Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic - Festival do chocolate em óbidos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nunofaustino » 12/3/2009 0:42

Crómio Escreveu:Hummmm.... agua na boca por aqui, tenho que ir comer um chocolate para acalmar....

Umas dúvidas de home soltêro e pouco cozinhêro:

A farinha pode ser daquela que já vem com fermento (para os crepes e para o bolo de xiquelate)?

Aquilo quando está no forno em banho Maria a mais de 100º não começa tudo a ferver e a deitar a água por fora ou para dentro da massa?

:oops:

Sorry pela ignorância, mas fiquei curioso.

PS: As tiras de laranja com chocolate estão mesmo bem sacadas.

Qto à farinha eu costumo utilizar as duas coisas separadas, pelo que não sei.

Qto à temperatura no forno, tu não colocas muita água. Só um bocadinho no fundo. Mas se tiveres medo que aquilo comece a ferver muito e que a água entre no bolo, a solução mais simples é colocares na água uma T-Shirt ou pano velho que evita que a água salpique quando começar a ferver :).

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Crómio » 12/3/2009 0:11

Hummmm.... agua na boca por aqui, tenho que ir comer um chocolate para acalmar....

Umas dúvidas de home soltêro e pouco cozinhêro:

A farinha pode ser daquela que já vem com fermento (para os crepes e para o bolo de xiquelate)?

Aquilo quando está no forno em banho Maria a mais de 100º não começa tudo a ferver e a deitar a água por fora ou para dentro da massa?

:oops:

Sorry pela ignorância, mas fiquei curioso.

PS: As tiras de laranja com chocolate estão mesmo bem sacadas.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por nunofaustino » 12/3/2009 0:02

MozHawk Escreveu:PS-A propósito Nuno, não te importas de me mandar a receita dos crepes? Hum? LOL!

Cá vai então a "minha" receita de crepes

150g de farinha de trigo
5 colheres rasas de sopa de amido de milho Maizena
1 colher de chá de fermento
3 colheres de sopa de óleo
2 copos de leite
4 ovos
sal a gosto

Misturas a farinha, a Maizena, o sal (uma pitada chega, mas eu gosto das coisas com pouco sal), o fermento, o óleo e os ovos. Depois adicionas o leite e mexes bem até obter uma massa homogénea (se quiseres podes adicionar um pouco de água ou mais de leite para ajudar a misturar).

Deitas uma colher desta massa numa frigideira antiaderente previamente aquecida e deixas cozinhar em lume médio 1 minuto de cada lado. O objectivo é fazer crepes fininhos mas que não se rasguem todos :).

Um abraço e bom apetite :).

arnie Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:bolo de chocolate vicentino

Alguém falou em bolo de chocolate?

:mrgreen:

Bolo de chocolate... a minha perdição pois tenho N receitas :).

Deixo aqui mais uma muito boa e light (LOL!).

300g de chocolate amargo
250g de manteiga sem sal (começa a parte light)
5 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de café bem forte
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de café fermento

Derretes o chocolate, a manteiga e o café no microndas (podes fazer em banho maria se quiseres. Eu faço no microondas). Depois de misturar tudo muito bem, adicionas as gemas previamente batidas com o açúcar. Junta a farinha e o fermento (aos poucos para não criar grumos) e misturas até ficar uniforme. Bates as claras em castelo e incorporas com o preparado anterior. Colocas numa forma untada com manteiga e farinha e levas ao forno em banho maria durante uns 20 minutos a 150/175ºC.

Quando quiseres servir o bolo (meia horita antes) preparas a cobertura (light, como não poderia deixar de ser)

1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga

Misturas tudo e levas em lume brando mexendo sempre. Quando conseguires ver o fundo do tacho, é sinal que a cobertura está pronta:). Desenformas o bolo e depois podes enfeitar (eu gosto com morangos ou frutos vermelhos).

"Simples", muito light e MUITO bom.

Um abr

Pata-Hari Escreveu:Ok, tenho que fazer um bolo de chocolate ao arnie, está visto :mrgreen:

Nuno, experimenta a rechear com chocolate derretido e compota de laranja. Depois ainda podes meter um nico de licor, se quiseres. Yuuummm

Chocolate e laranja :). Sabes que no natal eu e a minha mulher costumamos fazer bolinhos de natal para oferecer às pessoas. À dois anos fizemos uns doces simples que consistiam em tiras de laranja doce (daquela que se utiliza nos bolos reis, mas de boa qualidade) mergulhadas numa das pontas em chocolate derretido. Foi um sucesso, pelo que acredito que estes crepes com laranja e chocolate tb sejam boa ideia...

Jocas
Nuno

por tava3 » 11/3/2009 0:42

Eu ainda não fui à feira pelas mesmas razões já referidas, filas enormes e montes de gente, mas tenho sempre chocolate perto do computador.

:)

Registado: 3/11/2004 15:53

por Susana Amado_ » 11/3/2009 0:07

Hummm!!

Agora é que eu fiquei com vontade de ir almoçar com vocês, ai a linha!!!
MozHaw?
Estás a ler isto?

Eu levo... o apetite, pode ser? :lol: :lol: :oops:

Quero mesmo provar esses doces :roll:

Registado: 5/11/2002 11:12

por arnie » 10/3/2009 23:54

Eu apenas digo isto, qual bolo de chocolate qual quê, a Pata faz uns Cinnamon Rolls de cair pro lado :mrgreen:

Já sabem, no proximo almoço do caldeirão façam um abaixo assinado para a obrigar a levar uns tabuleiros de Cinnamon Rolls para o ppl todo :mrgreen:

Disclaimer: ..."cair pro lado"... é uma expressão tipicamente portuguesa que quer dizer que são tão bons, tão bons, tão bons que perdemos a noção de estabilidade devido à leveza que os bolos nos provocam

Disclaimer 2: devido a canela ser considerada um afrodisiaco, não é aconselhado a pessoas facilmente impressionaveis
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

chocolate

por Clinico » 10/3/2009 23:17

Bolo de chocolate?? Mousse de chocolate???

Huuuummmm. Bem digo eu: As qualidades da mulher veêm-se pela qualidade da mousse de chocolate que fazem! O resto é paisagem...(não discutam! nesta matéria EU é que sei!) :mrgreen:

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Susana Amado_ » 10/3/2009 23:03

MozHawk Escreveu:
Um abraço,
MozHawk

PS-A propósito Nuno, não te importas de me mandar a receita dos crepes? Hum? LOL!

Olá Moz,

achas boa ideia? Olha a linha...

Beijinhos,
Susana

P.S. Eu também me lembrei de a pedir, mas pensei na minha linha :mrgreen: não queres pensar na tua :oops: :) :) :)

Registado: 5/11/2002 11:12

por mais_um » 10/3/2009 22:30

PIKAS Escreveu:
Já agora, sugiro que visitem o restaurante "nau dos corvos" no cabo carvoeiro.

Ninguém me paga ( com pena minha... ) para fazer publicidade mas, na volta de Òbidos, acho que o melhor restaurante é o Albertino, numa povoação que se chama Imaginário. É ir às Caldas, saída norte, circular por fora junto à PSP e no alto, na rotunda, caminho de Rio Maior para aí uns 3 km's.
Nunca fui ao festival do chocolate porque me foi vivamente desaconselhado por casais amigos que, uns num ano e outros noutros, lá foram e sempre vieram arrependidos.
Em Óbidos, para barrete, já chega o que levei num restaurante na rotunda à entrada, fora das muralhas, e que fica junto a uma igreja. Que barrete... Contudo, Óbidos é linda.
Ficar um fim-de-semana na Praia D'El Rey, 18 buraquitos pela manhã, almoço mais ou menos e jantar no tal Imaginário ou peixe em Peniche a 10 m do posto do ISN é a melhor vida de rico que um pobre pode fazer.
Também não é difícil ir à Taverna do Alfaiate, na Lapa, perto do Cartaxo. É auto-estrada para a frente e vale a pena.
Cumprimentos,

Cumprimentos

Atenção ao peixe em Peniche, como em todos os locais onde há muitos turistas, há restaurantes que servem bom peixe e outros que nem por isso, convem saber distinguir peixe fresco do peixe...menos fresco :mrgreen: olhar para a vitrine do peixe e ver o aspecto dele, olhos bem brilhantes e negros são sinonimo de peixe fresco, olhos esbranquiçados e baços são sinonimo de peixe com alguns dias...esta é a mais facil, desconfiar de peixe sem cabeça, e atenção à perca vendida como cherne.

Sobre o Albertino, não é dos meus preferidos, mas é como tudo depende do que se gosta.

Um abraço

Alexandre Santos

Registado: 14/11/2008 0:48

por PIKAS » 10/3/2009 22:12

Já agora, sugiro que visitem o restaurante "nau dos corvos" no cabo carvoeiro.

Ninguém me paga ( com pena minha... ) para fazer publicidade mas, na volta de Òbidos, acho que o melhor restaurante é o Albertino, numa povoação que se chama Imaginário. É ir às Caldas, saída norte, circular por fora junto à PSP e no alto, na rotunda, caminho de Rio Maior para aí uns 3 km's.
Nunca fui ao festival do chocolate porque me foi vivamente desaconselhado por casais amigos que, uns num ano e outros noutros, lá foram e sempre vieram arrependidos.
Em Óbidos, para barrete, já chega o que levei num restaurante na rotunda à entrada, fora das muralhas, e que fica junto a uma igreja. Que barrete... Contudo, Óbidos é linda.
Ficar um fim-de-semana na Praia D'El Rey, 18 buraquitos pela manhã, almoço mais ou menos e jantar no tal Imaginário ou peixe em Peniche a 10 m do posto do ISN é a melhor vida de rico que um pobre pode fazer.
Também não é difícil ir à Taverna do Alfaiate, na Lapa, perto do Cartaxo. É auto-estrada para a frente e vale a pena.
Cumprimentos,

Cumprimentos

Registado: 23/8/2006 18:53

por MozHawk » 10/3/2009 21:41

Este (u)tópico devia ser trancado! Isto é um atentado à linha. Vocês saíram-me cá uns gulosos (e ainda por cima incitam os outros...).

Um abraço,
MozHawk

PS-A propósito Nuno, não te importas de me mandar a receita dos crepes? Hum? LOL!

Registado: 25/10/2002 10:08

por Pata-Hari » 10/3/2009 21:15

Ok, tenho que fazer um bolo de chocolate ao arnie, está visto :mrgreen:

Nuno, experimenta a rechear com chocolate derretido e compota de laranja. Depois ainda podes meter um nico de licor, se quiseres. Yuuummm
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por nunofaustino » 10/3/2009 20:56

Pata-Hari Escreveu:Nuno, esse bolo de chocolate é o chamado bolo de chocolate vicentino (é provavelmente o meu preferido). Manda a receitinha dos crepes, fáfavô.

Estive a ver e a receita parece ser muito semelhante. São apenas nomes diferentes :).

Os crepes eram muito simples... basicamente fazes uns crepes normais (se quiseres depois posso-te enviar uma ou duas que eu tenho e que gosto) que servem de base (eu gosto o mais finos possível). Depois é colocar fruta (morangos, banana, ananás, o que gostares) e fazeres uns riscos mais ou menos artísticos com diferentes chocolates derretidos para dar efeitos engraçados (uns mais escuros de chocolate preto, outros mais claros com chocolate de leite, e um branco feito com chocolate branco). É uma sobremesa simples, bonito e eficaz pois toda a gente gosta (um pouco como o fondue de chocolate que é sempre um sucesso). Na feira como aquela barraquinha tinha várias fontes de chocolate a funcionar era algo bastante rápido de fazer com vários chocolates.

Jocas
Nuno

por arnie » 10/3/2009 20:38

Pata-Hari Escreveu:bolo de chocolate vicentino

Alguém falou em bolo de chocolate?

:mrgreen:
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Pata-Hari » 10/3/2009 19:16

Nuno, esse bolo de chocolate é o chamado bolo de chocolate vicentino (é provavelmente o meu preferido). Manda a receitinha dos crepes, fáfavô.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por nunofaustino » 10/3/2009 18:08

mais_um Escreveu:Boas!

Vivo nas Caldas da Rainha, para quem não sabe, fica mesmo,mesmo ao lado de Obidos :mrgreen: :mrgreen: assim levo com esses festivais e festas, sempre montes de gente, filas na auto-estrada, etc...

Para quem vive perto (até 100km) sugiro que venham durante a semana. 2 a 3 horas é suficiente para ver tudo.(excepto Obidos em si)

Para quem vive longe, sugiro que durmam de vespera (partindo do principo que vem ao fim de semana) em Obidos ou Caldas da Rainha, vão ao festival assim que abrir e ficam despachados antes de almoço e evitam a confusão. (a manhã de sabado é melhor que a manhã de domingo).

Podem ir almoçar à Praia dos Salgados ou à Praia da da Foz do Arelho, prefiro a praia da Foz do Arelho, tem bares e 3 restaurantes, podem (devem!)ir ao INATEL beber café e têm direito a uma vista fabulosa sobre a maior lagoa de agua salgada da Europa (acho!), a praia do Salgados tem apenas um restaurante.

Para quem vem de Sul, na A8, deve sair na saida antes de Obidos para evitar a fila na saida da A8, segue pela EN8 em direcção a Obidos, é mais rapido.

Se precisarem de alguma dica é só perguntar.

Um abraço

Alexandre Santos

Já agora, sugiro que visitem o restaurante "nau dos corvos" no cabo carvoeiro. Vale a pena nem que seja para ver a paisagem (não sei como é a comida pois não fui lá depois da remodelação que o restaurante sofreu, mas antes tinha uma caldeirada de peixe 5 estrelas).

Um abr
Nuno

por mais_um » 10/3/2009 18:01

Só mais um conselho, evitem o sabado à tarde e noite, assim como o domingo à tarde, o domingo à noite é mau no ultimo domingo do evento.

Espero ter ajudado

:wink: :wink:

por mais_um » 10/3/2009 17:54

Boas!

Vivo nas Caldas da Rainha, para quem não sabe, fica mesmo,mesmo ao lado de Obidos :mrgreen: :mrgreen: assim levo com esses festivais e festas, sempre montes de gente, filas na auto-estrada, etc...

Para quem vive perto (até 100km) sugiro que venham durante a semana. 2 a 3 horas é suficiente para ver tudo.(excepto Obidos em si)

Para quem vive longe, sugiro que durmam de vespera (partindo do principo que vem ao fim de semana) em Obidos ou Caldas da Rainha, vão ao festival assim que abrir e ficam despachados antes de almoço e evitam a confusão. (a manhã de sabado é melhor que a manhã de domingo).

Podem ir almoçar à Praia dos Salgados ou à Praia da da Foz do Arelho, prefiro a praia da Foz do Arelho, tem bares e 3 restaurantes, podem (devem!)ir ao INATEL beber café e têm direito a uma vista fabulosa sobre a maior lagoa de agua salgada da Europa (acho!), a praia do Salgados tem apenas um restaurante.

Para quem vem de Sul, na A8, deve sair na saida antes de Obidos para evitar a fila na saida da A8, segue pela EN8 em direcção a Obidos, é mais rapido.

Se precisarem de alguma dica é só perguntar.

Um abraço

Alexandre Santos

sw

por luislobs. » 10/3/2009 16:05

Festa do chocolate...pagas á entrada, pagas a dar um passo, por dar um espirro ou por respirar.

Para ver uma estatua.. horas á espera mais um bilhete, damos um passo mais um bilhete, enfim levem a carteira recheada que voltará vazia.

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por Conquistador » 10/3/2009 15:54

MozHawk Escreveu:Eu a pensar que era um testemunho mais à Nuno Faustino e afinal era sobre bichas? lol Nem uma descrição do que havia por lá de chorar por mais? tsss tsss tsss

Um abraço,
MozHawk

Bichas??
No festival do chocolate???
Assim ainda acabo por não por lá os pés... :lol:

Registado: 3/7/2008 11:58

por MozHawk » 10/3/2009 12:58

Estás a ver Nuno? Isto é que é um testemunho (à Nuno Faustino). Até já me deste vontade de ir à dita feira, não estivesse tão longe! LOL!

Abraço,
MozHawk

por pedrom » 10/3/2009 12:56

MozHawk Escreveu:Eu a pensar que era um testemunho mais à Nuno Faustino e afinal era sobre bichas? lol Nem uma descrição do que havia por lá de chorar por mais? tsss tsss tsss

Um abraço,
MozHawk

O meu trajecto no domingo foi:

- Meira hora para estacinar em cima de um passeio particular
- Cerca de 1h20m Fila para tirar bilhete
- Muita confusão para subir e entrar
- Depois de entar no recinto e como a ideia das nossas senhoras era ver as estátuas, ao ver a fila decidiram ir logo pra lá para se depacharem (???!!!!). Ao fim de duas horas estavamos a entrar numa tenda com 6/7 estátuas.
- Depois de uma visita de 3/4 minutos pois aquilo não tem grande coisa para ver saimos da tenda e só apetecia sair dali!!!!!
- Haviam uma tendas muito bonitas e com os telhados muito bem arranjados, que penso que seria de restauração, mas ninguém tinha o minimo de vontade de sequer de lá ir ver do que se tratava......
- Meia hora para descer até à saida e quase outro tanto para ir para os carros.
- Depois de uma boa dose de paciência no caos do transito lá saimos daquele inferno!!! (pelo menos para nós)

Havia lá um casal com um miudo com serca de 4 anos que só queria que o pai lhe promete-se que não voltavam ali!!!! A vantagem das filas é que se consegue estababelecer amizades com estranhos!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por nunofaustino » 10/3/2009 12:47

Fiquei com curiosidade para saber o que é um testemunho à Nuno Faustino :).

Mas já agora, o melhor do festival foi uma receita de mousse assada (no curso de chocolateria) que é excelente (em termos gerais é uma receita de mousse, adicionas 3-4 colheres de sopa de farinha a metade e levas essa metade ao forno deixando-a mal cozida e no dia a seguir cobres com a outra metade da mousse de chocolate), e uns crepes com fruta e chocolate que são sempre muito bons.

Para além disso há chocolate. Branco, preto, de leite, com nozes, com passas, com bolhinhas de ar para parecer mais leve, com tudo o que possas pensar e imaginar :). Tanto que ao fim de uma hora tens de vir embora pois já não consegues ver e comer mais chocolate, lol.

Um abr
Nuno

por MozHawk » 10/3/2009 12:40

Eu a pensar que era um testemunho mais à Nuno Faustino e afinal era sobre bichas? lol Nem uma descrição do que havia por lá de chorar por mais? tsss tsss tsss

Um abraço,
MozHawk

por nunofaustino » 10/3/2009 12:30

eu fui lá à uns dois anos e gostei bastante.

Fui num domingo de manhã fazer um curso de chocolateria e consegui fazer a inscrição online, pelo que nem tive de preocupar com bilhetes e afins.

Estive relativamente à vontade, pois tive de chegar cedinho, vi as esculturas todas à vontade (com um pouco de ajuda graças à minha altura, é verdade), visitei todas as barraquinhas e comi muito chocolate.

Penso que pode ter sido uma questão de sorte pois o número de visitantes começou a aumentar quando saímos do recinto para ir almoçar. Voltei lá numa das feiras medievais e acabei por nem sequer entrar, pois a fila era demasiado longa (apenas meia hora, mas o suficiente para eu decidir que a confusão iria ser demasiado e que mais valia ir passear para uma das praias da redondeza - sugiro a praia dos salgados, que apesar é uma das praias mais bonitas da região, mas também uma das mais perigosas para quem quer nadar).

Um abr
Nuno

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, lfstorres, m-m, magofir, malakas, MPAM, navaldoc, niceboy, Opcard, Shimazaki_2, StockRider! e 324 visitantes