Boas,
Neste assunto sensível das taxas de juro há que ter calma e usar as mesmas regras como na negociação de acções e outros valores mobiliários. Quero dizer com isto que neste caso não devemos tentar adivinhar os fundos.
Não sou de acordo com a negociação de taxa fixa neste momento pelo seguinte:

O BCE vai continuar a baixar a taxa de referência que leva à consequente redução das taxas euribor;

Não sabemos ainda até onde vão as descidas do BCE;

Não sabemos, após a REFI Rate atingir o mínimo, durante quanto tempo se vai manter em mínimos;

Em resumo as taxas euribor podem estar em valores mínimos durante 1, 2 anos... se assim for negoceio agora uma taxa fixa e vou estar durante 1 ou 2 anos a pagar uma taxa superior à que poderia pagar.
Penso que quem pretende realmente vir a ter taxa fixa no futuro deve:

(a quem se aplique) Alterar a taxa euribor de 6 para 3 meses para absorver as quedas mais rapidamente - atenção que se for para passar a ter um spread mais alto já nao deve compensar.

Proceder a alteração para taxa fixa quando o BCE começar a subir a REFI rate. (isto deverá acontecer, de forma muito simplista, quando a economia começar a dar sinais de recuperação e houver pressões inflacionistas).
Pessoalmente tenho taxa variável com prestação fixa. Tenho as vantagens de pagar sempre o mesmo por mês (não prejudica o orçamento mensal) e no momento actual de baixas taxas amortizo um valor bastante elevado do empréstimo

.
Tenho a principal desvantagem de quando as taxas são muito elevadas amortizar pouco e pagar muitos juros

.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos