Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banca portuguesa em dificuldades

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 8/4/2009 10:09

bem, agora vai ser mais nítida a diferença entre bancos que têm boas bases de liquidez e aqueles que estão em desespero para se financiar.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Banca portuguesa em dificuldades

por iurp » 8/4/2009 9:13

Crise: Moody’s baixa classificação aos maiores bancos nacionais
Preço do dinheiro sobe para Banca portuguesa
Cresce a desconfiança em relação à Banca portuguesa. Ontem a Moody’s, uma das mais importantes sociedades de avaliação de risco do Mundo baixou a classificação de todos os bancos portugueses. Esta decisão vai fazer com que as instituições financeiras tenham de pagar mais dinheiro para se financiarem no estrangeiro, com reflexos imediatos no acesso ao crédito dos particulares e das empresas.


A justificação para esta revisão está, por um lado, no mau comportamento da economia nacional e, por outro, na pressão sobre os actuais níveis de capitalização dos bancos em resultado dos fracos resultados obtidos em 2008. A Moody’s prevê ainda um aumento da ocorrência de situações de incumprimento no crédito.

Os bancos mais penalizados com esta alteração do rating (medida do risco de crédito) são o Banif , que ao nível da solidez financeira desce de C- para D+, e a holding do Grupo Espírito Santo, que passa de A1 para A2. Segundo a Moody’s, estas duas instituições poderão ser objecto de novas revisões em baixa.

A Caixa Geral de Depósitos, presidida por Faria de Oliveira, o BCP de Santos Ferreira, BES, BPI, Santander Totta e Montepio Geral viram as suas classificações para a solidez financeira e situação de longo prazo colocadas 'sob vigilância'.

Esta revisão acontece seis meses depois de o Estado português conceder um aval de 20 mil milhões de euros à Banca com o objectivo de ajudar a ultrapassar as dificuldades de liquidez.

O CM procurou obter uma reacção junto do ministério das Finanças, mas tal não foi possível até ao fecho desta edição.



Ainda estamos no princípio das grandes dificuldades que vêm aí...

Abraço
 
Mensagens: 2819
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 50 visitantes