Página 1 de 1

MensagemEnviado: 10/3/2009 4:15
por atomez
Cada vez me convenço mais que a Análise Fundamental não serve para nada nos tempos que correm.

Um exemplo gritante é o caso da Apple (AAPL). Tem $18.5 bn em cash disponível (deve ser mais que a maioria dos bancos nos tempos que correm...) o corresponde a $21 em cash por cada acção e está a cotar a $83.

E vê-se todos os dias que sobe e desce acompanhando o mercado em geral e até como reacção a notícias sobre o estado de saúde do CEO Steve Jobs e se ele vai continuar à frente da empresa ou não, o que é tudo menos fundamental (no sentido contabilístico).

A AF tem o defeito de só poder ser feita sobre resultados passados e como se sabe o mercado está interessado é no futuro. Não se ganha dinheiro por analisar o passado, mas sim por prever o futuro.

O "valor real" de uma acção, ou outra coisa qualquer, é aquilo que alguém está disposto a pagar por ela, e mais nada.

Isso reflete-se bem na actual controvérsia sobre o "mark to market" versus "mark to value" para contabilizar os activos das empresas.

Excelente artigo!!!

MensagemEnviado: 10/3/2009 0:46
por gersoncardoso
Bom é a primeira vez que faço um comentário dos seus artigos, e faço porque gostei muito do seu artigo, é sobre um assunto que eu adoro e estou sempre a pesquisar e estudar, e gostei também porque as noções encontram se muito bem explicadas e ao mesmo tempo numa linguagem muito simples e fácil de compreender por qualquer pessoa mesmo que não seja um entendido na materia.
Gostaria de lhe propor se seria possível escrever um artigo sobre essa fase que o mercado financeiro se encontra a atravessar, será um reajuste como alguns entendidos dizem ("como se costuma dizer desculpa de mau pagador")ou será as consequências, de maus investimentos, má gestão, má avaliação de projectos etc.
Vou ficar por aqui espero que tenhamos uma oportunidade de falar sobre isso mais profundamente. Gerson Cardoso

MensagemEnviado: 9/3/2009 20:20
por MikeCorp
Ulisses, leio sempre com atenção as tuas opiniões e artigos. Confesso, previligio muito mais as primeiras que as segundas. Para ser honesto, tenho a opinião clara que as tuas opiniões técnicas são sempre excelentes, enquanto os teus artigos raramente atingiram esse mesmo grau (algo díficil também, convenhamos).
Contudo, fiquei agradavelmente surpreendido com este último artigo, pois conseguiste (espero que não te importes que use o TU) abordar um tema de uma forma resumida e profissional, algo que confesso ser díficil no mundo jornalístico e até mesmo fora dele.O artigo está mesmo muito bom, não há dúvida nenhuma disso, portanto, parabéns.

Espero que não leves a mal a frontalidade deste post.

Abraço,

Miguel Costa

MensagemEnviado: 9/3/2009 16:42
por Flying Turtle
Ulisses Pereira Escreveu:(...)Desculpa utilizar este meio, mas ainda não leste uma Mensagem Privada que te enviei há umas 2 semanas e é importante para o Caldeirão que a lesses. ;)


Boa! Vem aí uma entrevista ao Cem! :) :clap:

Será...? :-k

FT

MensagemEnviado: 9/3/2009 15:41
por Ulisses Pereira
Caro cem,

Obrigado pelo teu comentário. Desculpa utilizar este meio, mas ainda não leste uma Mensagem Privada que te enviei há umas 2 semanas e é importante para o Caldeirão que a lesses. ;)

Um abraço,
Ulisses

Re

MensagemEnviado: 9/3/2009 15:34
por Cem pt
Amigo Ulisses:

Numa palavra que resume o teu artigo, como aliás vem sendo hábito: excelente!

Talvez pudesses detalhar um pouco mais os conceitos algo "elásticos" do que se entende por curto prazo e longo prazo, para os menos entendidos nestas coisas da Bolsa poderem situar melhor a ideia do que cada tipo de análise pretende antecipar.

Abraço e parabéns.

Cem

A guerra das análises

MensagemEnviado: 9/3/2009 15:10
por Ulisses Pereira
Acabou de ser publicado o meu artigo "A guerra das análises":

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=357976

Um abraço,
Ulisses