Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OffTopic-A maior transmissão ao vivo na Internet em Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OffTopic-A maior transmissão ao vivo na Internet em Port

por fnabais.ferro » 13/3/2009 0:08

Excelente .... Não tinha noção da magnitude do evento. Dá-me gozo ver um projecto 100% nacional e com um sucesso destes.

Deliciei-me a ler o artigo por completo ... tantas coisas dos tempos de faculdade (de redes IP) que já não ouvia há alguns tempos. :wink:

limpaesgotos Escreveu:'
... Tivemos um testemunho de um amigo que viu o jogo em Angola com uma placa móvel 3G. ...

Só tenho pena é do "pobre coitado" que tentou fazer esta proeza de ver o jogo em Angola com uma placa 3G. Na altura eu também estava por Luanda e os serviços 3G teriam sido lançados em meados do ano (se não me engano), e se ainda hoje não funcionam nos niveis de performance a que estamos habituados em Portugal (devido a todas as limitações existentes a nível de capacidades de transmissãos principalmente), na altura ainda pior seria.

Eu limitei-me a seguir o jogo por um jornal online, e com sofríveis refreshs!!! :?

Imagino que ele deva ter conseguido ver jogo com muitas pausas ... e não pausas relacionadas com o jogo em si!!!:lol: :lol: :lol:

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por EALM » 12/3/2009 23:33

Este Senhor, Celso Martinho, foi um dos responsáveis pelo Centro de Informática e Comunicações da Universidade de Aveiro ("CICUA") quando eu era lá estudante, e foi um dos fundadores do projecto SAPO, antes de ser adquirido pela PT.

Foi com orgulho que li o artigo do blog, pela Engenharia Portuguesa, e sobretudo pelos frutos que a Universidade de Aveiro produziu e continua a produzir.

E atenção, até sou Portista!

Registado: 1/5/2008 2:21

por limpaesgotos » 12/3/2009 21:05

O site em questão é este:

http://estadiovirtual.sapo.pt/
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

OffTopic-A maior transmissão ao vivo na Internet em Portugal

por limpaesgotos » 12/3/2009 21:00

Ver no link abaixo o artigo completo: :shock:

http://arrifana.org/blog/2008/10/bastid ... s-napoles/

Bastidores do Benfica vs Nápoles

October 4th, 2008

(...)
(...)

Imagem
a linha vermelha é o limite físico da linha, a linha azul é o tráfego de saída)

(...)
(...)

Segue-se agora alguma estatística, números, que é o que vocês querem:

- 16 servidores com 3Gb/s de capacidade e mais de 4500 streams em alta qualidade e H.264, cada um.

- Infra-estrutura de rede local capaz de debitar 40Gb/s.

- Ultrapassámos os 60.000 streams em simultâneo na segunda parte do jogo (não ultrapassamos antes porque fomos conservadores e fomos abrindo a torneira ao longo do tempo). Usámos Flash9 com H.264 e streaming em rtmp.

- Mais de 270.000 pessoas tentaram ver o jogo.

- Mais de 10.000 pessoas tentaram ver o jogo a partir do estrangeiro, a maior parte conseguiu, mas alguns não puderam por questões de direitos de transmissão. Tivemos um testemunho de um amigo que viu o jogo em Angola com uma placa móvel 3G. O país que mais acessos teve foi a Suiça.

- 36% das tentativas de ver o jogo vieram dos nossos clientes ADSL (com taxas de sucesso muito elevadas), 58% das tentativas vieram de outros ISPs nacionais (com algum sucesso mas mas também com alguns problemas) e 6% das tentativas vieram do estrangeiro.

- Debitámos mais de 9Gbit/s de tráfego adicional para dentro da nossa rede ADSL, debitámos mais de 10Gbit/s para os links de peering dos restantes ISPs (não conseguimos mais, pelo exposto).

Esta foi sem margem para dúvidas a maior transmissão ao vivo feita na Internet em Portugal com números dignos de eventos e audiências mundiais, e tendo em conta que foi um jogo do Benfica, eu diria que tudo o que vier a seguir são amendoins e que isto foi o teste extremo de uma infra-estrutura que decididamente não vamos desmontar.

Termino com um dos gráficos de tráfego, esclarecedor da dimensão que isto teve numa plataforma já de si produtora de quantidades massivas de tráfego, o SAPO Vídeos.

Imagem

(...)
(...)
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Esquinas3, Ferreiratrade, Google [Bot], Investor Tuga, Karra, m-m, malakas, Shimazaki_2, TheKuby e 136 visitantes