
Um curioso... Escreveu:Fenicio Escreveu:Estava a responder um outro post sobre o PIB e lembrei-me que tinhas aberto este.
Neste link vais encontrar a tabela completa dos países e os seus respectivos PIBs:
http://siteresources.worldbank.org/DATA ... es/GDP.pdf
Portugal aparece na trigésima quinta posição.
Esta tabela e a imensa disparidade entre os diferentes países, mostra bem a enorme importância da economia informal nos países subdesenvolvidos.
Mesmo em relação a Portugal, há uma maior percentagem de economia paralela e auto-consumo, que como sabem não é contabilizada no PIB. Isso explica de alguma maneira a enorme quantidade de carros da gama média/alta e gama alta, que são visíveis nas nossas cidades e que são incompatíveis com os valores oficias do PIB.
Em clima de crise, há uma maior tendência para o desenvolvimento alternativo de actividades paralelas, esvaziando ainda mais o sector "oficial" da economia e contribuindo artificialmente para uma maior sub-avaliação do PIB.
Não é só no BPN que os pagamentos são feitos ao balcão e em numerário
Nos países subdesenvolvidos e também nos "em vias de desenvolvimento".
Repara só no Brasil. Na lista ele está em décimo lugar, mas quem conhece minimamente aquele país sabe que a economia informal é gigantesca e tem um peso brutal nas relações comerciais daquele país. O mesmo pode-se dizer da Rússia, da Índia e pq não da própria China.
Se metade da economia informal do Brasil fosse "formalizada", de certeza que muitos países ficariam para trás na tal tabela.