Página 1 de 1

MensagemEnviado: 6/4/2009 1:04
por Jiboia Cega
Isto vai dar muito que falar e oxalá não traga problemas de maior. Para já o Conselho de Segurança da ONU já reuniu de emergência...

Coreia do Norte lançou míssil de longo alcance

MensagemEnviado: 5/4/2009 9:23
por Capitão Nemo
Comunidade internacional condenou o "acto provocador"

Coreia do Norte lançou missil que sobrevoou o Japão e Conselho de Segurança da ONU reúne de urgência

05.04.2009 - 08h51

A Coreia do Norte lançou hoje um míssil que sobrevoou o Japão, país que já pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que se realizará esta tarde. O lançamento do míssil, que caiu no Pacífico, foi confirmado por Pyongyang mas com uma versão diferente. Segundo o Governo norte-coreano trata-se de um satélite de comunicações.

A notícia do lançamento do "satélite", que até a Rússia acredita tratar-se de um míssil ofensivo, foi dada hoje pela agência oficial norte-coreana KCNA.

"Os nossos cientistas e equipas técnicas conseguiram pôr em órbita o satélite Kwangmyongsong-2, na lógica dos nossos projectos nacionais de desenvolvimento espacial", referiu a agência. "O satélite está a seguir com normalidade a sua órbita", acrescentou a KCNA.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou o lançamento do míssil de largo alcance, que não provocou danos em território japonês, como um "acto provocador" que isola ainda mais a Coreia do Norte.

Num comunicado emitido em Praga, onde se encontra para a participar na cimeira entre a União Europeia e os Estados Unidos, em que apresentará uma iniciativa para eliminar as armas nucleares do Mundo, Barack Obama afirmou que o lançamento norte-coreano é uma "ameaça contra a região norte-asiática e contra a paz e a segurança internacionais".

"Com este acto provocador, a Coreia do Norte ignorou as suas obrigações internacionais, rejeitando os apelos à calma e isolando-se ainda mais da comunidade internacional", declarou o presidente norte-americano.

O míssil foi lançado às 11h30, hora local (2h30 em Lisboa), alcançado o espaço aéreo japonês em sete minutos.


Fonte Público http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idCanal=11