Este teu post foi como um "milagre"
Protecção civil.. responsáveis pela protecção civil .. quem são .. de onde vêm, quem lhes paga e a quem obedecem... e.. protegem o quê???
em
http://diario.iol.pt/sociedade/linha-do ... -4071.html
A linha ferroviária do Tua registou, ao longo das últimas décadas, acidentes com consequências maiores que os dos dois últimos anos, diz um histórico da Protecção Civil, divulgado esta quinta-feira, como um dos principais factores de risco no Nordeste Transmontano.
O levantamento histórico revela que, ao contrário do que tem sido veiculado, os quatro acidentes com outras tantas mortes, nos últimos dois anos, não são casos isolados ao longo dos 120 anos desta ferrovia que protagonizou dos maiores sinistros nesta região e fez pelo menos 20 mortos.
Desabamento de terras e pedras, descarrilamentos, uma explosão, viaturas e pessoas colhidas pelo comboio fizeram, ao longo do século XX, pelo menos 16 mortos e vários feridos.
O historial da ocorrência de acidentes foi elaborado no âmbito de um trabalho conjunto da Protecção Civil dos concelhos de Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros, que resultou num atlas com os riscos naturais e tecnológicos da região.
A caracterização tem como propósito articular uma resposta mais eficaz da Protecção Civil, que nos últimos dois anos teve de acorrer por quatro vezes à linha do Tua, em outros tantos acidentes.
Impulsionador foi primeira vítima
A via encontra-se encerrada em quase toda a extensão, mas ainda se mantém nos factores de risco assente num histórico que indica um acidente em Abril de 1943, há 66 anos, como o mais grave ocorrido nesta ferrovia. Uma carruagem explodiu provocando «pelo menos nove mortos», no sítio da Madorra, em Mirandela. A causa da explosão foi atribuída à pólvora que um fogueteiro de Macedo de Cavaleiros levava consigo no comboio.
Mais de uma década depois, também em Mirandela, na passagem de nível de Cedães, uma automotora abalroou uma camioneta de carga provocando quatro mortos. No mesmo local, em 1961, o embate do comboio numa camioneta fez mais um morto e dois feridos. Um outro homem foi colhido pelo comboio, no sítio de São Lourenço, Bragança, alguns anos antes.
O histórico de acidentes refere ainda vários desabamentos de «pedregulhos» e terras e é feito com base no arquivo do mais antigo jornal da região, o Mensageiro de Bragança, onde se escrevia já no século passado sobre a «má conservação da linha férrea» e os «sinais de morte» da mesma.
A primeira vítima de que há registo na linha do Tua foi o seu principal impulsionador, o Abílio Beça, trucidado pela locomotiva a carvão, em 1910, na estação de Salsas, perto de Bragança.
A linha voltou a ser notícia no século XXI com mais quatro mortes, em 2007 e 2008, e as mesmas queixas de «falta de investimento e segurança».
A ferrovia está encerrada entre o Cachão e o Tua desde Agosto e o seu futuro depende agora da decisão sobre a construção da barragem de Foz Tua, que irá inundar alguns quilómetros de carris e inutilizar parte da via, independentemente da cota da albufeira.
Vejam como é grosseira a manipulação de dados .. e quais o objectivos a atingir????=
posso-vos garantir que foram enviados dezenas de comentários a esta notícia... e muitos deles de técnicos reputados,... não foram aceites ou estava sempre indisponível.. com o tente mais tarde..
o meu escrevio-o 5 ou 6 vezes e depois de estar cerca de 15 minutos a escrever quando enviava ... tente mais tarde.. até que gravei... e tentei enviar mais de 15 vezes ,, sempre a mesma coisa... tente mais tarde..
Aproveito e deixo aqui esse comentário gravado ..
Meus amigos .. Já vivi uns anitos mas nunca me senti tão espoliado, vilipendiado , insultado e marginalizado ,.. como nestes tempos.. e preocupo-me é com os que vêm .. como fizeram comigo ...
Qualquer "bicho" defende os seus descendentes e a sua espécie
para que tenham melhores condições que ele ..
poucos são os que os "comem" ou os que lhes comem a sua subsistencia....
Valerá a pena ver hoje os Prós e os contras? Mário Lino????
segue o meu comentário
Qual será o objectivo desta notícia nesta altura? De quem é a responsabilidade desta noticia nesta altura?..
Da protecção civil? Quem é o responsável pela protecção civil do distrito de Bragança? Será o representante do governo? Será o mesmo que deveria zelar pela protecção das pessoas e do património do distrito? Será o mesmo que sempre foi a favor do encerramento da linha do tua?
Então em 120 anos houve nesta linha 20 mortes? Por explosão.. ou seja incúria dos responsáveis,por embates em carrinhas (então quando o combóio bate numa carrinha desde que não saia da linha de quem é a culpa?..por atropelamento e a morte do pricipal dinamizador e entusiasta
Abílio Bessa trucidado pelo próprio combóio que ele tanto amava e que hoje ao ler o disparate desta noticia deve estar às voltas e não vai deixar dormir descansado o responsável ..e 4 mortes em 2007 e 2008 por descarrilamentos fruto da incúria destes responsáveis como se provou... Não poderia a protecção civil, sempre preocupada , ter alertado para o estado da via e a exigencia de obras?
e estes dados de 120 anos são para comparar com quê?
Com os mortos feridos e estropiados nas outras llinhas de CF? Custóias, Alcafache e passagens de nível e suicidios? Em 120 anos?
Com os mortos feridos e estropiados nas estradas?.. Em Lisboa??? No Porto??? no País??? em 120 anos?
Com os mortos feridos e estropiados por negligencia médica ????? em 12 anos?
Com os mortos à fome . por falta de cuidadados básicos , por tuberculose? Em 120 anos?
Com os mortos feridos e estropiados nas guerras em que Portugal se meteu ? Em 120 anos?
Com os mortos feridos e estropiados pelo aumento da criminalidade por incúria dos governos????
em 120 anos?
Se for essa a razão para fechar a linha .. então tem que se fechar o país e expulsar uma série de Miguel de Vasconcelos que andam por aí
Mas não, todos estes estúpidos argumentos não conseguem convencer os transmontanos são um insulto à inteligencia... pretendem justificar o afogamento de uma das maiores obras da engenharia
Nacional a Linha do Tua , uma das mais belas do mundo, um vale maravilhoso com um ecossistema único, o trabalho com sangue e suor dos nossos antepassados (preocupados com esta geração que comeu aquilo que os pais lhes deixaram e quer comer ainda o que seria para os filhos) as oliveiras e vinhas centenárias , as termas antiquissimas e com aguas milagrosas e toda a identidade de um povo
por..........
0.3% de energia electrica para iluminar mais 1 ou 2 centros comerciais em Lisboa para venderem batata espanhola, roupa chinesa e pescada do chile e algumas contrapartidas
Parece impossível ....
m.carvalho
ps outras atitudes foram e vão ser tomadas
a responsabilidade da protecçõa civil
par meditar...
http://www.google.com/search?sourceid=g ... e%C3%A7ais
http://www.maraoonline.com/MARAO/MARAO_ ... B1D5F.html
e.. uma barragem em zona de alto risco sismico segundo o PLano Nacional de Ordenamento do Território (PNOT)