Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Empresário Queixam-se Práticas Terroristas Bancos Nacionais

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Empresário Queixam-se Práticas Terroristas Bancos Nacion

por Pastel » 13/2/2009 14:16

Açor3 Escreveu:.....Outra das situações denunciadas pelo presidente da AIA prende-se com a aceitação dos cheques, relatando que as entidades bancárias só estão a pagar cheques sobre valores disponíveis.
......


Não invalidando que há alguns bancos na praça com algumas práticas terroristas (e abstenho-me de citar nomes) a nível de não honrarem compromissos, só me ocorre dizer:
- Mas está tudo doido ou quê?
Não tem $$, não passa cheque, a regra é simples.
 
Mensagens: 391
Registado: 29/11/2007 11:30
Localização: 16

Empresário Queixam-se Práticas Terroristas Bancos Nacionais

por Açor3 » 13/2/2009 13:40

Empresários de Águeda queixam-se ao ministro da Economia das "práticas terroristas" dos bancos


13/02/2009


O presidente da Associação Empresarial de Águeda (AEA), Ricardo Abrantes, acusou hoje o sector bancário de "práticas terroristas" sobre as empresas da região, apelando à intervenção do governo.

Segundo Ricardo Abrantes, "não têm parado de chegar" àquela associação reclamações por parte dos associados porque os bancos estão a criar "imensas dificuldades", pelo que remeteu ao ministro da Economia uma exposição, a que a Lusa teve acesso, em que pede a sua intervenção.

"Apelamos ao ministro da Economia e Inovação para que intervenha urgentemente no mercado bancário e impeça a continuação das práticas 'terroristas' que estão a liquidar inúmeras empresas da região", disse Ricardo Abrantes.

"Além dos bancos não concederem novos financiamentos, colocando em causa o investimento privado, é muito preocupante a retirada do crédito anteriormente concedido às empresas. De um momento para o outro, os bancos estão a exigir a liquidação de contas correntes caucionadas a empresas que nunca tiveram quaisquer problemas bancários", dá conta o presidente daquela estrutura associativa empresarial.

Ricardo Abrantes salienta ainda que os bancos, "que até apresentaram lucros avultados em 2008", estão a aumentar os "spreads" e comissões: "há bancos que cobram spreads de 12 e 15 por cento às micro e pequenas e médias empresas e estas não conseguem sobreviver com estes encargos".

Outra das situações denunciadas pelo presidente da AIA prende-se com a aceitação dos cheques, relatando que as entidades bancárias só estão a pagar cheques sobre valores disponíveis.

"Em nosso entender viola a lei do cheque porque ele é, por si só, um meio de pagamento à vista, e esta prática causa inúmeros problemas porque o cheque é o meio de pagamento mais utilizado em Portugal para pagamento das transacções comerciais", critica.

Entre as reclamações de associados que têm chegado à Associação está também a dificuldade na aprovação do crédito, referindo que "há instituições bancárias que depois de aprovarem operações aos clientes, dão o dito por não dito, e recusam-se a efectivar o financiamento ou demoram semanas ou meses a entregar contratos com a desculpa de atrasos no departamento jurídico".

As linhas de crédito PME Investe, que o governo tem apontado como um dos apoios às pequenas e médias empresas, segundo o responsável da AIA, "estão a ser usadas pelos bancos para reforço de garantias, pelo que uma grande parte do dinheiro não chega efectivamente às empresas, pois destina-se a liquidar contas correntes caucionadas que entretanto o banco denunciou".

Na exposição feita ao ministro da Economia e Inovação, Ricardo Abrantes pede a intervenção do governo no sentido de disciplinar o sector bancário e adverte que "há muitas micro e PME's da região que vivem dias dramáticos e estão a asfixiar pela tesouraria".




--------------------------------------------------------------------------------

Banco BPI
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, Google [Bot], mjcsreis, PacoNasssa e 97 visitantes