Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Renovaveis... para quando o salto?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por limpaesgotos » 25/3/2009 14:29

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=360452

Energias renováveis
Um investimento com resultados tardios

Patrícia Abreu
pabreu@negocios.pt

A crise criou boas oportunidades no mercado das energias limpas. Mas a falta de definição na regulação a longo prazo aumenta o risco do investimento.

O tema das energias renováveis tem vindo a ganhar popularidade ao longo dos últimos anos. Com a crise financeira, o investimento nestas empresas de energias limpas estagnou. Mas a eleição de Barack Obama para presidente dos EUA, trouxe de novo o tema para a agenda. Defensor assumido do desenvolvimento de energias alternativas, o novo inquilino da Casa Branca veio despertar o interesse nestes títulos.

Com a certeza de que o petróleo é finito e é necessário encontrar alternativas energéticas, muitos investidores apostaram nas chamadas energias limpas, sobretudo antes do começo da crise, o que levou a uma forte valorização destes títulos. "Podemos dizer que os projectos estavam caros em relação ao nível de risco", realça João Chaves, gestor de investimentos alternativos da Banif Gestão de Activos.

Ainda assim, o responsável considera que a crise mundial originou boas oportunidades de investimento. Desde Dezembro de 2007, os títulos do sector caíram 50%, depois de subirem 60% naquele ano.

"A crise, que afectou de forma muito significativa algumas empresas deste sector, como por exemplo a Babcock & Brown, levou a que esta empresa vendesse parte dos seus activos para poderem restabelecer o seu equilíbrio financeiro", explicou João Chaves. O gestor adiantou, ainda, que esta venda de activos associada à escassez de capital, "proporcionou o surgimento de novas oportunidades de negócio e a 'destruição' de muitos projectos que se encontravam em fase de desenvolvimento".

Ainda assim, há riscos a ter em conta e este é um investimento que exige muita paciência. Os resultados tardam a chegar e exigem elevados montantes de investimento. Incapazes de substituir o petróleo, pelo menos por agora, as energias renováveis ainda necessitam de dar provas.

A questão da regulamentação continua a ser o "calcanhar de Aquiles" do investimento, uma vez que permanece a incerteza a longo prazo. Na perspectiva de João Chavez, "o sector ainda está muito dependente dos incentivos promovidos pelos diferentes Estados e, sem uma forte e estável regulamentação a longo prazo, dificilmente os 'players' irão investir e desenvolver as energias verdes".

A eleição de Barack Obama promete dar um empurrão no desenvolvimento das energias limpas. Empenhado em diminuir a dependência dos combustíveis fósseis, o presidente dos EUA anunciou um plano para investir 150 mil milhões de dólares neste sector, nos próximos dez anos. Além disso, fixou como objectivo duplicar a produção de energia limpa nos próximos três anos.

"A nova administração Obama já veio a público comunicar que pretende desenvolver este sector para que o país possa manter a sua competitividade e reduzir a dependência do petróleo. Aguarda-se pelo pacote de incentivos que permitirá impulsionar os investimentos nesta área", salientou o gestor do Banif Gestão de Activos.

Os apoios às energias renováveis anunciados pelo novo presidente dos Estados Unidos prometem avançar rapidamente e deverão ser um forte catalizador das empresas cujo negócio incide neste tipo de energias, nomeadamente a energia eólica. Isto porque os resultados neste tipo de energia tendem a surgir mais cedo e com menores custos do que noutros tipos de energia, como é o caso da solar.
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por limpaesgotos » 22/3/2009 10:45

E olha o petroil, a calmia do centro do furacão está a passar
Anexos
crude.jpg
crude.jpg (13 KiB) Visualizado 899 vezes
crude1m.jpg
crude1m.jpg (12.06 KiB) Visualizado 905 vezes
Cumprimentos.

por Panizzi » 10/3/2009 17:03

Elias sem dúvida e concordo com isso tudo igualmente.

A minha opinião é uma mera opinião pessoal e vale o que vale...
Numa altura em que se procuram alternativas , escapatórias ou até soluções ... porque é que não pode estar ai uma delas ?
O Mundo é que demora muito a assemelhar novas alternativas , novas opções !

Demora a se conseguir adaptar a outra formas de viver , a outros hábitos.
Fomos todos percebendo aos poucos e poucos que não se tornava minimamente sustentável o sistema actual e o significativo aumento do investimento neste tipo de energia que temos assistido recentemente não aconteceu por acaso.

É agora a altura !

São as tais visões que não fazem sentido nem hoje , nem amanhã .... mas fazem muito sentido daqui a 5-10 anos...
No sector automóvel e tendo em conta a decadência em que se encontra mergulhado , acho que têm uma óptima oportunidade de explorarem outros caminhos !
Pode estar ai a chave. A aposta em carros movidos a outro tipo de energias é na minha opinião e neste momento , a alternativa ou mesmo solução !

E depois a forma como essa abordagem terá um impacto positivo nas nossas vidas... em todos os outros sectores.
Só vejo coisas boas , posso estar muito enganado , mas tal como disse no inicio , é uma opinião pessoal.
A parte de ser rentável para as ditas empresas , que é realmente a parte importante disto tudo , é que ainda é complicado de conseguir vislumbrar ... mas também enquanto não houver uma aposta séria de todos os agentes , quando digo todos é mesmo todos , será complicado termos a certeza se estamos no caminho certo.
Mas como diz o outro .. é tentar.

Neste momento e se o poeta me permitir a ousadia de fazer uma pequena alteração :
"Não sei por onde vou , não sei para onde vou .... mas sei que não vou por aqui !..."
Enquanto não tivermos a humildade de assumir que o caminho que nos trouxe até aqui , não é o certo... diria que estamos no 0% para a recuperação.

Quando admitirmos , 50% estará feito.

Um abraço.

Registado: 26/2/2008 22:11

por Elias » 10/3/2009 16:12

Panizzi Escreveu:Eu acho que o Mundo já percebeu que o caminho é esse...e quem investir em Renováveis não verá esse esforço deitado para o lixo.

Panizzi, o facto de todos precisarmos de energia e de a procura por energia tender a aumentar, não significa necessariamente que o investimento em energias renováveis seja rentável (e isto é o que realmente interessa). Aliás, nota que o facto de o preço das energias ser fixado por decreto gera um défice tarifário, o que impede o mercado de "girar" livremente.

Panizzi Escreveu:A tendência será sempre de subida.

A tendência é para a procura aumentar. Contudo, não devemos confundir aumento da procura com aumento da rentabilidade e das cotações em bolsa. O negócio pode expandir-se, sendo feitos investimentos gigantescos, e depois começar a dar prejuízos avultados. Já aconteceu com inúmeros sectores, não vejo porque não poderá vir a acontecer com este também.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Panizzi » 10/3/2009 15:39

Eu acho que o Mundo já percebeu que o caminho é esse...e quem investir em Renováveis não verá esse esforço deitado para o lixo.

Estão muito mais desenvolvidas que á 5 anos e menos que daqui a 10 anos.

Aliás já se vê a opção por essa via em algumas franjas de mercados..
A tendência será sempre de subida.

Pode estar nas Renováveis o segredo para o Mundo dar a "sacudidela" de que necessita.

Agora em termos de prazo é que a coisa já se torna mais complicada de definir... 10-20 anos , penso ser o target...

Registado: 26/2/2008 22:11

Re: Vá lá!!!

por R_Martins » 10/3/2009 15:24

frigas Escreveu:Peço desculpa por estar a puxar este tópico para cima, mas acho estranho que ninguém tenha uma opinião quando cada vez mais se fala nas energias alternativas.

Gostava de dabater mais este assunto e perceber as várias opiniões, mas para isso é preciso que todos tenhamos uma opinião sobre o assunto.

Obrigado.

Antigamente comprava-se BCP porque era o maior banco privado português, era moda e sobretudo porque era administrado por um «génio» de nome Gonçalves.
Agora compram-se renováveis porque é moda, porque algo novo?

Fácil: As renováveis subirão quando todos os outros papeis subirem, descerão quando todos os outros estão a descer.
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Ulisses Pereira » 10/3/2009 15:22

Frigas, alguém falou em bloquear o tópico? Agora há milhares de tópicos no Caldeirão que acabaram por não ter respostas. Muitos deles meus. E temos que aceitar isso com naturalidade já que são aos milhares de tópicos por mês que aqui se abrem.

Quanto ao facto de eu não ter opinião, já me ouviste dissertar sobre qualquer sector de actividade aqui no Caldeirão?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Claro...

por frigas » 10/3/2009 15:10

Ulisses, é óbvio que não estou a obrigar ninguém a opinar sobre este assunto, mas no entanto não me parece que de todos os caldeireiros somente um tenha uma opinião :( Essa a razão por ter puxado o tópico, mas pedindo desde logo desculpas por o fazer, pois parece que fiz mal!!Provavelmente por o tópico não ter sido realizado por algum nome dos mais sonantes deste forum...

Acho estranho que o próprio Ulisses não tenha uma opinião sobre energias alternativas....acho mesmo muito estanho.

Tudo bem...por mim pode trancar o tópico se assim achar por bem.

Cumprimentos.
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré

Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta

A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont

Registado: 17/9/2006 11:08

por Ulisses Pereira » 10/3/2009 15:03

Gostava de dabater mais este assunto e perceber as várias opiniões, mas para isso é preciso que todos tenhamos uma opinião sobre o assunto.

frigas, eu acho que deve opinar quem tem opinião sobre o assunto. Falar por falar não tem qualquer interesse. É por isso que eu (e provavelmente muitos participantes) não opinaram.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Vá lá!!!

por frigas » 10/3/2009 14:59

Peço desculpa por estar a puxar este tópico para cima, mas acho estranho que ninguém tenha uma opinião quando cada vez mais se fala nas energias alternativas.

Obrigado.

por limpaesgotos » 2/3/2009 13:33

Já bateu no fundo ???

http://www.caixagest.pt/grafico_fundo.a ... 400b143e16

Caixagest Energias Renováveis-FEI

Imagem
Cumprimentos.

Renovaveis... para quando o salto?

por frigas » 2/3/2009 11:34

Caros,

Bem sei que existem alguns tópicos sobre renovaveis, no entanto achei por bem lançar um tópico em que a questão é saber para quanto achamos que chegou a hora das mesmas tornarem uma aposta clara de investimento.

Entrei na Evergreen à cerca de 3 semanas e achei que estava a fazer um bom investimento (PM:1,67€).... no entanto o mesmo está a sair furado.É a primeira vez em bolsa que sinto algum medo numa acção, pois as perdas em tão pouco tempo já vão em cerca de 2000€.

Agradeço opiniões para que possamos debater este ramo de actividade...

Cumprimentos

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 62 visitantes