***** Chart - Crude Oil *****
24 mensagens
|Página 1 de 1
Oi Adam.
O Crude Oil mantém-se dentro do seu trading range.
Aquele enorme gap foi a mudança de contracto.
Neste momento o Crude situa-se nos 62.5% do range e para ser sincero gostava que ele consolidasse posições até aos 37.5% antes de tentar nova reacção em alta. Mas uma coisa é o que eu gostava que acontecesse e outra coisa é o que o mercado faz
Aqui poderemos ver uma situação identica mas so sentido inverso relativamente ao SPX, ou seja, o SPX fez um falso break to topo do range e agora aguarda-se um falso break do fundo. O Crude fez um falso break do fundo do range e agora aguarda-se um falso break do topo, isto, caso o consiga testar.
Pelo que tem sido feito neste movimento de alta, caso vá acima dos $45.30 apenas deverá parar perto dos $48.55, tendo os $46.63 pelo meio.
O Crude Oil mantém-se dentro do seu trading range.
Aquele enorme gap foi a mudança de contracto.
Neste momento o Crude situa-se nos 62.5% do range e para ser sincero gostava que ele consolidasse posições até aos 37.5% antes de tentar nova reacção em alta. Mas uma coisa é o que eu gostava que acontecesse e outra coisa é o que o mercado faz

Aqui poderemos ver uma situação identica mas so sentido inverso relativamente ao SPX, ou seja, o SPX fez um falso break to topo do range e agora aguarda-se um falso break do fundo. O Crude fez um falso break do fundo do range e agora aguarda-se um falso break do topo, isto, caso o consiga testar.
Pelo que tem sido feito neste movimento de alta, caso vá acima dos $45.30 apenas deverá parar perto dos $48.55, tendo os $46.63 pelo meio.
- Anexos
-
- CL_01-03-2009.png (17.85 KiB) Visualizado 1062 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
majomo Escreveu:Onde posso consultar as datas do fecho dos contratos dos futuros...
Penso que me fiz entender.![]()
Cumps.
Vê aqui:
http://www.nymex.com/WS_term.aspx
Bons negocios,
arnie
arnie
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Onde posso consultar as datas do fecho dos contratos dos futuros...
Penso que me fiz entender.
Cumps.
Penso que me fiz entender.

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Certificados não sei ao certo. Já agora, tb existem warrants, mas tb não aconselharia...
Os únicos problemas que podem apresentar os Futuros é o facto de ser um produto alavancado e, dependendo dos investidores, o valor que envolve e obriga a ter em margem. Porque de resto estou em crer que são o melhor produto, pela forma eficaz porque tendem a seguir o preço da matéria-prima, custos relativamente baixos e liquidez...
Os únicos problemas que podem apresentar os Futuros é o facto de ser um produto alavancado e, dependendo dos investidores, o valor que envolve e obriga a ter em margem. Porque de resto estou em crer que são o melhor produto, pela forma eficaz porque tendem a seguir o preço da matéria-prima, custos relativamente baixos e liquidez...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O melhor mesmo acho que é Futuros (há os mini para quem pretende negociar valores mais discretos).
Os ETFs nem sempre seguem bem o crude e a prazo acho que não compensa porque tendem a desvalorizar face ao activo, pelo que tenho visto (isto é, se passado umas semanas o petróleo está ao mesmo preço, o ETF tende a estar mais baixo). Há vários, na BIG por exemplo estão uns 3 ou 4 disponíveis (proshares, efts, etc).
Fora isso tens os fundos tradicionais. Não estou a ver mais nada...
O melhor, como digo, acho que é mesmo os Futuros.
Os ETFs nem sempre seguem bem o crude e a prazo acho que não compensa porque tendem a desvalorizar face ao activo, pelo que tenho visto (isto é, se passado umas semanas o petróleo está ao mesmo preço, o ETF tende a estar mais baixo). Há vários, na BIG por exemplo estão uns 3 ou 4 disponíveis (proshares, efts, etc).
Fora isso tens os fundos tradicionais. Não estou a ver mais nada...
O melhor, como digo, acho que é mesmo os Futuros.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Certamente que não...
Um ETF é um Fundo negociado um pouco ao estilo das acções, não é um produto que está indexado a uma cotação. Para ganhares no ETF o emitente teria de estar a ganhar também através de qualquer instrumento onde está investido.

Um ETF é um Fundo negociado um pouco ao estilo das acções, não é um produto que está indexado a uma cotação. Para ganhares no ETF o emitente teria de estar a ganhar também através de qualquer instrumento onde está investido.
duvida.....
esta pergunta pode ser bem estupida mas ca vai....se se comprar um etf sobre o petroleo antes de terminar este contrato, nao é dinheiro em caixa com o começar do contrato seguinte? uma vez que que está a transacionar a valores superiores!!
obrigado
obrigado
- Registado: 19/11/2007 10:42
MarcoAntonio Escreveu:A questão não é essa, Arnie. Eu expliquei o que é que estava em causa logo no primeiro post e porque é que o gráfico não é muito fidedigno.
Ao comparares aqueles cotações em momentos diferentes estás a comparar produtos diferentes. Ora, normalmente "não há problema" porque este tipo de efeito não acontece sempre. Mas neste caso está a acontecer e tem sido muito significativo.
Eu estou bastante certo que em Janeiro o WTI até chegou a estar abaixo deste último mínimo ou pelo menos foi a valores mt semelhantes e inferiores a Dezembro (salvo erro chegou a ir aos ~33 USD mas também tinha de ir confirmar).
O contracto de Janeiro fez o minimo nos 32.40.
Eu sei que se esta a negociar produtos diferentes mas também estamos a negociar os mesmos numeros.
$30 em Janeiro continua a ser $30 em Março.
Mas tens razão, o gráfico dos futuros continuos não são fidedignos. Convém ter em atenção aos valores extremos do contracto de cada mês.
Deixo o grafico do contracto de Janeiro
EDIT - apenas para dizer que independentemente da mudança de contractos, o range apresentado no grafico é valido.
- Anexos
-
- CL_jan.png (15.14 KiB) Visualizado 1651 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
Cá está, só para confirmar:
A 15 de Janeiro o WTI fez pelo menos 33.70 dolares e a 20 de Janeiro fez pelo menos 32.98 dolares.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=990
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=995
Por isso, dado o efeito forte de Contango o gráfico dos Futuros (que só segue um Futuro de cada vez e onde este pode afastar-se bastante do spot) não é muito fidedigno e daí o meu alerta.
Claro que se pode usar o gráfico (eu estou a usa-lo) mas é importante ter isto em linha de conta e explicitar o efeito que está a ocorrer.
Não é nenhuma mesquinhez minha, é algo que é realmente importante como penso que já mostrei...
A 15 de Janeiro o WTI fez pelo menos 33.70 dolares e a 20 de Janeiro fez pelo menos 32.98 dolares.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=990
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=995
Por isso, dado o efeito forte de Contango o gráfico dos Futuros (que só segue um Futuro de cada vez e onde este pode afastar-se bastante do spot) não é muito fidedigno e daí o meu alerta.
Claro que se pode usar o gráfico (eu estou a usa-lo) mas é importante ter isto em linha de conta e explicitar o efeito que está a ocorrer.
Não é nenhuma mesquinhez minha, é algo que é realmente importante como penso que já mostrei...
arnie Escreveu:Prontos, afinal é simplesmente uma questão de termos tecnicos
A questão não é essa, Arnie. Eu expliquei o que é que estava em causa logo no primeiro post e porque é que o gráfico não é muito fidedigno.
Ao comparares aqueles cotações em momentos diferentes estás a comparar produtos diferentes. Ora, normalmente "não há problema" porque este tipo de efeito não acontece sempre. Mas neste caso está a acontecer e tem sido muito significativo.
Eu estou bastante certo que em Janeiro o WTI até chegou a estar abaixo deste último mínimo ou pelo menos foi a valores mt semelhantes e inferiores a Dezembro (salvo erro chegou a ir aos ~33 USD mas também tinha de ir confirmar).
MarcoAntonio Escreveu:salvadorveiga Escreveu:Por acaso a minha mãe ainda me perguntava se isso era possivel...
Não é possivel portanto nós, simples investidores, fazermos arbitragem com isto pois nao ? Comprar o contrato mais barato e depois vender o contrato futuro que por estar em contango e' mais caro ?
Hmm, arbitragem propriamente dita acho que a única forma é fazeres é armazenando o petróleo fisicamente. Pois os contratos não têm ido de encontro uns aos outros...
A única altura em que poderás fazer "arbitragem" é quando achares que o efeito vai desaparecer. Mas não é bem uma arbitragem, digamos que é mais um Hedging.
E é de esperar que o efeito acabe por desaparecer.
Acho que a minha arrecadaçao ainda alberga espaço para uns barrizitos...

MarcoAntonio Escreveu:Não se trata de volatilidade, é um acerto pois são dois produtos diferentes em que um vai ser substituído pelo outro.
Volatilidade seria ambos os contratos variarem significativamente...
Prontos, afinal é simplesmente uma questão de termos tecnicos

Bons negocios,
arnie
arnie
salvadorveiga Escreveu:Por acaso a minha mãe ainda me perguntava se isso era possivel...
Não é possivel portanto nós, simples investidores, fazermos arbitragem com isto pois nao ? Comprar o contrato mais barato e depois vender o contrato futuro que por estar em contango e' mais caro ?
Hmm, arbitragem propriamente dita acho que a única forma é fazeres é armazenando o petróleo fisicamente. Pois os contratos não têm ido de encontro uns aos outros...
A única altura em que poderás fazer "arbitragem" é quando achares que o efeito vai desaparecer. Mas não é bem uma arbitragem, digamos que é mais um Hedging.
E é de esperar que o efeito acabe por desaparecer.
arnie Escreveu:Dia 19 expira o contracto de Março por isso é de esperar algum aumento de volatilidade. O contracto de Abril está a ser negociado a 41.97.
Não se trata de volatilidade, é um acerto pois são dois produtos diferentes em que um vai ser substituído pelo outro.
Volatilidade seria ambos os contratos variarem significativamente...
Já agora deixo o gráfico com os "saltos" assinalados e uma perspectiva do que poderá acontecer nos próximos dias.
- Anexos
-
- CrudeOil090215.png (16.22 KiB) Visualizado 1690 vezes
MarcoAntonio Escreveu:Atenção que devido ao fenómeno de contango o gráfico do petróleo não é lá muito fidedigno. Dentro em breve terminam os contratos para Março e o crude vai dar (quase de certeza) um salto em alta novamente. Possivelmente para cima dos 40 dolares, mesmo que o WTI ande pelos 35~40 nessa altura...
Tem sido assim nos últimos meses. O salto maior foi no mes passado mas já em Dezembro tinha ocorrido o mesmo em menor escala.
Neste momento os contratos para Março estão a 37.5 mas os de Abril andam pelos 42 dolares.
Essa mania que tu tens de ler tudo na diagonal por vezes faz com que percas algumas linhas importantes.....
Eu disse:
Dia 19 expira o contracto de Março por isso é de esperar algum aumento de volatilidade. O contracto de Abril está a ser negociado a 41.97.
Bons negocios,
arnie
arnie
salvadorveiga Escreveu:o que e' efeito de contango? E' apenas a diferença temporal?
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=350606

Atenção que devido ao fenómeno de contango o gráfico do petróleo não é lá muito fidedigno. Dentro em breve terminam os contratos para Março e o crude vai dar (quase de certeza) um salto em alta novamente. Possivelmente para cima dos 40 dolares, mesmo que o WTI ande pelos 35~40 nessa altura...
Tem sido assim nos últimos meses. O salto maior foi no mes passado mas já em Dezembro tinha ocorrido o mesmo em menor escala.
Neste momento os contratos para Março estão a 37.5 mas os de Abril andam pelos 42 dolares.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 15/2/2009 17:37, num total de 1 vez.
***** Chart - Crude Oil *****
Estava aqui na minha ronda de fim de semana a olhar para uns quantos gráficos e dei com o Crude Oil, para o qual não olhava há algum tempo
Penso que pouco há a dizer, o gráfico diz tudo.
Estamos dentro de um trading range, quebramos a base deste, reagimos em alta à quebra deste e agora a grande questão do momento é...... terá sido um falso break?
A resposta será data caso exista reacção negativa nos 2/8, ou seja, nos 38.96.
Uma reacção negativa nestes valores com suporte acima dos 35.13 poderá trazer ao indice compradores, gerando assim ali um pequeno higher low.
Estamos com 1 dia de rallie para já. Caso na proxima sessão o Crude consiga ir acima dos 38.25 teremos o 2º dia de rallie.
Dia 19 expira o contracto de Março por isso é de esperar algum aumento de volatilidade. O contracto de Abril está a ser negociado a 41.97.

Penso que pouco há a dizer, o gráfico diz tudo.
Estamos dentro de um trading range, quebramos a base deste, reagimos em alta à quebra deste e agora a grande questão do momento é...... terá sido um falso break?
A resposta será data caso exista reacção negativa nos 2/8, ou seja, nos 38.96.
Uma reacção negativa nestes valores com suporte acima dos 35.13 poderá trazer ao indice compradores, gerando assim ali um pequeno higher low.
Estamos com 1 dia de rallie para já. Caso na proxima sessão o Crude consiga ir acima dos 38.25 teremos o 2º dia de rallie.
- Anexos
-
- CL_15-02-2009.png (14.93 KiB) Visualizado 1773 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
24 mensagens
|Página 1 de 1