Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic - Refer encerra linhas do Corgo e do Tâmega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 30/3/2011 20:01

Quercus exige reabertura da Linha do Corgo
quinta-feira, 24 de Março de 2011
Diário Digital / Lusa

A associação ambientalista Quercus exigiu hoje a reabertura da linha ferroviária do Corgo, que liga Peso da Régua a Vila Real e que foi encerrada há dois anos por motivos de segurança.

A 25 de março de 2009, a então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, mandou fechar a Linha do Corgo por razões de segurança, anunciando depois um investimento de 23,4 milhões de euros na reparação da linha que deveria reabrir até ao final de 2010.

As primeiras fases ficaram concluídas no final de 2009, depois do levantamento dos carris e travessas e reperfilamento da plataforma, só que, entretanto, os trabalhos pararam deixando as populações e autarcas apreensivos quanto ao futuro da linha.

Registado: 5/11/2002 12:21

por e-finance » 24/2/2011 1:22

De Vila Real para o interior já não há comboio à muito tempo. Só havia régua-vila real.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por Elias » 23/2/2011 18:47

A sentença de morte da Linha do Corgo além Vila Real silenciosamente e pela calada

Publicado em 23 de Fevereiro de 2011 por maquinistas.org

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

Despacho n.o 3578/2011

Tendo presente a necessidade de resolução de uma situação de ocupação ilegal e obtenção da melhor utilização dos bens do domínio público ferroviário, promovendo, ao mesmo tempo, a sua reorganização e novas formas de cooperação entre a administração central e as autarquias locais; Considerando que, para a concretização da legalização da construção existente no local, torna-se necessária uma parcela de terreno, com a área total de 80 m2, omissa na matriz predial urbana, da freguesia de Mateus, concelho de Vila Real, localizada entre os quilómetros 26,469 64 e 26,521 24, lado direito da linha, e identificada no desenho n.o 10002102877, não se prevendo que a mesma volte a encontrar-se adstrita ao uso ferroviário, da qual a Rede Ferroviária Nacional, REFER, E. P. E., já celebrou o correspondente contrato-promessa de compra e venda.

Neste contexto, e tendo o disposto no artigo 24.o do Decreto-Lei n.o 276/2003, de 4 de Novembro, e no uso da delegação de competências constante do despacho n.o 16357/2005 (2.a série), de 7 de Julho, publicado no Diário da República, 2.a série, n.o 143, de 27 de Julho de 2005, determina-se:

1 — Desafectar do domínio público ferroviário, sob gestão da REFER, E. P. E., a parcela de terreno identificada na planta anexa, desenho n.o 10002102877, com a área de 80 m2, omissa na matriz predial urbana, da freguesia de Mateus, concelho de Vila Real.

2 — O bem desafectado será cedido onerosamente nos termos do contrato-promessa de compra e venda celebrado a 11 de Abril de 2007 pela REFER, E. P. E.

3 — A REFER, E. P. E., deverá abater a parcela referida no n.o 1 ao cadastro dos bens dominiais sob a sua administração.

4 — O presente despacho constitui documento bastante para o registo do imóvel identificado no n.o 1 na conservatória do registo predial respectiva e inscrição matricial a favor da REFER, E. P. E., como pro-prietária de pleno direito.

24 de Setembro de 2010. — O Secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Manuel Costa Pina. — O Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Henrique Graça Correia da Fonseca.

Diário da República, 2.a série — N.o 38 — 23 de Fevereiro de 2011

http://www.maquinistas.org/?p=260

por Elias » 24/10/2010 20:02

Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:As autarquias terão a possibilidade de recuperar e explorar estes troços. Contudo, a experiência do Metro de Mirandela, que nos últimos dois anos acumulou 240 mil euros de prejuízo, antecipa o final provável que espera os troços desclassificados.

frederico.pinheiro@sol.pt

As autarquias não são o Estado? :shock:

Quando se trata de receitas, SIM, são o Estado e o dinheiro vai para o Estado

Quando se trata de despesas, NÃO, é despesa das autarquias e o Estado não tem nada a ver com isso

Neste caso é despesa, por isso o Estado lava as mãos :mrgreen:

por Lion_Heart » 24/10/2010 19:54

Elias Escreveu:As autarquias terão a possibilidade de recuperar e explorar estes troços. Contudo, a experiência do Metro de Mirandela, que nos últimos dois anos acumulou 240 mil euros de prejuízo, antecipa o final provável que espera os troços desclassificados.

As autarquias não são o Estado? Fico sempre confuso :shock:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 24/10/2010 19:51

Centenas de quilómetros de ferrovia 'abandonados'
24 de Outubro, 2010
por Frederico Pinheiro

É o fim de linha para vários trajectos ferroviários. As restrições orçamentais vão obrigar a REFER a desclassificar várias linhas, de acordo com a proposta de OE 2011.

Em causa poderão estar «centenas de quilómetros de caminhos de ferro», admitiu ao SOL fonte do sector. O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, responsável pela tutela da REFER, vai pedir, segundo o a proposta de OE 2011, à empresa pública «até ao termo do primeiro trimestre de 2011 para promover uma avaliação da rede ferroviária acompanhada de propostas sempre que se verifiquem os pressupostos do artigo 12º da Lei de Bases do Sistema de Transportes Terrestres».

Este artigo pressupõe a «desclassificação de linhas, troços ou ramais», caso, por exemplo, o tráfego não seja economicamente viável, se encontrem soluções alternativas mais económicas ou ainda se os investimentos à modernização do trajecto não forem comportáveis.

Várias linhas estão, por isso, em risco de encerrarem definitivamente. «A declaração de desclassificação implicará a cessação definitiva da exploração do serviço público de transporte ferroviário», lê-se no documento.

As linhas mais vulneráveis a esta lei são as regionais e as estreitas. Com esta decisão, o Governo exclui definitivamente a recuperação de percursos como a linha do Oeste, do Tua, do Tâmega, do Corvo e do Vouga.

As autarquias terão a possibilidade de recuperar e explorar estes troços. Contudo, a experiência do Metro de Mirandela, que nos últimos dois anos acumulou 240 mil euros de prejuízo, antecipa o final provável que espera os troços desclassificados.

por mais_um » 18/5/2009 15:43

Elias Escreveu:Se calhar nas estações e apeadeiros do corgo também não está lá nada afixado a informar...

Pois, esse é realmente o unico sitio onde deve estar alem da net, claro.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 18/5/2009 15:40

mais_um Escreveu:nos outros apeadeiros e estações também está a informação onde apanhar o transporte alternativo, que em alguns casos até fica na unica estrada de acesso ao mesmo.

Mas esta informação está na net.

Não está onde devia estar, que é nos painéis das estações.

Se calhar nas estações e apeadeiros do corgo também não está lá nada afixado a informar...

por mais_um » 18/5/2009 15:37

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Humm...a ideia que eu tenho é que os transportes rodoviarios de substituição apanham-se nos mesmos locais que os ferroviarios, ou seja, junto às estações e apeadeiros, dai não me parecer que haja qualquer problema, chego ao apeadeiro e apanho um autocarro em vez de apanhar um comboio, certo?

Errado.

Em muitos casos o autocarro passa na estrada principal, ou no cruzamento ou no centro da localidade e não na estação apeadeiro.

Ora vê aqui os horários das carreiras de substituição e repara no significado dos asteriscos...

Não estou a ver qualquer problema, chego à estação da Regua tenho a informação que devo apanhar o autocarro à frente da estação, nos outros apeadeiros e estações também está a informação onde apanhar o transporte alternativo, que em alguns casos até fica na unica estrada de acesso ao mesmo.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Elias » 18/5/2009 15:24

mais_um Escreveu:Humm...a ideia que eu tenho é que os transportes rodoviarios de substituição apanham-se nos mesmos locais que os ferroviarios, ou seja, junto às estações e apeadeiros, dai não me parecer que haja qualquer problema, chego ao apeadeiro e apanho um autocarro em vez de apanhar um comboio, certo?

Errado.

Em muitos casos o autocarro passa na estrada principal, ou no cruzamento ou no centro da localidade e não na estação apeadeiro.

Ora vê aqui os horários das carreiras de substituição e repara no significado dos asteriscos...

por mais_um » 18/5/2009 15:10

Elias Escreveu:Olá Alexandre,

Eu sei que existe, mas essa informação devia estar afixada junto aos respectivos horários, caso contrário os potenciais viajantes, desinformados, arriscam-se a perder o autocarro na estação da Livração ou da Régua.

1 abraço,
Elias

Humm...a ideia que eu tenho é que os transportes rodoviarios de substituição apanham-se nos mesmos locais que os ferroviarios, ou seja, junto às estações e apeadeiros, dai não me parecer que haja qualquer problema, chego ao apeadeiro e apanho um autocarro em vez de apanhar um comboio, certo?

por Elias » 18/5/2009 15:06

Olá Alexandre,

Eu sei que existe, mas essa informação devia estar afixada junto aos respectivos horários, caso contrário os potenciais viajantes, desinformados, arriscam-se a perder o autocarro na estação da Livração ou da Régua.

1 abraço,
Elias

por mais_um » 18/5/2009 15:04

Elias Escreveu:Hoje estive na estação do Oriente em Lisboa e reparei que os horário das linhas do Tâmega e do Corgo continuam afixados nos respectivos painéis, sem haver qualquer aviso que alerte os potenciais viajantes para o facto de os comboios não circularem naquelas vias...

Boas Elias!

Noutro topico, em troca de comentáriso contigo, já tinha referido que existia a substituição por trasnportes rodoviarios... :wink:

"A partir do momento em que se apontam problemas de segurança e a decisão é de encerrar [as linhas], a CP tem de criar alternativas aos utentes: os transportes rodoviários já estão no terreno, a cumprir exactamente os mesmos horários dos comboios", garantiu a directora de comunicação dos Comboios de Portugal (CP), Ana Portela.

Depois dos acidentes da Linha do Tua, que conduziram à sua suspensão, o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) iniciou um inquérito também às Linhas do Corgo e do Tâmega, que apresentam as mesmas características da linha onde decorreram os acidente: bitola métrica [linha] estreita e em montanha.

Os resultados do inquérito "identificaram factos negativos relacionados com a condição técnica das linhas de bitola métrica do Tâmega, Corgo e Tua" e foram conhecidos terça-feira ao fim do dia, bem como o despacho da secretaria de estado dos transportes que accionou o encerramento provisório

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1370833

Um abraço

Alexandre Santos

por atomez » 18/5/2009 14:13

!!!
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Elias » 18/5/2009 14:01

Hoje estive na estação do Oriente em Lisboa e reparei que os horário das linhas do Tâmega e do Corgo continuam afixados nos respectivos painéis, sem haver qualquer aviso que alerte os potenciais viajantes para o facto de os comboios não circularem naquelas vias...

por atomez » 25/3/2009 19:33

Elias Escreveu:
pedrom Escreveu:Quando não há dinheiro é assim!!!!

O que não é rentável para o estado pára, pura e simplesmente!!!!

Pela mesma lógica, e como a CP dá milhões de euros de prejuízo, talvez se devesse fechar a CP.

E o Metro de Lisboa.

E o Metro do Porto.

E a TAP.

...

EXACTAMENTE !

Deviam era privatizar as linhas que são rentáveis -- suburbanas de Lx e Porto e linha do norte -- e fechar tudo o resto.

Acabar com a Refer e a CP de vez.

Andamos nós todos a pagar mais de 1 MILHÃO de €€€ POR DIA, todos os dias, são mais de 400 milhões por ano, para quê???

O comboio é um meio de transporte caríssimo. Não temos dinheiro para luxos desses.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por pedrom » 25/3/2009 17:30

Elias Escreveu:

Pela mesma lógica, e como a CP dá milhões de euros de prejuízo, talvez se devesse fechar a CP.

E o Metro de Lisboa.

E o Metro do Porto.

E a TAP.

O ministro deve sonhar todos os dias com essa solução..... pois se se fecha-se tudo o que dá prejuizo fica mais dinheiro para gastar em luvas..... e fatos..... :mrgreen:

...
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

Re: Off topic - Refer encerra linhas do Corgo e do Tâmega

por limpaesgotos » 25/3/2009 15:50

Refer encerra linhas do Corgo e do Tâmega sem aviso prévio aos utentes do serviço

Isto é que é ter respeito pelo povo ...
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por Elias » 25/3/2009 15:36

E o Metro de Lisboa.

E o Metro do Porto.

E a TAP.

...

por pedrom » 25/3/2009 14:44

Quando não há dinheiro é assim!!!!

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por EALM » 25/3/2009 14:25

Enfim... e isto passa impune!!

Eu gostava de saber se há mais segurança nas vias rodoviárias por onde vão circular os autocarros de substituição!! Mesmo!

Num país onde se morre na estrada como no nosso, vão acabar com uma linha férrea desta maneira? Eu não vivo lá, mas sinto a mesma indignação!

Registado: 1/5/2008 2:21

Off topic - Refer encerra linhas do Corgo e do Tâmega

por Elias » 25/3/2009 12:06

Hoje é um dia triste para o caminho-de-ferro em Portugal.

Depois de Bragança e Viseu, a cidade de Vila Real é a terceira capital de distrito a ficar sem acesso ferroviário.

Aos poucos o caminho-de-ferro em Portugal vai desaparecendo... :cry:

Refer encerra linhas do Corgo e do Tâmega sem aviso prévio aos utentes do serviço
25.03.2009 - 07h52 Carlos Cipriano

As linhas do Corgo (Régua a Vila Real) e do Tâmega (Livração a Amarante) estão encerradas "por tempo indeterminado" desde ontem à noite, numa ordem dada em cima da hora pela administração da Refer que, em segredo, acordou com a CP um serviço de substituição rodoviário. O motivo oficial é a reabilitação daquelas linhas, mas a empresa não tem qualquer calendarização para iniciar os trabalhos, não dispõe dos projectos para tal e não abriu qualquer concurso público.

Ontem à noite, o maquinista da automotora que costuma ficar na estação de Vila Real recebeu ordens para a trazer de volta à Régua antes da meia-noite, numa operação que faz recordar a forma como há 16 anos encerrou a linha do Tua (entre Mirandela e Bragança) com as composições a regressarem vazias durante a noite para evitar a contestação das populações.

O PÚBLICO apurou que a Refer e a CP preparavam esta operação há já alguns meses, mas decidiram não a divulgar, preferindo fazê-lo em cima da hora. Ontem, às 21h, os sites das duas empresas não traziam ainda qualquer informação sobre esta suspensão. A ordem apanhou de surpresa os ferroviários da estação da Régua e da Livração que, subitamente, ficaram a saber que hoje já não haveria comboios para Vila Real e Amarante. Para a CP, que também omitiu estas alterações aos seus clientes, esta situação é vantajosa visto que o serviço é deficitário e poupa agora no combustível e no desgaste das composições, com a vantagem de ser a Refer a pagar os autocarros de substituição.

Ao contrário da linha da Figueira da Foz a Cantanhede e Pampilhosa, que encerrou no início do ano na sequência de um relatório que pôs em causa a segurança da circulação, neste caso aquelas duas linhas de via estreita não aparentavam nenhum risco especial nem houve nenhum incidente que estivesse na origem da decisão. A linha do Corgo liga a Régua a Vila Real num cenário pitoresco através dos socalcos típicos do Douro. A velocidade raramente ultrapassa os 40km/hora, mas as automotoras que nela circulam são um ex-libris do turismo da região que é Património da Humanidade. O serviço alternativo em autocarro não será mais rápido devido às estradas igualmente sinuosas e terá menos passageiros dada a perda da componente de lazer.

Nesta linha circulavam cinco comboios/dia em cada sentido que ligavam os 26kms entre as duas cidades em 53 minutos. No Tâmega, os 13kms de via estreita eram percorridos em meia hora com uma frequência de oito composições/dia. Num espaço de um ano a Refer "encerrou temporariamente" 134kms de linhas férreas: 42kms no Tua na sequência de um acidente, 53kms entre Pampilhosa e Figueira da Foz por razões de segurança, 45kms entre Guarda e Covilhã para efectuar obras e agora os 13 e 26kms que restavam do Tâmega e do Corgo, também por alegadas razões de segurança. Desta lista, porém, apenas decorrem obras entre a Guarda e Covilhã, estando a circulação ferroviária suspensa nas restantes sem que, por parte da Refer, haja qualquer comprometimento com datas para obras e reabertura das linhas.

O investimento ferroviário em Portugal tem caído nos últimos anos, passando de 426 milhões de euros em 2005 para 307 no ano seguinte e 264 em 2007. No ano passado foram gastos na ferrovia apenas 250 milhões de euros.

Fonte: publico.pt

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, cali010201, Google [Bot], IX Hispana, Luzemburg, nov, PAULOJOAO, Purificaçao, rtinto, Shimazaki_2 e 143 visitantes