mcarvalho Escreveu:,
A polémica é importante porque .. não deixa adormecer e obriga à procura e é um pouco esta a minha posição nestas "conversas em família"
que muitos conhecem de há já uns anos
Mas faço sempre questão de transmitir a minha opinião
fruto de alguma experiencia de vida... que cada um transmita a sua com o objectivo de ajudar e melhorar
(como qualquer "galinha faz") depois cada um faça o que quiser ..
Caro Mcarvalho,
Sem dúvida, totalmente de acordo, é sempre positivo confrontar pontos de vista diferentes, é da discussão que nasce a luz, alguém disse uma frase semelhante, certo?
Bom, quanto ao seu exemplo pratico, cai por terra logo à partida, isto porque ao contrario do seu exemplo, quer Portugal, quer as empresas portuguesas tem credito no estrangeiro, nas diversas emissões de obrigações das empresas e de títulos da divida publica, a procura tem sido superior à oferta, isto quer dizer que os investidores reconhecem que Portugal e as suas empresas tem condições para honrar os compromissos. Ou seja, nem estamos sem credito, nem desprestigiados, quanto aos endividados, é verdade que estamos, já estivemos pior, mas há países europeus bem pior que nós.
Em relação ao aeroporto, só quem não vive em Lisboa e não está nas filas de transito na 2ª circular a ver passar os aviões por cima, ou vive, trabalha ou estuda nos edifícios que são sobrevoados diariamente por dezenas de aviões é que pode afirmar que não faz sentido tirar o aeroporto de onde está, se algum dia acontecer uma tragedia, como a de Amesterdão, a de Madrid, a de Paris e a de São Paulo, em Lisboa , as mesmas pessoa que hoje defendem o aeroporto em Lisboa, serão provavelmente as primeiras a criticar o facto de ainda não ter sido deslocado o aeroporto para outro local, e mais, vão acenar com o exemplo dos outros países europeus que já retiraram os seus aeroportos das grandes cidades, sendo o da Portela o único que está dentro da cidade.
Independentemente do tráfego diminuir ou não, eu que passei varias horas parado no trânsito na 2ª circular, que trabalhei em alguns edifícios (por exemplo: hospital Santa Maria, escolas, hotéis, etc..) sobrevoados pelos aviões nas aterragens e descolagens, sou um defensor que o aeroporto saía da portela o mais rápido possível, estou a borrifar-me para os custos, porque as nossas vidas não tem preço, pelo menos para nós e para os nossos ente queridos.
Sobre o TGV, sinceramente não conheço nenhum estudo que diga que não é viável, não sei se existe, caso exista agradeço que faculte a informação, agora estou convicto que a ligação à Europa é de extrema importância estratégica, as outras linhas talvez não sejam prioritárias, mas com a ligação a Espanha ficamos muito menos dependentes das ligações rodoviárias, infelizmente já sofremos na pele os bloqueios dos camionistas espanhóis e franceses, levando mesmo à paragem de fabricas por falta de matéria prima, com a ligação a Espanha por TGV, aumentamos a capacidade de transporte de mercadorias, não esquecer que o TGV não é só para passageiros.
Sobre as auto estradas, parece-me que só estão a ser feitas duas com participação de dinheiros públicos, as restantes são obrigações das concessionárias, são elas que estão a correr riscos, sobre a diminuição de tráfego, parece-me que a BRISA, em 2008 aumentou as receitas das portagens, dai parece-me que a diminuição ainda não se tenha sentido, mas acredito que venha a acontecer.
Agora vamos à demagogia, disse:
“há dinheiro.. então aplique-se em estruturas que produzam.. PME com planificação”
Diga-me, quanto dinheiro é que o Estado vai gastar em 2009 e 2010 com o TGV e o aeroporto? É importante saber qual é a verba para podermos planificar, sabe quanto é? Presumo que não saiba, mas espero que apareça com um numero e depois diga-me que tipo de apoio é que dava às PME com essa verba, anda muita gente a sugerir que se dê apoios às empresas, mas gostava de saber que tipo de apoios e para que fim, mandar umas frases que caiem bem na opinião publica é fácil principalmente porque a esmagadora maioria das pessoas não aprofunda os temas, ficam só pelas palavras.
Como eu já disse noutro comentário, o Soares dos Santos afirmou que não sabe como enfrentar uma crise desta dimensão, pelo menos é honesto.
Um abraço
Alexandre Santos