Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comprar acções em nome particular ou de empresa?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Liferacer » 2/4/2009 17:07

Não me levem a mal, mas se é para ter lucro, nada como investir em termos individuais.

Se detiver as acções mais de 1 ano, as mais-valias são isentas de IRS.

Caso contrário, o saldo positivo entre as mais e as menos valias detidas por período inferior a 1 ano é tributado autonomamente a 10%.

Se for em IRC, a tributação ascenderá a 26.5% (IRC + Derrama).

Assim, numa lógica de lucro, compensará sempre o investimento ao nível individual.

Cumprimentos,

Liferacer

Registado: 23/3/2009 15:50

por Champignon » 2/4/2009 14:47

Sim Salvador, de facto parece que é assim.

No entanto,por lógica, se tiveres prejuízo também podes reduzir o teu IRC com as menos valias

Mas é um pouco como a Pata diz, para que investirmos se pensarmos que vamos perder? Sendo assim podemos sempre investir em coisas que a empresa tenha beneficio directo.

Um bom investidor perde sempre em alguns trades, mas se for disciplinado e com um plano rigoroso...a longo prazo vai sempre obter lucros. Por isso investir como particular parece ter mais beneficios.

Quanto a isso dos dividendos nao faço idea...mas gostava de saber!

Embora eu cada vez goste menos de empresas que distribuem dividendos...pelo menos aquelas que tem passivos grandes!

Registado: 2/4/2009 12:51

por salvadorveiga » 2/4/2009 14:42

eu n sei mt bem como e' em empresas, mas penso q caso tenhas mais valias pagas o IRC sobre o lucro ao inves q em nome pessoal o imposto e' de 10% ou 0%...

Pata podesme enviar tambem qq coisinha com os tramites de acçoes em nome de empresa ?

obrigado

acho q a unica vantagem ao q m lembro, era q os dividendos nao eram taxados na mesma taxa q a nome individual

Registado: 12/3/2008 22:06

por Champignon » 2/4/2009 14:01

Pata obrigado pela ajuda.

Já enviei resposta á tua MP..

por Pata-Hari » 2/4/2009 13:35

Acho que tens que partir do principio que vai dar lucro. Se é para teres prejuizo, mais vale partires já para a ideia de "gastar" em algo que a tua empresa beneficie. Do ponto de vista fiscal, e partindo do principio que terás lucro, é-te bem mais favorável fazer as aplicações em nome pessoal do que em nome da empresa.

Vou-te mandar uma MP.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Comprar acções em nome particular ou de empresa?

por Champignon » 2/4/2009 13:14

Boas

Em primeiro lugar quero dar os parabens a todos os que participam activamente no Caldeirão. Tem sido um excelente instrumento de aprendizagem.
Tenho apenas acompanhado do lado de fora mas agora já me sinto com confiança suficiente para o poder fazer activamente. Tal deve-se ao facto de o acompanhar faz 2 anos, ter lido leitura especializada, e ouvir com atenção as opiniões dos mais sábios e idóneos. Há dois anos não sabia o que era um stop loss, as perdas eram sempre potenciais e SEMPRE recuperáveis no longo prazo. Para comprar....Price´s Target. Análise Técnica e Fundamental? Nem sabia que existia!
Enfim, que ingenuidade...

Bem, mas não foi para falar sobre isso que abri este tópico.
A minha dúvida é a seguinte,

Tenho uma empresa em que na sua tesouraria tem algum capital para poder aplicar. As taxas de juro estão na miséria que estão...e o dinheiro parado de nada serve. Por isso estava a pensar aplicar algum no mercado de capitais.

Até agora só o tenho feito a nível particular e nunca o fiz em nome da empresa.

Agora será uma boa ideia?
Na minha visão mais simplista penso que sim porque:

- Caso tenho lucro...irá entrar nas receitas e pagar imposto sobre esse lucro ( até era bom sinal)

- Caso tenha algum prejuízo...pode sempre contar como perda e abater aos lucros...o que daria um IRC menor

Estarei a ver bem a coisa?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, CarlosAP, CarlosMoreira1969, CORTIÇA, danielme1962, Google [Bot], IX Hispana, Jonas74, macau5m, Musus, trilhos2006 e 90 visitantes