Página 1 de 1

Enviado:
20/2/2009 11:10
por LHSL259
goncalonr Escreveu:Se o empréstimo for revisto no final de Fevereiro, está tudo bem. A taxa média a considerar é do mês de Janeiro. Mas se o empréstimo for revisto no final de Janeiro, então a taxa é a média de Dezembro e por aí fora...
Independentemente do dia do mês em que for revista a taxa o que o contrato diz é a média aritmética dos dias uteis do mês anterior á revisão da taxa. Logo se a revisão é feita em Fevereiro, o mês anterior a Fevereiro é Janeiro.
Eu tenho um empréstimo á habitação no banco Santander desde 2002 e a revisão da minha taxa ocorre a 1 de Fevereiro. Até 2008 sempre foi feita a média do mês de Janeiro. Este ano eles fizeram a média do mês de Dezembro. A diferença é grande

Enviado:
10/2/2009 12:37
por goncalonr
Se o empréstimo for revisto no final de Fevereiro, está tudo bem. A taxa média a considerar é do mês de Janeiro. Mas se o empréstimo for revisto no final de Janeiro, então a taxa é a média de Dezembro e por aí fora...
A TAE é uma all-in-cost. Contempla todos os custos relacionados com o teu crédito: avaliações, custos de dossier, seguros, imposto de selo e o mais que houver. É obrigatória por lei a sua publicação.
No entanto, a TAN que é considerada está correcta e é a usada para o cálculo do juro.

Enviado:
10/2/2009 9:56
por desv117
A taxa que calculaste é igual a que vem na carta.
A TAE, é uma taxa informativa, que contem comissões, seguros e impostos, cobrados ao longo da vida do emprestimo.
A taxa que te interessa para o valor da prestação é a 2,9890%

Enviado:
9/2/2009 23:14
por MarcoAntonio
polar Escreveu:Eu penso que para a revisão em Fevereiro tem que se considerar a média das taxas euribor de Janeiro, ou seja a média do més anterior à da revisão do contrato.
Sim, quanto aos valores, está correcto.
Normalmente, uma revisão só se reflecte ainda no mês seguinte (pelo que a taxa de Dezembro só se reflecte em Fevereiro, tendo a revisão sido em Janeiro). Ou ainda, para uma revisão em Fevereiro, a média de Janeiro só se vai reflectir em Março.
Nalguns casos (quem paga no final do mês, já depois da revisão) reflecte-se no próprio mês da revisão.
Mas penso que a maior parte paga a mensalidade no início do mês...

Enviado:
9/2/2009 23:13
por aaugustobb_69
polar Escreveu:Eu penso que para a revisão em Fevereiro tem que se considerar a média das taxas euribor de Janeiro, ou seja a média do més anterior à da revisão do contrato.
Mas em fevereiro, estás a pagar, o mês de janeiro, penso eu de que...
BN

Enviado:
9/2/2009 23:05
por polar
Eu penso que para a revisão em Fevereiro tem que se considerar a média das taxas euribor de Janeiro, ou seja a média do més anterior à da revisão do contrato.

Enviado:
9/2/2009 23:00
por Euromilhoes
tens de fazer a mádia de Dezembro.

Enviado:
9/2/2009 22:22
por BYPASS
Acho que a TAE, inclui seguros e comissões associadas ao empréstimo. Daí a diferença.
Taxa euribor aplicada a empréstimo

Enviado:
9/2/2009 20:55
por polar
Tenho um empréstimo à habitação, no BPI, com taxa euribor a 6 meses, e um spread de 0,45% e com revisão no mês de Fevereiro e Agosto.
Hoje recebi a carta do banco com a informação da nova taxa com efeitos a partir do dia 01 de Fevereiro de 2009, que refere que a taxa de juro a aplicar é de 2,9890% a que corresponde uma TAE de 3,440%, calculada nos termos do art.º 4.º do DL 220/94 de 23AGO.
De acordo com as condições contratuais e cito "..ao emprestimo será aplicada uma taxa de juro variável, a rever semestralmente, que corresponderá à média aritmetica simplesn das taxas euribor a seis meses, que vigorarem nos dias úteis do mês de calendario anterior, arredondada para a milésima superior, à qual será acrescida de 0,45 pontos percentuais".Pelas contas que fiz a taxa média da Euribor no mês de Janeiro, foi de 2,559% que acrescida do spread daria os 2,989%.
Afinal que taxa é a TAE? Estou confuso e não sei se estará correcta. Até porque na revisão anterior esta TAE era inferior à taxa aplicada ao emprestimo quando agora essa TAE é superior. Nunca tive problemas com o Banco com quem trabalho mas todo o cuidado é pouco.
Se alguém me puder ajudar agradecia.
O meu obrigado