Hotéis e unidades de turismo rural do Alentejo esgotados
Nacional | 2009-04-08 17:27
As principais unidades hoteleiras do Alentejo estão esgotadas ou quase cheias para o fim-de-semana alargado da Páscoa, sobretudo devido a um aumento dos turistas nacionais, revelou hoje às agência Lusa o responsável da Turismo do Alentejo.
“Esta época da Páscoa será excelente ao nível de ocupação hoteleira em todo o Alentejo, desde Portalegre, a Évora, Beja e Litoral Alentejano”, afiançou o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, António Ceia da Silva.
Baseado em dados fornecidos pelas unidades hoteleiras e de turismo em espaço rural, o mesmo responsável adiantou que a “maior parte” dos turistas que escolheram a região para passar a Páscoa são “nacionais”.
“São indicadores muito preciosos porque mostram que há uma vontade enorme dos portugueses em visitar o Alentejo, o que nos deixa muito satisfeitos e insere-se no espírito da campanha promocional ‘No Alentejo Há Mais’, para captar mais turistas nacionais”, disse.
Realçando que o número de turistas portugueses “cresceu imenso”, Ceia da Silva salientou que a taxa de ocupação nos hotéis e turismos rurais está praticamente a cem por cento, mas “ainda há alguns quartos disponíveis”.
Os turistas que pernoitem na região, acrescentou, irão receber uma caixa de benefícios, na unidade hoteleira em que ficarem, que inclui a oferta de uma terceira noite na região, numa outra altura, entradas gratuitas em museus, sobremesas nos restaurantes aderentes, entre outras promoções.
Numa ronda efectuada hoje pela Lusa junto de alguns dos principais hotéis e unidades de turismo rural alentejanos foi possível verificar que estão esgotados ou quase cheios.
“Estamos muito perto dos cem por cento e já é assim desde o início da semana passada, quando começaram as férias escolares das crianças”, revelou o Clube de Campo Vila Galé, perto de Beja, explicando que os clientes, “95 por cento dos quais nacionais”, são “sobretudo famílias”.
Já a Pousada de S. Francisco, em Beja, e a Pousada do Castelo de Alvito referiram que a taxa de ocupação para os próximos dias ronda “os 90 por cento”.
Quanto a Évora, as duas unidades da cadeia M’Ar de Ar existentes na cidade, de quatro e cinco estrelas, ainda têm alguns quartos disponíveis para quinta-feira, mas a ocupação está completa entre sexta-feira e domingo, igualmente com muitos portugueses.
Os 170 quartos do Évorahotel estão esgotados a partir de quinta-feira, e o Convento do Espinheiro, unidade de cinco estrelas a poucos quilómetros da cidade, espera uma ocupação de “90 a cem por cento” para os próximos dias.
“Nesta Páscoa, temos muitas actividades para os nossos clientes, que vão, por exemplo, poder aprender a abrir com fogo uma garrafa de vinho licoroso ou com um sabre uma garrafa de espumante, a conhecer melhor as ervas aromáticas ou assistir à Missa Pascal na nossa igreja”, disse uma funcionária da unidade hoteleira.
Na região de Portalegre, o Hotel Sol e Serra, em Castelo de Vide, está esgotado para sexta-feira e sábado, o mesmo acontecendo com o Hotel Rural da Lameira, em Alter do Chão.
Fonte: AO/Online (
www.acorianooriental.pt)