Página 1 de 1

MensagemEnviado: 3/4/2009 16:01
por RCF
Caros colegas do caldeirão, gostaria de juntar a minha opinião às vossas neste debate sobre o BCE.

Expandindo a discussão para a actuação do BCE ao longo de toda esta crise eu penso que dificilmente encontraremos uma outra instituição que tenha sido uma referência de estabilidade e confiança como o BCE foi e é.
Para além do elevado profissionalismo com que lidou com todas as circunstâncias adversas que preencheram estes ultimos dois anos, para além do apoio seguro que prestou ao sector financeiro Europeu durante toda esta crise, o BCE conseguiu ser uma lanterna que iluminou as expectativas dos cidadãos Europeus durante esta fase mais aguda da crise. A metedologia tão criticada de proceder a cortes graduais das taxas de juros e a sua repercussão mensal na vida dos agentes economicos permitiu que no meio desta crise em que um activo tão precioso como a confiança e as expectativas dos agentes economicos esteve tão em baixa o BCE conseguisse alimentar uma expectativa de melhoria continua das condições financeiras aos agentes economicos.

O BCE conseguiu desenhar um trajecto, mostrar aos cidadãos e empresas Europeias que havia um rumo e encaminhar as expectativas dos agentes economicos para esse trajecto. O BCE foi de facto durante toda esta crise uma bussola eficaz que orientou a vida economica Europeia.

Não está em causa que os cidadãos Europeus devam quaquer tipo de agradecimento ao BCE pois este fez aquilo para que foi criado mas penso que existe lugar ao reconhecimento do elevado profissionalismo com que cumpriu o seu papel.

Cumprimentos,
RCF.

BCE

MensagemEnviado: 2/4/2009 17:08
por Razao_Pura
Exactly Djo,

Por isso é que o Trichet está a "fazer render o peixe"! Assim ainda lhe deixa margem para mais uma descidazita. É mais psicológico que outra coisa.

R.P.

MensagemEnviado: 2/4/2009 16:53
por djovarius
Penso que o BCE ainda vai aos 1% por pressão politica e fica por isso mesmo. Menos do que isso não traz nenhum estimulo, porque os agentes económicos não têm acesso a essas taxas, exceto em programas de natureza emergencial, patrocinados pelo Estado.
Assim, o EUR não entra em descalabro, porque ainda "rende" mais do que outras divisas do grupo principal. O medo de deflação não é justificado. E mesmo que fosse? Numa recessão, prefiro uma deflação a uma grande inflação, desde que a primeira não passe de décimas ao ano.
O juro zero é pernicioso, porque só serve para alimentar bolhas de ativos. E não queremos mais do mesmo.
A economia mundial, nesta fase, não aguenta "commodities" ao preço a que estiveram no ano passado. Mas é para lá que elas podem ir se a liquidez for exagerada. E esse exagero não resolve nenhum problema, apenas pode adiá-lo ligeiramente.


Abraço

djovarius

Decisao do BCE

MensagemEnviado: 2/4/2009 15:31
por anrocha42
Penso que este corte nao esta em linha com o corte de os demais Bancos Centrais.
Por isso concluo que os governadores do BCE, estejam muito conservadores com relacao a possivel retoma da inflacao doque promover a acelaracao do credito com taxas de juros mais atrativeis. Entretanto fez disparar o EURO que nao e um bom sintoma para os Paises tipicamente exportadores.

MensagemEnviado: 2/4/2009 15:27
por CAGGP
Não acho que o problema esteja nas taxas de juros. Pode-se dizer que muitos dos problemas subjacente a esta crise foram excesso de crédito mal direccionado, e uma expectativa de crescimento futuro demasiado optimista, que levou familias e empresas a contrair demasiadas dividas. Com juros demasiado baixos, incentivamos mais crédito e menos poupança, que é precisamente o oposto do que a economia precisa.
A euribor está em minimos historicos, os bancos centrais injectam liquidez sem precedentes e até ja começaram a imprimir dinheiro para comprar divida privada. a crise não é de liquidez, a crise é de solvabilidade e de confiança. Talvez seja mesmo preciso uma recessão para restabelecer uma economia mais equilibrada. E entretanto os governos que deixem de injectar tanto dinheiro em bancos zombie e que comece a se preocupar mais com as familias e a economia produtiva.

MensagemEnviado: 2/4/2009 14:51
por bp1511
Metam o dinheiro a zero... quando tiverem o petroleo a 200 USD (comprem GALP) a economia até vai saltar.

MensagemEnviado: 2/4/2009 14:44
por MarcoAntonio
A ultima subida do ano passado já foi fora de tempo e a meu ver teve consequencias no degradamento da situação económico no segundo semestre. E se bem se lembram, havia até a promessa (na qual eu nunca acreditei, o FED já estava na altura a baixar a taxa) de mais um aumento até ao fim do ano. Era só rir, isto já iamos com a crise subprime com cerca de um ano e prometiam subidas da taxa directora...

Mas em relação à alteração de hoje, muito embora houvesse a expectativa de um corte para 1%, não me parece mal. A estes níveis já não faz grande diferença, o impacto é reduzido pelo que 1.25 ou 1.00 é basicamente a mesma coisa.

MensagemEnviado: 2/4/2009 14:43
por surpreso
"Sem dúvida" de que se baixasse para 0,75 % a retoma económica seria "imediata".Só para rir...Todas estas politicas servem apenas para suportar os bancos

O enervante BCE...

MensagemEnviado: 2/4/2009 14:37
por analystxx
Peço desculpa o desabafo mas o BCE enerva-me( e de certeza k tb a mta gente)
Kd os USA começaram a descer as taxas de forma repentina, a crise estava a apertar todos, ainda sobem as taxas..
semanas depois, eu sabia, eles sabiam, o mundo sabia, ia começar um ciclo constante de descida de taxas até ao nivel actual.

Estas alterações monetárias demoram em média 8 a 12 meses a surtir efeito, e estes animais, em vêz de no inicio do ciclo descerem de forma abrupta (como fêz os USA) vão descendo aos poucos... que é para não causar mais volatilidade da tx de juro.. pk as preocupações são a tx. de infl. a médio prazo n a curto..

se têm independencia é de esperar que a usem no bom sentido...

MensagemEnviado: 2/4/2009 14:28
por Pata-Hari
Mas, meu clínico preferido, se tivessem descido mais, estariamos todos a dizer "ai jazus que as coisas estão mesmo pretas...!!!". A leitura pode-se sempre fazer das duas maneiras.

BCE

MensagemEnviado: 2/4/2009 14:19
por Clinico
Sim, é verdade Querida Pata, mas tambem se pode interpretar esta modesta descida dos juros como mais um sinal que as coisas não estão assim tão más?

Realmente isto só vem lançar mais confusão na cabeçinha dos investidores...

Jinhos
Clinico

MensagemEnviado: 2/4/2009 14:16
por Pata-Hari
convém não esquecer que o mandato ao BCE, ao contrário da FED, é apenas para o controlo de inflação...

A baixa da Taxa de Juro nao estaa a resultar.

MensagemEnviado: 2/4/2009 13:55
por bboniek33
Puseram a Economia (a que eles graciosamente chamam "real") nas couves com as trafulhices que deitaram o mundo-financeiro ao charco.

Agora andam de rabo para o ar a apanhar os cacos mas a Falta-de-Confianca e o Desemprego determinam o desastre inevitavel. Se isto nao ee Depressao entao o que ee ?
Teem medo dos nomes que as coisas teem. E poucos jaa tiraram a cabecinha da areia...

MensagemEnviado: 2/4/2009 13:51
por Parabolic
Na prática, o Trichet não quer baixar taxas, nunca quis, não faz parte da filosofia dele. Tem vindo a baixar taxas porque a isso é obrigado.

Este corte de 0,25 em vez de 0,50 é porque toda a gente anda a dizer que a economia vai recuperar, e as casas até já se vendem, etc, etc. Ele deve pensar que isto afinal até nem está assim tão mau, portanto para quê baixar muito as taxas?

MensagemEnviado: 2/4/2009 13:22
por vold
eu interpreto como poupança de balas. o risco de deflação não desapareceria só por baixar agora os 0.50. assim o BCE dá sinal de controlo da inflação, ao mesmo tempo que não dá tudo ao primeiro sinal.

os mercados recuperaram um pouco, eles dizem que aparecem sinais positivos, por isso mais vale esperar para ver.

na minha opinião fica tudo na mesma e o mercado fica a aguardar os dados do desemprego nos eua (daqui a 8m).

MensagemEnviado: 2/4/2009 13:20
por StRuTcH
Isto hoje já estava pouco confuso!

O trichet veio aumentar a entropia!! :mrgreen:

MensagemEnviado: 2/4/2009 13:08
por luis.live
mas o mercado ficou um pouco estranho, ou é impressao minha?

eu acho que claramente o mercado, estava á espera de um corte de 0,50.

agora como vai interpretar este corte de 0,25 é uma incognita!!!!! :roll:

MensagemEnviado: 2/4/2009 12:51
por Bala
Menos que os 0,5% esperados, mas até pode ser uma boa decisão :-k

BCE corta taxas de juro em 25 pontos base

MensagemEnviado: 2/4/2009 12:45
por Ulisses Pereira
O Banco Central Europeu acaba de cortar as taxas de juro em 25 pontos base para 1,25%.

Um abraço,
Ulisses