Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPP - Grande Lata

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 26/2/2009 18:42

Não, um depósito a prazo é um depósito a prazo. :)

Imagina que tens um produto com capital garantido e cuja remuneração varia, por exemplo, em função do desempenho do PSI, isto claramente não é um depósito a prazo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Pata-Hari » 26/2/2009 18:42

Paulo, se tem vitamina C, pode ser uma laranja, uma tangerina, um limão ou até um comprimido de vitaminas.

Eu vejo várias diferenças. Vejo carteiras com risco, vejo rendimentos que podem ser variáveis, vejo fichas técnicas diferentes. São muitas as diferenças. E, por alguma razão, o BP diz que não tem que se imiscuir nessas aplicações.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por PJBM2 » 26/2/2009 18:34

Branc0 Escreveu:
Paulo Moreira Escreveu:Deixa-me ver se entendo isto. No caso de um depósito a prazo normal, o dinheiro que é depositado não é aplicado pelo banco? Nessa aplicação, não existe sempre um risco associado e que esse risco é assumido pelo banco?

Existe, e é por haver esse risco que o BdP assegura os depósitos senão já tinha havido uma corrida à banca, eu pelo menos do banco que sou cliente, sem garantia do BdP sentia o dinheiro mais seguro debaixo do colchão do que no banco. Mas o BdP tinha que traçar uma linha em algum lado e decidiu que não garantia aplicações financeiras deste género, ninguém (acho eu) foi proibido de as resgatar e colocar a DP que fossem cobertos pelo BdP.

Ao que parece muitos não o fizeram porque tiveram garantias dos funcionários do banco que isto se tratava de um DP normal e como tal coberto pelo seguro do BdP e se assim se passou então deve haver processos criminais para quem deliberadamente enganou o cliente e o levou a tomar um risco que este não queria correr.

Mas segundo a descrição do economy, aquilo que foi escrito e acordado entre o banco e ele não é considerado um depósito a prazo?? Não consigo ver a diferença. O produto garante o capital depositado e uma taxa aplicada. Para mim isso é um dépósito a prazo.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por Pata-Hari » 26/2/2009 18:32

(estou de férias do outro lado do mundo mas faz-me confusão ler estas coisas).

A maior parte dos clientes não tinha depõsitos a prazo. Tinham aplicações com risco, descriminadas detalhadamente nos extractos que recebiam em que o banco garantia o capital ao fim de X tempo (tal como normalmente acontece nos estruturados de capital garantido).

O Banco de Portugal garante DPs. Não garante outras aplicações. Não existem dps com remunerações variaveis. Não existem DPs que tenham lá dentro acções preferenciais. Ou Obrigações high yield. A unica semelhança com um DP é que chegado ao fim do prazo, pagariam um rendimento que se assemelhava a um juro. Do mesmo modo que um estruturado garante o capital e um rendimento se houver lugar a isso. Por vezes até garante um rendimento e mais alguma coisa e aind auma parte variavel.
Administrador Fórum

por Branc0 » 26/2/2009 18:23

Paulo Moreira Escreveu:Deixa-me ver se entendo isto. No caso de um depósito a prazo normal, o dinheiro que é depositado não é aplicado pelo banco? Nessa aplicação, não existe sempre um risco associado e que esse risco é assumido pelo banco?

Existe, e é por haver esse risco que o BdP assegura os depósitos senão já tinha havido uma corrida à banca, eu pelo menos do banco que sou cliente, sem garantia do BdP sentia o dinheiro mais seguro debaixo do colchão do que no banco. Mas o BdP tinha que traçar uma linha em algum lado e decidiu que não garantia aplicações financeiras deste género, ninguém (acho eu) foi proibido de as resgatar e colocar a DP que fossem cobertos pelo BdP.

Ao que parece muitos não o fizeram porque tiveram garantias dos funcionários do banco que isto se tratava de um DP normal e como tal coberto pelo seguro do BdP e se assim se passou então deve haver processos criminais para quem deliberadamente enganou o cliente e o levou a tomar um risco que este não queria correr.

Resumindo: Um depósito a prazo é capital garantido pela instituição financeira e pelo BdP. Um fundo de investimento pode ser de capital garantido mas esse capital é apenas garantido pela instituição que o está a comercializar, deixando de existir a instituição não há garantia nenhuma que é o caso que se está a passar.

PS:Editado para clareza.
Editado pela última vez por Branc0 em 26/2/2009 18:45, num total de 1 vez.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por PJBM2 » 26/2/2009 18:13

Branc0 Escreveu:Tens um documento que te garante que o banco assume as perdas do que de facto não parece nada ser um depósito a prazo normal.

Tens o problema que essa garantia foi passada por uma entidade aparentemente falida. E como o que tens não parece nada um DP duvido que esteja garantido pelo BdP.

Podes e deves reclamar por fraude mas se a entidade estiver mesmo falida não haverá muito fazer.

Deixa-me ver se entendo isto. No caso de um depósito a prazo normal, o dinheiro que é depositado não é aplicado pelo banco? Nessa aplicação, não existe sempre um risco associado e que esse risco é assumido pelo banco?
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por Lion_Heart » 26/2/2009 17:47

Banca
Banco Privado cancela reunião com clientes

Económico com Lusa
26/02/09 15:52

O BPP não marcou a nova data da reunião.

A administração do Banco Privado Português (BPP) cancelou uma reunião com representantes de um grupo de clientes da zona norte.

O administrador do BPP, João Ermida, alegou que poderá ser chamado a qualquer momento para reuniões no Banco de Portugal, impedindo assim a ida ao Porto para se reunir com os investidores, disse à "Lusa" o porta-voz dos clientes , Fernando Carneiro.

O encontra tinha sido marcado para hoje às 15 horas, depois de sucessivos adiamentos nos últimos dias.

Ontem, o BPP avançou, em comunicado, que a actual administração já cumpriu os três objectivos principais que lhe foram atribuídos pelo Banco de Portugal, nomeadamente, avaliar a situação do banco e comunicá-la ao regulador, "alterar procedimentos e regularizar o que tivesse de ser regularizado" e "propor uma solução para o problema dos clientes com produtos com garantia de capital".

O esclarecimento do Privado surge depois de o Governo ter dito que não vai injectar dinheiro na actividade de gestão de carteiras do banco.

in Diario Economico/ Lusa
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Tojo » 23/2/2009 18:35

" até foi escrito pela mesma gestora num documento que tenho em meu poder. Mais tarde, talvez uns 15 dias, recebo um doc. que garante capital e taxa, mas indica aplicação PIHY. "

Pois é, infelizmente a gestora agora não responde por nada. Só indo em cima dos bens pessoais dos Rendeiros e compamhia ou então justiça pessoal...

O BdP não garante nada disso, pq não são DP. A instituição é que garantia mas está falida.

É lamentavel, parece uma tasca essa instituição.Eu tb lá estive mas o destino quis que não abrisse lá conta, se não nem quero imaginar.

O meu reconfortante apoio mas não serve para nada

Registado: 8/1/2004 13:14

por Branc0 » 23/2/2009 18:08

Pata-Hari Escreveu:Branco, reclamar por se ter sido enganado a uma instituição falida, não adianta grande coisa. Aliás, esse é igualmente o problema da garantia do capital dada pelas instituições: valem enquanto a instituição estiver em condições de as garantir.

Não adiantará, como disse, para reaver o dinheiro mas se fosse comigo apresentaria queixa na mesma na tentativa de haver processo criminal que responsabilize os culpados.

Por via das duvidas reclamava no BdP e na esquadra mais próxima :)

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por Pata-Hari » 23/2/2009 18:05

Branco, reclamar por se ter sido enganado a uma instituição falida, não adianta grande coisa. Aliás, esse é igualmente o problema da garantia do capital dada pelas instituições: valem enquanto a instituição estiver em condições de as garantir.
Administrador Fórum

por Branc0 » 23/2/2009 17:55

Tens um documento que te garante que o banco assume as perdas do que de facto não parece nada ser um depósito a prazo normal.

Tens o problema que essa garantia foi passada por uma entidade aparentemente falida. E como o que tens não parece nada um DP duvido que esteja garantido pelo BdP.

Podes e deves reclamar por fraude mas se a entidade estiver mesmo falida não haverá muito fazer.

por keromais » 23/2/2009 17:45

Caro JPtuga,
Passo a esclarecer melhor; Quando a gestora me abordou e depositei o dinheiro, não há qualquer dúvia, fui devidamente esclarecido que era depósito a prazo até foi escrito pela mesma gestora num documento que tenho em meu poder. Mais tarde, talvez uns 15 dias, recebo um doc. que garante capital e taxa, mas indica aplicação PIHY.
Ao verificar esta contradição, reclamei de imediato, e foi-me garantido por escrito pelo BPP que não havia qualquer risco neste depósito, e se ele viesse a existir, esse risco seria do BPP e não do cliente. Pensando eu que isto era uma instituição regulada acreditei na palavra e nos documentos devidamente autenticados pelo BPP. No doc. que garante taxa e capital não há qualquer chamada de atenção, mesmo em letras pequeninas, que diga que a aplicação tem risco, e também não assinei qualquer documento de subscrição de produtos e de gestão dos mesmos. CONCLUSÃO: UMA PURA VIGARÍCE QUE POSSIVELMENTE SÓ IRÁ SER REOLVIDA COM JUSTIÇA POPULAR E COM MANIFESTAÇÕES QUE ATRAVESSEM FRONTEIRAS.

Registado: 29/11/2007 9:33

por JPtuga » 23/2/2009 16:50

Caro economy,

Há uma discrepância no que diz que lhe disseram e o ser um vulgar depósito a prazo, nomeadamente:
"e ainda outro documento onde o banco se responsabiliza pelas desvalorizações,"

Se fosse um vulgar depósito a prazo, não haveria lugar ao termo desvalorizações. Esse termo é, sim, aplicado em investimentos com risco associado, e não em DP.
Quando muito será uma aplicação de capital, e eventualmente taxa de retorno garantidos, mas nunca um DP, pois este só mencionam prazos e taxas de remuneração, não o risco, penso eu.
Será que nos tais documentos não estrá explicado, mesmo que em letra pequena, que este será uma aplicação financeira?

Atenção, que não digo que não o tenham enganado, ou induzido em erro, apenas que os termos que constam do tal documento não são consistentes com os de um vulgar depósito a prazo...

Registado: 29/3/2007 12:40

por keromais » 23/2/2009 16:32

No meu caso não assinei qualquer documento de produtos de risco. Foi-me dito e escrito em documento formal que eram depósitos a prazo. Entregaram-me um doc. que garante o capital e taxa e ainda outro documento onde o banco se responsabiliza pelas desvalorizações, casos essas se verificassem. O governo garantiu a todos os portugueses os seus D/P, que estivessem em qualquer banco que operasse em Portugal. Os meus depósitos já todos venceram há muito tempo, e o BPP recusa devolver o dinheiro. ONDE ESTÁ AGORA O GOVERNO PARA HONRAR OS SEUS COMPROMISSOS ?
Porque não confiscam os bens aos responsáveis por estas burlas ?

Registado: 29/11/2007 9:33

por Tojo » 23/2/2009 13:58

O grande problema é que os clientes ASSINARAM que autorizavam a gestão do capital. Foram enganados é certo, porque inocentemente pensavam que eram DP puros, pq as meninas muito simpáticamente escreviam à mão a dizer DP mas infelizmente não era assim. Ou seja, vigarice, fraude, etc

Por isso não existe fundo de garantia pq eram produtos de alto risco, os famosos PIHY.

Registado: 8/1/2004 13:14

por Ulisses Pereira » 23/2/2009 13:46

Lion, a situação não é tão fácil. Por exemplo, a grande polémica tem a ver com produtos que os clientes dizem que lhes foram vendidos como sendo de capital garantido (alguns dizem até que foram como depósitos a prazo) mas que nos documentos aparecem como eles verdadeiramente eram: De risco.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

BPP - Grande Lata

por Lion_Heart » 23/2/2009 4:20

É mais que evidente pela quantidade de clientes a reclamar pelos seus depósito e aplicações que o BPP está falido e não tem capacidade para cumprir com os seus compromissos.

Agora pergunto eu, ate quando o Banco de Portugal vai permitir isto?
Penso que é mais facil decretar a falência do banco e accionar a garantia dos deposito (100 mil euros) que andarmos todos os dias a ver cenas tristes pela televisão.

Ou estão a espera que saia o Euromilhões?
Editado pela última vez por Lion_Heart em 26/2/2009 17:46, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, LionHeart e 758 visitantes