Carteira na bolsa - ajuda
18 mensagens
|Página 1 de 1
- Registado: 26/2/2009 11:29
alvesricardo Escreveu:o que é o pre market que falam?
por exemplo do citigroup, é o valor que está a ter nos outros mercados, antes de abrir no Dwj?
Nos states os mercados mais importantes estão abertos entre 9h30-16h mas podes negociar em "pre-market", (a partir das 4h) antes do mercado abrir, e em "after-hours", (até ás 20h) depois de fechar.
Os horários de que falo são GMT -5h.
Isto é válido claro se a tua correctora o permitir...
Julgo que é isto! ?
cumps
Uma das regras de ouro, para mim, é nunca um trade ganhador se transformar num trade perdedor.
Depois da entrada o meu 1º objectivo é mover o stop loss para o break point. Depois disso deixar correr o lucro.
Num trade ganhador quase nunca saio por opção própria. O que faço, se as coisas estiverem com tendência a inverter, é apertar o stop loss. Assim se realmente inverter saio com a minha mais valia e se não inverter continuo a deixar correr os lucros.
Depois da entrada o meu 1º objectivo é mover o stop loss para o break point. Depois disso deixar correr o lucro.
Num trade ganhador quase nunca saio por opção própria. O que faço, se as coisas estiverem com tendência a inverter, é apertar o stop loss. Assim se realmente inverter saio com a minha mais valia e se não inverter continuo a deixar correr os lucros.
O que eu tenho em mente sempre é que vou falhar mais vezes a entrada do que acertar nela, isto é, entro longo e o valor desce um pouco por exemplo (se entrar curto é ao contrário claro).
O que faço é parecido com o que faz o Pickbull mas penso sempre em % e nunca em $$, muito $$ é sempre relativo ao que tens (daí a %).
Vejo sempre as coisas pelo pior caso e faço uma estimativa para me servir de suporte para as decisões. Aqui vai um ex:
Considerando que falho a entrada por exemplo no máximo 80% das vezes, i.e. em cada 5 entradas acerto 1. Este é um valor tirado da cartola mas a ideia é ser o pior cenário possível, muito pior que o acaso que é 50%!
Faço a minha estimativa para o valor da acção, por exemplo mais 20% do que está. Esta é a parte difícil, depende da AT, notícias e é sempre muito incorrecta, eu diria mais, é impossível de acertar. Por isso começo com o cenário de acertar só 20% da vezes.
Portanto se espero ganhar 20% ponho um stop 20%/4 = 5% abaixo da entrada. Claro que isto é um exemplo e não tenho uma regra assim tão clara porque este valor é depois adaptado pela AT (suportes e resistências fortes e óbvias). Caso suba tudo catita. Caso active o stop perco 1/4 do que esperaria ganhar, mas se a minha análise estava bem significa que mais cedo ou mais tarde ela deveria subir portanto quando vir uma boa altura de novo para entrar entro.
A ideia é poder errar 4 vezes seguidas e se acertar à 5ª o valor da acção já estará tão baixo que uma subida, mesmo que para um valor muito inferior ao que entrei na 1ª vez me põe positivo.
Dito isto falta decidir as entradas! Também é difícil mas para isso temos a AT, que estou a tentar aprender a usar da melhor forma mas sem ficar dependente somente disso.
Assumindo que fiz uma boa escolha de início, e isto é o mais importante para mim, esta análise probabilistica dos 80% acabaria por me dar frutos mesmo que custe aceitar perdas de início.
Dito isto tenho que acrescentar que existem muito mais maneiras de contornar as perdas do que sair e voltar a entrar mas tenho isto em mente quando começo e depois vou adaptanto a estratégia ao que se passa. Posso por exemplo adicionar mais acções quando desce em vez de sair e voltar a entrar. Faço isto se estou convencido que não ira descer mais. Posso usar opcões (put/call), etc...
Mas como sou novo nisto ainda estou a testar estas coisas e não posso falar muito sobre o resultado que dá. O que acho que é que é importante fazer uma continhas ao início e decidir o que fazer se as coisas correrem mal, que é o caso a maior parte das vezes, pelo menos por algum tempo.
É verdade, o tempo também é importante. Um ganho agora pode ser uma perda nofuturo e vice versa... bem, dá pano para mangas isto....
O que faço é parecido com o que faz o Pickbull mas penso sempre em % e nunca em $$, muito $$ é sempre relativo ao que tens (daí a %).
Vejo sempre as coisas pelo pior caso e faço uma estimativa para me servir de suporte para as decisões. Aqui vai um ex:
Considerando que falho a entrada por exemplo no máximo 80% das vezes, i.e. em cada 5 entradas acerto 1. Este é um valor tirado da cartola mas a ideia é ser o pior cenário possível, muito pior que o acaso que é 50%!
Faço a minha estimativa para o valor da acção, por exemplo mais 20% do que está. Esta é a parte difícil, depende da AT, notícias e é sempre muito incorrecta, eu diria mais, é impossível de acertar. Por isso começo com o cenário de acertar só 20% da vezes.
Portanto se espero ganhar 20% ponho um stop 20%/4 = 5% abaixo da entrada. Claro que isto é um exemplo e não tenho uma regra assim tão clara porque este valor é depois adaptado pela AT (suportes e resistências fortes e óbvias). Caso suba tudo catita. Caso active o stop perco 1/4 do que esperaria ganhar, mas se a minha análise estava bem significa que mais cedo ou mais tarde ela deveria subir portanto quando vir uma boa altura de novo para entrar entro.
A ideia é poder errar 4 vezes seguidas e se acertar à 5ª o valor da acção já estará tão baixo que uma subida, mesmo que para um valor muito inferior ao que entrei na 1ª vez me põe positivo.
Dito isto falta decidir as entradas! Também é difícil mas para isso temos a AT, que estou a tentar aprender a usar da melhor forma mas sem ficar dependente somente disso.
Assumindo que fiz uma boa escolha de início, e isto é o mais importante para mim, esta análise probabilistica dos 80% acabaria por me dar frutos mesmo que custe aceitar perdas de início.
Dito isto tenho que acrescentar que existem muito mais maneiras de contornar as perdas do que sair e voltar a entrar mas tenho isto em mente quando começo e depois vou adaptanto a estratégia ao que se passa. Posso por exemplo adicionar mais acções quando desce em vez de sair e voltar a entrar. Faço isto se estou convencido que não ira descer mais. Posso usar opcões (put/call), etc...
Mas como sou novo nisto ainda estou a testar estas coisas e não posso falar muito sobre o resultado que dá. O que acho que é que é importante fazer uma continhas ao início e decidir o que fazer se as coisas correrem mal, que é o caso a maior parte das vezes, pelo menos por algum tempo.
É verdade, o tempo também é importante. Um ganho agora pode ser uma perda nofuturo e vice versa... bem, dá pano para mangas isto....
fasf Escreveu:1. Tenho a opinião que uma carteira, além de acções deve ter também futuros. Nota: até hoje só tenho acções, e de entrada longa.
No entanto, depois de ler alguma coisa, sinto-me confuso porque ainda não interiorizei a mecânica, e ainda mais confuso fiquei ao estudar um pouco sobre CFD’s.
Portanto, a questão é futuros ou CFD’s?
2. Ainda sobre os mesmos futuros e CFD’s, quais os sites (ex: IG Markets) e outras literaturas disponíveis e aconselháveis?
3. A carteira que possuo está baseada no BIG.
Será aconselhável abrir carteira noutra correctora para negociar este tipo de produtos?
Thanks
Para mim, CFDs... muito fáceis de entender e utilizar.
Futuros, nunca negociei, nem sequer conheço bem o funcionamento.
No Big não tens CFDs.
Penso que em qualquer site dos que utilizam a plataforma Saxo, deverás encontrar informações sobre o que pretendes - na Gobulling sei que encontras.
Ao Panizzi e Pickbull:
Os meus agradecimentos pelas v/ opiniões.
Aproveitando ainda este tópico didáctico, vou colocar mais algumas questões:
1. Tenho a opinião que uma carteira, além de acções deve ter também futuros. Nota: até hoje só tenho acções, e de entrada longa.
No entanto, depois de ler alguma coisa, sinto-me confuso porque ainda não interiorizei a mecânica, e ainda mais confuso fiquei ao estudar um pouco sobre CFD’s.
2. Ainda sobre os mesmos futuros e CFD’s, quais os sites (ex: IG Markets) e outras literaturas disponíveis e aconselháveis?
Será aconselhável abrir carteira noutra correctora para negociar este tipo de produtos?
Thanks
Os meus agradecimentos pelas v/ opiniões.
Aproveitando ainda este tópico didáctico, vou colocar mais algumas questões:
1. Tenho a opinião que uma carteira, além de acções deve ter também futuros. Nota: até hoje só tenho acções, e de entrada longa.
Thanks
- Registado: 29/11/2007 3:13
fasf Escreveu:Bom dia a todos,
Considero a humildade do alvesricardo totalmente louvável. Perguntar não ofende, e o espírito deste fórum é ajudar.
Também é verdade que se aprende com os erros.
Também os fiz e continuo a fazer...
Um dos erros graves que cometi, foi não colocar stop losses nos títulos, e agora estou "sentado" à espera que a crise passe... e à espera de recuperar alguma coisa.
É evidente que o valor possível de perdas é sempre um valor do intímo de cada um. Mas continúo a debater-me com a percentagem razoável que se deve colocar como stop.
Por isso, aqui vai uma pergunta para os mais experientes: em média qual a % razoável para colocação do stop? 3%, 5%, 10% ?![]()
Uma ideia poderá ser útil para reorganizar ideias.
Obrigado pelas respostas.
A medida razoável será sempre o valor que invalida a razão da tua entrada e também um valor que consigas suportar.
Exemplificando:
Compro um título sobre o seu suporte na expectativa que ele aguente esse suporte e siga em direcção à sua resistência.
Considerarei a entrada inválida se o suporte for quebrado em +/- 3%.
Inicialmente estava a pensar entrar com 5.000€ no título no entanto um prejuízo superior a 100€ é, para mim, desconfortável.
Se entrasse com os tais 5000€ com um stop a 3% seria stopado com um prejuízo de 150€. Como eu não "suporto" esse valor entrarei então só com 3000€.
Se por um lado o trade correr bem ganharei menos mas se correr mal "garanto" que não perco mais que o valor até onde me sinto confortável.
Além disso também é preciso verificar a volatilidade do título. Se for muito volátil um stop de 3% pode ser pouco.
Esta é a minha estratégia. Nunca perder mais do que aquilo que considero razoável.
Bom dia a todos,
Considero a humildade do alvesricardo totalmente louvável. Perguntar não ofende, e o espírito deste fórum é ajudar.
Um dos erros graves que cometi, foi não colocar stop losses nos títulos, e agora estou "sentado" à espera que a crise passe... e à espera de recuperar alguma coisa.
É evidente que o valor possível de perdas é sempre um valor do intímo de cada um. Mas continúo a debater-me com a percentagem razoável que se deve colocar como stop.
Por isso, aqui vai uma pergunta para os mais experientes: em média qual a % razoável para colocação do stop? 3%, 5%, 10% ?
Por isso, aqui vai uma pergunta para os mais experientes: em média qual a % razoável para colocação do stop? 3%, 5%, 10% ?

- Registado: 29/11/2007 3:13
Acho que aquilo que demonstras perceber de bolsa devias ficar fora e fazer uma série de negócios em versões "Demo", como os mercados estão só por sorte não acabarias por ter perdas...
De certa forma ainda acho que é o que deves fazer, vender tudo e recomeçar...
Costumo dar dois conselhos aos que entram nos mercados financeiros:
1. Começar com uma pequena parte do capital disponível, algo que admitam não ser grave se o perderem todo...
2. Quem começa deve mentalizar-se que os mercados são muito difícieis, muitos nunca conseguirão ganhar nada neles!
Se cumprirem estes dois a entrada na bolsa será sempre positiva, o primeiro garante que não perdem muito, o segundo prepara-os para aprenderem mais depressa ou para se afastarem antes de terem perdas maiores... obviamente que a isto ninguém ligaria se estivéssemos em Bull Market!
Abraços
artista
De certa forma ainda acho que é o que deves fazer, vender tudo e recomeçar...
Costumo dar dois conselhos aos que entram nos mercados financeiros:
1. Começar com uma pequena parte do capital disponível, algo que admitam não ser grave se o perderem todo...
2. Quem começa deve mentalizar-se que os mercados são muito difícieis, muitos nunca conseguirão ganhar nada neles!
Se cumprirem estes dois a entrada na bolsa será sempre positiva, o primeiro garante que não perdem muito, o segundo prepara-os para aprenderem mais depressa ou para se afastarem antes de terem perdas maiores... obviamente que a isto ninguém ligaria se estivéssemos em Bull Market!

Abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
alvesricardo Escreveu:exactamente! tudo longo!
confesso que tenho um pouco de vergonha, mas o único livro que comprei até agora de bolsa foi o "Bolsa para iniciados" de Fernando Braga de Matos.
o Título não será dos mais encorajadores, mas eu tinha de começar por algum lado e optei por esse que começa por explicar algumas noções básicas e faz um boa introdução para este mundo.
sobre as acções em concreto, todos os dias leio noticias relacionadas e tento sempre estar a par delas.
a minha questão chave era mesmo se devia tentar despachar a fortis, visto serem da banca e varias pessoas dizerem que para esta altura, não será dos papeis mais indicados.
Todos começam por algum lado, eu não li mas o título pare-me indicado para iniciados...
vergonha deves ter se fizeres asneiras por ter vergonha

Em relação à fortis não te sei dizer porque não a tenho visto... é certo que é um tempo complicado para a banca, isto é, arriscado mas com bom potencial de subida para alguns...
se tiver alguma consideração sobre a fortis digo.
Abraço e boa sorte.
exactamente! tudo longo!
confesso que tenho um pouco de vergonha, mas o único livro que comprei até agora de bolsa foi o "Bolsa para iniciados" de Fernando Braga de Matos.
o Título não será dos mais encorajadores, mas eu tinha de começar por algum lado e optei por esse que começa por explicar algumas noções básicas e faz um boa introdução para este mundo.
sobre as acções em concreto, todos os dias leio noticias relacionadas e tento sempre estar a par delas.
a minha questão chave era mesmo se devia tentar despachar a fortis, visto serem da banca e varias pessoas dizerem que para esta altura, não será dos papeis mais indicados.
alvesricardo Escreveu:compreendo...
estava a pensar entao em dizer como entrei nessas acções, se longo ou curto... mas nao sei ao certo,
na fortis foi curto, na gm foi longo (na altura em que as comprei) JM(longo tb)
Boas!
Acho que vai para aí uma grande confusão nessa cabeça! Antes de mais deves perceber o básico do funcionamento da bolsa e nunca comprar sem saber o que estás a fazer e sem ter, pelo menos, 1 plano de acção onde não entrem esperanças nem emoções.
1)
Dito isto o mais básico que deves saber são as operações que se podem fazer na bolsa. As mais básicas são:
Abrir posições Longas - comprar um título pagando o seu valor de mercado agora com o objectivo de o vender posteriormente a um valor mais elevado. Se o objectivo é vender no mesmo dia, na semana seguinte ou daqui a 10 anos depende da tua estratégia.
Abrir posições curtas (short)- vender um título que não tens, pagando para isso uma espécie de aluguer a quem to empreste, com o objectivo de o comprar mais tarde a um preço inferior e assim devolver o título que quem to emprestou para venderes.
É por isto que numa posição longa se espera que o título aumente de valor e numa posição curta que diminua. A mim parece-me que tu tens todas as posições longas, certo?
2)
Depois é essencial definir uma estratégia. Pretendes fazer "trading", comprar e vender diariamente, semanalmente ou mensalmente ou investir e esperar uns anos antes de efectuar novas operações? Tens que definir isto à partida porque só isso te permitirá saber se as tuas opcções foram as mais correctas.
3)
Ler o mais possível que encontres sobre a bolsa para aprenderes não só o que falei acima mas também outras estratégias que podes usar. Para isso se calhar o melhor é pedires a alguem com mais experiência que eu que te indique livros ou sítios onde possas encontrar informação. Eu aprendi lendo muita coisa na "net", geralmente em inglês, e alguns livros. Mas como te digo, tudo depende do que pretendes fazer.
Tudo o resto vais aprendendo com o tempo e paciência. E muito difícil procurares que alguém te indique se deves comprar ou vender sem saber o que tens e as tuas expectativas. Como tens pouca experiência deves procurar análises dessas empresas que tens e tentar compreender se essas análises estão de acordo com as tuas expectativas iniciais, se estás disposto a aceitar o risco inerente, etc...
Em relação à crise não me parece que tenha começado no final do ano mas é mais um continuar do que já vinha de um ano antes. O bom é que quanto mais tempo passa mais perto do final dela deves estar...
Re: Carteira na bolsa - ajuda
alvesricardo Escreveu:creio que a expressão "estar longo" significa estar a longo prazo, e essa era a minha ideia inicial para este "negocio".
Não Ricardo,
Estar longo ou curto não tem nada a ver com o tempo que perspectivas ter a acção em carteira:
Estar longo é comprar, apostar na subida;
Estar curto (ou shortar) é apostar na descida.
Carteira na bolsa - ajuda
Olá a todos!
iniciei-me na bolsa antes do final do ano quando, por influencia de uns e noticias de outros, pensava que a crise estava a chegar ao fim e tudo ia começar a subir, quando na verdade ainda aí estava a começar!
comprei Jerónimo Martins, General motors, e fortis.
creio que a expressão "estar longo" significa estar a longo prazo, e essa era a minha ideia inicial para este "negocio".
Comprei JM porque me pareceu que a longo prazo será uma boa aposta.
General motors se calhar demasiadamente devido a noticias que ouvia e que davam quase como impossível a sua falência devido à quantidade de pessoas que emprega em inúmeros países, em especial nos EUA.
Fortis porque, acabava de ser nacionalizada (ainda estava eu a ver no dicionário o significado dessa palavra) e estaria salva da falência com a entrada de milhões €.
resumindo, na JM sinto-me seguro neste momento. GM é a que mais dores de cabeça me está a dar e a que estou a perder mais.
Fortis, aqui surge a minha questão, estão quase ao preço que as comprei e não sei ao certo o que devo fazer. Não sei se devo esperar mais algum tempo e esperar que possivelmente subam alguma coisa, OU, as venda quase sem prejuízo e aplique esse dinheiro noutras acções.
as acções que tenho em vista sao a Motaengil, a Martifer, a sonae, a altri e a sonae sgps. destas, aplicaria o dinheiro num ou dois papeis.
agradeciam que comentassem pf e me dessem a vossa opinião.
desde já agradeço qualquer comentário.
iniciei-me na bolsa antes do final do ano quando, por influencia de uns e noticias de outros, pensava que a crise estava a chegar ao fim e tudo ia começar a subir, quando na verdade ainda aí estava a começar!
comprei Jerónimo Martins, General motors, e fortis.
creio que a expressão "estar longo" significa estar a longo prazo, e essa era a minha ideia inicial para este "negocio".
Comprei JM porque me pareceu que a longo prazo será uma boa aposta.
General motors se calhar demasiadamente devido a noticias que ouvia e que davam quase como impossível a sua falência devido à quantidade de pessoas que emprega em inúmeros países, em especial nos EUA.
Fortis porque, acabava de ser nacionalizada (ainda estava eu a ver no dicionário o significado dessa palavra) e estaria salva da falência com a entrada de milhões €.
resumindo, na JM sinto-me seguro neste momento. GM é a que mais dores de cabeça me está a dar e a que estou a perder mais.
Fortis, aqui surge a minha questão, estão quase ao preço que as comprei e não sei ao certo o que devo fazer. Não sei se devo esperar mais algum tempo e esperar que possivelmente subam alguma coisa, OU, as venda quase sem prejuízo e aplique esse dinheiro noutras acções.
as acções que tenho em vista sao a Motaengil, a Martifer, a sonae, a altri e a sonae sgps. destas, aplicaria o dinheiro num ou dois papeis.
agradeciam que comentassem pf e me dessem a vossa opinião.
desde já agradeço qualquer comentário.
18 mensagens
|Página 1 de 1