
Enviado:
25/3/2009 19:04
por PJBM2
MarcoAntonio Escreveu:Hmm, espero bem que não. O Metro do Porto está a ter bastante adesão e a utilização do serviço tem vindo a aumentar (de resto como dá conta a notícia).
Os benefícios da utilização do Metro em detrimento de outros meios de transporte são vários pelo que, no limite, até se poderia justificar algum prejuízo. Penso que parar projectos era andar para trás no tempo.
Não sei também como estes prejuízos são contabilizados e se os investimentos que têm vindo a ser realizados estão a pesar para o prejuízo relatado, uma vez que o projecto continua a avançar e a ser ampliado. E espero mt bem que assim continue pois por aqui nota-se bem a diferença entre a era pré-Metro e a era pós-Metro...
É verdade, a diferença é abismal. E ainda bem que assim é.


Enviado:
25/3/2009 17:59
por MarcoAntonio
Eu estava a responder à proposta de parar os projectos em curso.

Enviado:
25/3/2009 17:55
por Elias
Marco,
Penso que terás percebido que eu estava a ironizar, tomando como referência o argumento de ser deficitário (argumento este já usado para justificar o encerramento de diversas linhas de comboio)

Enviado:
25/3/2009 17:44
por MarcoAntonio
Hmm, espero bem que não. O Metro do Porto está a ter bastante adesão e a utilização do serviço tem vindo a aumentar (de resto como dá conta a notícia).
Os benefícios da utilização do Metro em detrimento de outros meios de transporte são vários pelo que, no limite, até se poderia justificar algum prejuízo. Penso que parar projectos era andar para trás no tempo.
Não sei também como estes prejuízos são contabilizados e se os investimentos que têm vindo a ser realizados estão a pesar para o prejuízo relatado, uma vez que o projecto continua a avançar e a ser ampliado. E espero mt bem que assim continue pois por aqui nota-se bem a diferença entre a era pré-Metro e a era pós-Metro...

Enviado:
25/3/2009 17:34
por Pata-Hari
Ou parar os projectos em curso. Ou aumentar os preços do estacionamento no Porto por modo a rentabilizar o metro e melhorar a qualidade de vida e de transito dentro do Porto.
Ideias...!

Enviado:
25/3/2009 16:50
por Elias
Deviam fechar o Metro do Porto, alegando que é deficitário

Alguém Pode Explicar Isto????

Enviado:
25/3/2009 16:49
por Açor3
Passivo da Metro do Porto já chega aos 2,13 mil milhões de euros
25/03/2009
A Metro do Porto fechou o ano de 2008 com um passivo próximo dos 2,13 mil milhões de euros, o que traduz um agravamento de 9,7% face aos 1,942 mil milhões de euros um ano antes.
De acordo com o presidente da empresa, o agravamento da situação financeira da Metro do Porto “reflecte a carência de financiamento a fundo perdido do projecto, hoje com um nível de endividamento que constitui a nossa principal preocupação”, enfatiza, na carta dirigida aos accionistas.
“O défice de exploração e o investimento continuaram a obrigar ao recurso a financiamento intercalar, mas agora num enquadramento macroeconómico cada mais adverso”, frisa Ricardo Fonseca.
A Metro do Porto encerrou o exercício de 2008 com um resultado líquido negativo de 148,6 milhões de euros, o que traduz um agravamento de 2,4% face ao ano anterior. A subida em 11,5% dos custos financeiros e dos impostos em 70,6% explicam esta evolução, explica a administração da empresa.
De acordo com o relatório e contas de 2008 esta manhã aprovado por unanimidade em assembleia-geral da sociedade, houve um total de 51,5 milhões de validações no ano passado – o que corresponde a uma média diária de mais de 170 mil validações por dia útil.
O comportamento positivo da procura teve reflexo nas receitas tarifárias do sistema da rede, que registaram um aumento de 9,4% face a 2007, atingindo os 29,2 milhões de euros. Registou-se igualmente um crescimento de 11,5% dos proveitos da empresa, atingindo os 61,9 milhões de euros em 2008. Para estes valores contribuiu, sobretudo, o aumento de 9,7% nas receitas das prestações de serviços.
O Metro do Porto investiu 123,8 milhões de euros na rede em 2008. Feitas as contas, o investimento total no sistema de metro ligeiro da Área Metropolitana do Porto ascende já aos 2,236 mil milhões de euros, incluindo custos com os novos projectos em análise.
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Banco BPI