Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Taxa euribor aplicada a empréstimo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LHSL259 » 20/2/2009 11:10

goncalonr Escreveu:Se o empréstimo for revisto no final de Fevereiro, está tudo bem. A taxa média a considerar é do mês de Janeiro. Mas se o empréstimo for revisto no final de Janeiro, então a taxa é a média de Dezembro e por aí fora...

Independentemente do dia do mês em que for revista a taxa o que o contrato diz é a média aritmética dos dias uteis do mês anterior á revisão da taxa. Logo se a revisão é feita em Fevereiro, o mês anterior a Fevereiro é Janeiro.
Eu tenho um empréstimo á habitação no banco Santander desde 2002 e a revisão da minha taxa ocorre a 1 de Fevereiro. Até 2008 sempre foi feita a média do mês de Janeiro. Este ano eles fizeram a média do mês de Dezembro. A diferença é grande

Registado: 17/1/2008 18:32

por goncalonr » 10/2/2009 12:37

Se o empréstimo for revisto no final de Fevereiro, está tudo bem. A taxa média a considerar é do mês de Janeiro. Mas se o empréstimo for revisto no final de Janeiro, então a taxa é a média de Dezembro e por aí fora...

A TAE é uma all-in-cost. Contempla todos os custos relacionados com o teu crédito: avaliações, custos de dossier, seguros, imposto de selo e o mais que houver. É obrigatória por lei a sua publicação.

No entanto, a TAN que é considerada está correcta e é a usada para o cálculo do juro.
Invista na família! Ela é o melhor que a vida lhe pode dar.

www.outofthebox.com.pt

Registado: 29/11/2007 3:39

por desv117 » 10/2/2009 9:56

A taxa que calculaste é igual a que vem na carta.
A TAE, é uma taxa informativa, que contem comissões, seguros e impostos, cobrados ao longo da vida do emprestimo.
A taxa que te interessa para o valor da prestação é a 2,9890%

Registado: 24/8/2007 7:20

por MarcoAntonio » 9/2/2009 23:14

polar Escreveu:Eu penso que para a revisão em Fevereiro tem que se considerar a média das taxas euribor de Janeiro, ou seja a média do més anterior à da revisão do contrato.

Sim, quanto aos valores, está correcto.

Normalmente, uma revisão só se reflecte ainda no mês seguinte (pelo que a taxa de Dezembro só se reflecte em Fevereiro, tendo a revisão sido em Janeiro). Ou ainda, para uma revisão em Fevereiro, a média de Janeiro só se vai reflectir em Março.

Nalguns casos (quem paga no final do mês, já depois da revisão) reflecte-se no próprio mês da revisão.

Mas penso que a maior parte paga a mensalidade no início do mês...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por aaugustobb_69 » 9/2/2009 23:13

polar Escreveu:Eu penso que para a revisão em Fevereiro tem que se considerar a média das taxas euribor de Janeiro, ou seja a média do més anterior à da revisão do contrato.

Mas em fevereiro, estás a pagar, o mês de janeiro, penso eu de que...

BN

Registado: 29/11/2007 1:39

por polar » 9/2/2009 23:05

Eu penso que para a revisão em Fevereiro tem que se considerar a média das taxas euribor de Janeiro, ou seja a média do més anterior à da revisão do contrato.

Registado: 29/11/2007 12:09

por Euromilhoes » 9/2/2009 23:00

tens de fazer a mádia de Dezembro.

Registado: 19/4/2008 22:20

por BYPASS » 9/2/2009 22:22

Acho que a TAE, inclui seguros e comissões associadas ao empréstimo. Daí a diferença.

Registado: 6/11/2008 13:21

Taxa euribor aplicada a empréstimo

por polar » 9/2/2009 20:55

Tenho um empréstimo à habitação, no BPI, com taxa euribor a 6 meses, e um spread de 0,45% e com revisão no mês de Fevereiro e Agosto.
Hoje recebi a carta do banco com a informação da nova taxa com efeitos a partir do dia 01 de Fevereiro de 2009, que refere que a taxa de juro a aplicar é de 2,9890% a que corresponde uma TAE de 3,440%, calculada nos termos do art.º 4.º do DL 220/94 de 23AGO.
De acordo com as condições contratuais e cito "..ao emprestimo será aplicada uma taxa de juro variável, a rever semestralmente, que corresponderá à média aritmetica simplesn das taxas euribor a seis meses, que vigorarem nos dias úteis do mês de calendario anterior, arredondada para a milésima superior, à qual será acrescida de 0,45 pontos percentuais".Pelas contas que fiz a taxa média da Euribor no mês de Janeiro, foi de 2,559% que acrescida do spread daria os 2,989%.
Afinal que taxa é a TAE? Estou confuso e não sei se estará correcta. Até porque na revisão anterior esta TAE era inferior à taxa aplicada ao emprestimo quando agora essa TAE é superior. Nunca tive problemas com o Banco com quem trabalho mas todo o cuidado é pouco.
Se alguém me puder ajudar agradecia.
O meu obrigado

Registado: 29/11/2007 12:09

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 80 visitantes