Não pagar imposto sobre os dividendos.
Pata-Hari Escreveu:Isso é no caso de optares por englobamento. Ora vai lá ver.
Pois de facto tens razão.
Aproveitei e fiz a simulação, pus a metade do total dos dividendos antes de impostos e comissões e a totalidade do imposto retido.
Resultado: mesmo pagando uma taxa de imposto superior no Coeficiente conjugal o imposto a devolver pelas finanças e superior.
Vou optar pelo englobamento visto no ano passado ter tido menos valias, só não sei é se será aceite pois não pedi a declaração ao banco no prazo estabelecido.

Obrigado!
Pata-Hari Escreveu:não, pisão. 20% dos dividendos.
Retirei isto da ajuda no preenchimento do IRS:
"E1:
- Lucros e adiantamentos por conta de lucros devidos por entidades residentes (inclui dividendos);
- Rendimentos resultantes de partilha qualificado como rendimento de capitais;
- Amortização de partes sociais sem redução de capital;
- Rendimentos que o associado aufira da associação à quota e da associação em participação.
Estes rendimentos são considerados em 50% do seu valor ilíquido se a entidade devedora dos rendimentos tiver a sua sede ou direcção efectiva em território português, for sujeita e não isenta de IRC e os respectivos beneficiários residirem neste território, nos termos do art. 40º-A do CIRS.
Os dividendos de acções adquiridas na sequência de processo de privatização que beneficiem da isenção prevista no art. 59º do EBF (50%) e da redução referida no art. 40º-A do CIRS (50%), devem ser incluídos por 25% do seu valor."
Pelo que aqui está escrito o imposto incide apenas sobre 50% do seu valor ilíquido se a entidade devedora dos rendimentos tiver a sua sede ou direcção efectiva em território português, como é o caso.
Não percebo?!?
Amigos:
Tenho conta na BIGonline com carteira de acções, tenho recebido dividendos de algumas acções de empresas exclusivamente nacionais.
O BIG aplica-me a taxa de 20% sobre a totalidade dos dividendos recebidos.
Pelo que já li em outros tópicos aqui no forum suponho que deveria ser aplicada a taxa de 20% apenas a 50% dos dividendos
Alguém me poderia esclarecer?
Obrigado.
Tenho conta na BIGonline com carteira de acções, tenho recebido dividendos de algumas acções de empresas exclusivamente nacionais.
O BIG aplica-me a taxa de 20% sobre a totalidade dos dividendos recebidos.
Pelo que já li em outros tópicos aqui no forum suponho que deveria ser aplicada a taxa de 20% apenas a 50% dos dividendos
Alguém me poderia esclarecer?
Obrigado.
Parece que então estamos todos de acordo: o tema do post é o efeito fiscal nos dividendos. Uffa.
Dialmedia, o efeito fiscal das mais valias e o impacto da decisão de venda é maior do que esse. Se neste momento optares por vender acções antes do dividendo, acções essas que já tens há mais de um ano, não pagas imposto. Recompras passado 2 dias. Agora imagina que o mercado sobe imenso e as queres vender daqui a duas semanas. Passaste a pagar imposto de mais valias e perdeste a opção de as vender "de borla". Era sobretudo a esse impacto que eu me referia.
Dialmedia, o efeito fiscal das mais valias e o impacto da decisão de venda é maior do que esse. Se neste momento optares por vender acções antes do dividendo, acções essas que já tens há mais de um ano, não pagas imposto. Recompras passado 2 dias. Agora imagina que o mercado sobe imenso e as queres vender daqui a duas semanas. Passaste a pagar imposto de mais valias e perdeste a opção de as vender "de borla". Era sobretudo a esse impacto que eu me referia.
Re: comentário
jotabilo Escreveu:Ou seja Cara Patinha
A distribuição de dividendos apenas serve interesses fiscais.
cumps
exacto... e e' por isso que o Buffett nao distribui dividendos...
ele e' contra a dupla taxa: Acha inadmissivel o investidor ser taxado o seu capital por via do IRC, e depois o mesmo capital liquido ser novamente taxado no IRS, por isso ele nao distribui dividendos porque acha que é a melhor medida para o accionista (os 30 % de taxa nos EUA em dividendos, se acumulados e capitalizados dentro da empresa durante muitos anos, pode dar uma fortuna que se poupa em impostos)
abrço
comentário
Ou seja Cara Patinha
cumps
cumps
- Registado: 3/12/2007 20:31
comentário
Cara Marrequinha
O que eu afirmei foi o seguinte:
A empresa (ou a sua administração ou assembleia de accionistas para o efeito) decide distribuir dividendos face aos réditos havidos.
Os euros que me são atribuídos não vão aumentar o meu valor patrimonial no título, dado que esse valor que me foi atribuído é descontado no valor da cotação dos títulos no dia do ex-dividendo.
Claro que não considero o 20% de taxa fiscal que recai sobre eles. Neste caso o meu valor patrimonial no título até diminui dado que existe um custo fiscal.
Portanto, se eu não acreditar que o valor da cotação vai recuperar o anterior valor dentro de uma brevidade aceitável...o melhor será nem receber dividendos, dado que o meu património diminue face a taxação fiscal que eles comportam.
è simples e óbvio, senhora!
cumps
O que eu afirmei foi o seguinte:
A empresa (ou a sua administração ou assembleia de accionistas para o efeito) decide distribuir dividendos face aos réditos havidos.
Os euros que me são atribuídos não vão aumentar o meu valor patrimonial no título, dado que esse valor que me foi atribuído é descontado no valor da cotação dos títulos no dia do ex-dividendo.
Claro que não considero o 20% de taxa fiscal que recai sobre eles. Neste caso o meu valor patrimonial no título até diminui dado que existe um custo fiscal.
Portanto, se eu não acreditar que o valor da cotação vai recuperar o anterior valor dentro de uma brevidade aceitável...o melhor será nem receber dividendos, dado que o meu património diminue face a taxação fiscal que eles comportam.
è simples e óbvio, senhora!
cumps
Para quem quiser pensar analiticamente no assunto, sugiro aqui uma equação.
Compensa aplicar o método de vender e comprar se:
I > CV + CC + IRS +/- FE +/- VA
I = Impostos e custos para receber o dividendo.
CV = Comissão de venda.
CC = Comissão de compra.
IRS = 10% das mais-valias das acções (se existirem e se forem detidas à menos de 1 ano).
FE = Foreign Exchange - Variação cambial se se tratar de um activo financeiro em moeda estrangeira.
VA = Variação do título entre o período que ficámos sem acções.
A equação pode ficar simplesmente reduzida a I > CC + CV se as acções que vão vender apresentarem menos-valias e/ou se forem detidas à um ano; se forem detidas na vossa moeda de investimento (Na maioria dos casos, o Euro) e se considerarem que o título não vai oscilar significativamente durante a vossa estratégia. Como é óbvio, perdem bastante rigor e o risco aumenta.
As quatro primeiras variáveis darão, em princípio, para estimar o seu valor. A variação cambial e a do título é que dependerão inteiramente do comportamento do mercado.
É uma estratégia com risco como qualquer outra, mas bem ponderada poderá dar frutos.
Cumps.
Compensa aplicar o método de vender e comprar se:
I > CV + CC + IRS +/- FE +/- VA
I = Impostos e custos para receber o dividendo.
CV = Comissão de venda.
CC = Comissão de compra.
IRS = 10% das mais-valias das acções (se existirem e se forem detidas à menos de 1 ano).
FE = Foreign Exchange - Variação cambial se se tratar de um activo financeiro em moeda estrangeira.
VA = Variação do título entre o período que ficámos sem acções.
A equação pode ficar simplesmente reduzida a I > CC + CV se as acções que vão vender apresentarem menos-valias e/ou se forem detidas à um ano; se forem detidas na vossa moeda de investimento (Na maioria dos casos, o Euro) e se considerarem que o título não vai oscilar significativamente durante a vossa estratégia. Como é óbvio, perdem bastante rigor e o risco aumenta.
As quatro primeiras variáveis darão, em princípio, para estimar o seu valor. A variação cambial e a do título é que dependerão inteiramente do comportamento do mercado.
É uma estratégia com risco como qualquer outra, mas bem ponderada poderá dar frutos.
Cumps.
- Registado: 26/1/2007 17:07
comentário
Cara Marrequinha
Essa não!
Mas como sei que desejas que eu seja cavalheiro e te deixe com a última palavra...eu cedo.
cumps
Essa não!
Mas como sei que desejas que eu seja cavalheiro e te deixe com a última palavra...eu cedo.
cumps
comentário
Cara Marrequinha
De acordo contigo. Naturalmente que se a assembleia decidir não distribuir dividendos tudo bem.
Mas isso é outra realidade que não estava em discussão.
Não lateralizes Marrequinha!
O que estávamos a comentar era uma eventual distribuição de dividendos e não outra cousa.
Não me enoveles o caco!
Com simpatia
De acordo contigo. Naturalmente que se a assembleia decidir não distribuir dividendos tudo bem.
Mas isso é outra realidade que não estava em discussão.
Não lateralizes Marrequinha!
O que estávamos a comentar era uma eventual distribuição de dividendos e não outra cousa.
Não me enoveles o caco!
Com simpatia
Os dividendos são réditos de uma empresa da qual eu sou prorietário (na devida proporção) se os distribuo a empresa perde valor e a cotação dos títulos sofre o proporcional e respectivo abatimento na sua cotação.
Podes dar a voltas que quiseres a isto mas o real, é assim.
Estás enganado, Jotabilo. Quanto mais não seja, pelo valor dos impostos pagos. É diferente os dividendos não serem distribuidos e ficarem no valor da acção de serem distribuidos (devolvidos ao accionista) e metade do seu valor ficar para o estado.
comentário
Cara Marrequinha
Essa problemática dos dividendos, como deves saber, já muito foi debatida aqui no fórum.
O que eu afirmei é que o valor patrimonial da minha carteira não sofre qualquer alteração com o recebimento dos dividendos. Sejam muitas ou poucas acções dado que no dia do ex-dividendo é descontado no valor das acções o valor dos dividendos distribuidos como é natural.
E tenho isto como incontornável.
Naturalmente que, como referes, a taxa de fiscalidade que incide sobre os dividentos é significativa (pode ir até 55%) e pode por isso ser adoptado o procedimento de não receber dividendos
por via disso.
Naturalmente que mantenho a afirmação de que os dividendos nada acrescentam à totalidade do valor da minha carteira no dia seguinte ao do ex-dividendo, para além da natural alteração decorrente do movimento diário dos mercados.
É indiferente o número de acções que possuímos nesta operação.Os dividendos são réditos de uma empresa da qual eu sou prorietário (na devida proporção) se os distribuo a empresa perde valor e a cotação dos títulos sofre o proporcional e respectivo abatimento na sua cotação.
cumps
Essa problemática dos dividendos, como deves saber, já muito foi debatida aqui no fórum.
O que eu afirmei é que o valor patrimonial da minha carteira não sofre qualquer alteração com o recebimento dos dividendos. Sejam muitas ou poucas acções dado que no dia do ex-dividendo é descontado no valor das acções o valor dos dividendos distribuidos como é natural.
E tenho isto como incontornável.
Naturalmente que, como referes, a taxa de fiscalidade que incide sobre os dividentos é significativa (pode ir até 55%) e pode por isso ser adoptado o procedimento de não receber dividendos
por via disso.
Naturalmente que mantenho a afirmação de que os dividendos nada acrescentam à totalidade do valor da minha carteira no dia seguinte ao do ex-dividendo, para além da natural alteração decorrente do movimento diário dos mercados.
É indiferente o número de acções que possuímos nesta operação.Os dividendos são réditos de uma empresa da qual eu sou prorietário (na devida proporção) se os distribuo a empresa perde valor e a cotação dos títulos sofre o proporcional e respectivo abatimento na sua cotação.
cumps
Pata-Hari Escreveu:Ó rapazes, vocês parecem o supra-sumo do bitaite, que desorientação!
"parece-me", "não me lembro", "são uns euros que não significam nada". Jotabilo, uns euros podem ser poucos se tiveres poucas acções. Naõ deixam de ser percentagens muitas vezes muito significativas do valor investido. Se tiveres 2 milhões de euros investidos e contares com 4% de dividendos, eu diria que ñão são montantes irrelavantes e que a carga fiscal é tema. Até para investimentos pequenos faz sentido fazer contas, quanto mais para grandes. Joy, a estratégia pode ser ou não compensadora. "Para mim resultou mas não fiz contas" é pouco técnico....
A retenção na fonte (para acções depositadas cá) é de 20%. Aos quais se adiciona o que o estado onde está sediada a empresa retiver, que é variável em função da aplicaçaõ ou não do acordo de dupla tributação. No caso finlandês e sem a aplicação do acordo, comem-me 35% mais 20%. É MUITO cacau.
ai provavelmente e' preferivel vender... ora imaginando uma acçao...
de valor 100 € e com 5% yield.
tenho 20 acçoes e os custos de transacçao sao 10 €.
Portanto 2000 €. dos quais vou receber 200 €, mas liquidos recebo 160€.
Custos se nao vender as acçoes, impostos 40 €.
Agora se eu vender no dia ex dividend - tenho que gastar 20 € para vender e recomprar... e temos q ter em conta que conseguimos agarrar as acçoes no valor ex dividend ou ate abaixo...
poupavamos 20 € neste caso, mas depois ainda itnhamos q fazer contas se tivessemos as acçoes ha mais de 12 meses e perdiamos o beneficio de 0% impostos de mais valias...
depois faço melhor as contasa...
Ó rapazes, vocês parecem o supra-sumo do bitaite, que desorientação!
"parece-me", "não me lembro", "são uns euros que não significam nada". Jotabilo, uns euros podem ser poucos se tiveres poucas acções. Naõ deixam de ser percentagens muitas vezes muito significativas do valor investido. Se tiveres 2 milhões de euros investidos e contares com 4% de dividendos, eu diria que ñão são montantes irrelavantes e que a carga fiscal é tema. Até para investimentos pequenos faz sentido fazer contas, quanto mais para grandes. Joy, a estratégia pode ser ou não compensadora. "Para mim resultou mas não fiz contas" é pouco técnico....
A retenção na fonte (para acções depositadas cá) é de 20%. Aos quais se adiciona o que o estado onde está sediada a empresa retiver, que é variável em função da aplicaçaõ ou não do acordo de dupla tributação. No caso finlandês e sem a aplicação do acordo, comem-me 35% mais 20%. É MUITO cacau.
Só mais um comentário, de facto como disse o Ulisses, também acho que em situações normais de ajuste pelo dividendo líquido não vale a pena esta operação. Pode resultar numa perda, das comissões de compra/venda. A situação que eu referi só correu bem porque a acção corrigiu para além desse ajuste.
- Registado: 4/12/2008 12:25
comentário
Caros
O procedimento em causa, consistirá, portanto, em vender as acções antes do dia do ex-dividendo, de modo a evitar-se a atribuição de dividendos e,assim, obviar-se a carga fiscal respectiva.
Qual é a taxa fiscal que incide sobre os dividendos recebidos?
A noção que tenho sobre dividendos comporta apenas o entendimento de se receberem uns euros em dinheiro, mas sem qualquer aumento do valor patrimonial dado que a cotação no dia do ex-dividendo desconta esse valor recebido... enfim uma coisa inefável que apenas se torna material se o título na sua marcha normal retorna com alguma brevidade ao valor anterior ao ex-dividendo.
Digo isto, porque entendo, que é capaz de haver alguma consistência no procedimento de evitar a atribuição de dividendos face á taxa fiscal que implica.
Poderá ser um procedimento a considerar.
cumps
O procedimento em causa, consistirá, portanto, em vender as acções antes do dia do ex-dividendo, de modo a evitar-se a atribuição de dividendos e,assim, obviar-se a carga fiscal respectiva.
Qual é a taxa fiscal que incide sobre os dividendos recebidos?
A noção que tenho sobre dividendos comporta apenas o entendimento de se receberem uns euros em dinheiro, mas sem qualquer aumento do valor patrimonial dado que a cotação no dia do ex-dividendo desconta esse valor recebido... enfim uma coisa inefável que apenas se torna material se o título na sua marcha normal retorna com alguma brevidade ao valor anterior ao ex-dividendo.
Digo isto, porque entendo, que é capaz de haver alguma consistência no procedimento de evitar a atribuição de dividendos face á taxa fiscal que implica.
Poderá ser um procedimento a considerar.
cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 13/3/2009 19:33, num total de 1 vez.
analystxx Escreveu:compensou? (as comissões, os impostos etc..)
Posso dizer que compensou. Se me perguntarem valores, percentagens...francamente não me lembro (já pareço o Dias Loureiro...). Mas lembro-me que eram acções do BCP, não me lembro o ano exacto. Re-comprei a acção poucos dias depois de estar ex-dividend, com uma desvalorização ligeira face ao valor de venda, corrigindo para além do dividendo (bruto), e também cobrindo as comissões compra/venda. No fundo, podemos dizer que foi um trade que correu bem, em que poupei impostos. Quanto à antiguidade, não fez grande mossa tendo em conta que as tinha comprado pouco tempo antes.
Não sei se fui claro?
- Registado: 4/12/2008 12:25
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Esquinas3, Ferreiratrade, Google [Bot], Investor Tuga, Karra, m-m, malakas, Shimazaki_2, TheKuby e 135 visitantes