tiagopt Escreveu:Mas agora fiquei curioso em relação a esse tal estudo. Desenvolve lá melhor esta ideia

O estudo baseia-se em análise técnica purista (suportes, resistências, padrões...)? Ou AT automatizada, como os sistemas do cem?
Não entra no estudo AT ou AF. O objectivo é eliminar toda e qualquer fonte de subjectividade e decisão.
De uma forma muito simples desenvolvi uma aplicação que cria traders autómatos com determinadas características e os coloca em competição em determinados cenários.
Os critérios são, no fundo, diferentes estratégias de money management e perfis de operação. Existem traders que tem taxas de acerto ao longo dos anos de 30%, outros de 44%, etc. Traders a fechar posições com perdas médias de 1,5% e ganhos de 3% (racios 2:1), etc, etc, etc. em teoria operam também num mesmo mercado virtual e as oportunidades são iguais para ambos.
Depois, quando colocados em competição dois traders com precisamente o mesmo perfil e estratégia igual os resultados podem ser surpreendentes. Em anexo um gráfico do pior e do melhor trader. Conta inicial de 5.000 euros e 20 anos depois (supondo 1 trade em média por semana) olha bem o resultado... Mesma estratégia e mesma disciplina irrepreensível.
Deixo apenas uma amostra. Agora, na segunda fase do estudo, estou a tentar quantificar a dimensão disto. Mas as conclusões preliminares são demasiado óbvias: a esmagadora maioria dos traders mesmo sendo 100% disciplinados e cumprimento uma estratégia à risca durante anos anda a perder tempo (o gráfico que anexo - gerado pela aplicação - não é o ideal para o confirmar mas os dados confirmam que a maioria das capitalizações se tende a acumular nos limites inferiores dos intervalos).
A terceira fase do estudo é encontrar as causas porque as capitalizações de alguns traders autómatos "começam a voar" enquanto a esmagadora maioria permanece na mesma ao longo dos anos. Mas estes são sempre uma minoria... As causas podem residir, precisamente, na tua dúvida inicial
"Afinal, as rentabilidades fantásticas não passam de... acasos probabilísticos?" fruto do efeito borboleta e do poder do compound, muito provavelmente...
Seja como for o interessante destas evidências é confirmar aquilo que eu já suspeitava há muito: desenvolver estratégias com rácios ganho/perda (tipo 2:1, 3:1, etc) limita e muito os ganhos no long run.
Abraço,
Tiago