sinais de fraqueza que tinham vindo a indicar.
O trade mostrou que a leitura feita tinha sido a correcta.
O stop de compra foi executado a 1.5 pts mais abaixo.
Este tipo de leitura de volume (de visionamento) faz-me mais sentido do que a simples leitura barra a barra. No entanto, confesso que ainda mantenho um indicador de volume para poder ver se existe alguns padrões que possam ser explorados.
Tempo e preços estão directamente ligados.
Para que um movimento de acumulação ou de distribuição possam ser executados é preciso tempo. Tendo esse mesmo tempo acessivel visualmente, o nosso trabalho na identificação de tais movimento torna-se muito mais simples.