alvesricardo Escreveu:compreendo...
estava a pensar entao em dizer como entrei nessas acções, se longo ou curto... mas nao sei ao certo,
na fortis foi curto, na gm foi longo (na altura em que as comprei) JM(longo tb)
Boas!
Acho que vai para aí uma grande confusão nessa cabeça! Antes de mais deves perceber o básico do funcionamento da bolsa e nunca comprar sem saber o que estás a fazer e sem ter, pelo menos, 1 plano de acção onde não entrem esperanças nem emoções.
1)
Dito isto o mais básico que deves saber são as operações que se podem fazer na bolsa. As mais básicas são:
Abrir posições Longas - comprar um título pagando o seu valor de mercado agora com o objectivo de o vender posteriormente a um valor mais elevado. Se o objectivo é vender no mesmo dia, na semana seguinte ou daqui a 10 anos depende da tua estratégia.
Abrir posições curtas (short)- vender um título que não tens, pagando para isso uma espécie de aluguer a quem to empreste, com o objectivo de o comprar mais tarde a um preço inferior e assim devolver o título que quem to emprestou para venderes.
É por isto que numa posição longa se espera que o título aumente de valor e numa posição curta que diminua. A mim parece-me que tu tens todas as posições longas, certo?
2)
Depois é essencial definir uma estratégia. Pretendes fazer "trading", comprar e vender diariamente, semanalmente ou mensalmente ou investir e esperar uns anos antes de efectuar novas operações? Tens que definir isto à partida porque só isso te permitirá saber se as tuas opcções foram as mais correctas.
3)
Ler o mais possível que encontres sobre a bolsa para aprenderes não só o que falei acima mas também outras estratégias que podes usar. Para isso se calhar o melhor é pedires a alguem com mais experiência que eu que te indique livros ou sítios onde possas encontrar informação. Eu aprendi lendo muita coisa na "net", geralmente em inglês, e alguns livros. Mas como te digo, tudo depende do que pretendes fazer.
Tudo o resto vais aprendendo com o tempo e paciência. E muito difícil procurares que alguém te indique se deves comprar ou vender sem saber o que tens e as tuas expectativas. Como tens pouca experiência deves procurar análises dessas empresas que tens e tentar compreender se essas análises estão de acordo com as tuas expectativas iniciais, se estás disposto a aceitar o risco inerente, etc...
Em relação à crise não me parece que tenha começado no final do ano mas é mais um continuar do que já vinha de um ano antes. O bom é que quanto mais tempo passa mais perto do final dela deves estar...