Página 1 de 1

MensagemEnviado: 16/2/2009 18:20
por Açor3
Axa detém 1,62% do capital da Semapa


16/02/2009


A AXA Rosenberg, entidade gestora de investimentos do Grupo AX, detém 1,62% do capital da Semapa, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Axa Rosenberg reduziu a posição no capital da Semapa após a alienação de 756.681 acções da empresa portuguesa.

Segundo o comunicado emitido hoje, o grupo francês passou a deter “uma participação de 1.920.197 acções, representativas de 1,62% do capital social e dos direitos de voto e de 1,70% dos direitos de voto não suspensos da Semapa”.




--------------------------------------------------------------------------------

Banco BPI

MensagemEnviado: 12/2/2009 17:17
por Açor3
Novo aeroporto leva Ulrich a renunciar a cargo de administrador da Semapa


12/02/2009


O presidente do BPI, Fernando Ulrich, renunciou ao cargo de membro do conselho de administração da Semapa por considerar que existem imcompatilidades decorrentes do facto das duas empresas estarem envolvidas no projecto do novo aeroporto de Lisboa.

Fernando Ulrich apresentou a renúncia ao cargo de membro do conselho de administração da Semapa com efeitos no dia 31 de Março ou em data anterior caso venha entretanto a ser substituído, de acordo com o comunicado enviado hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Ulrich justificou o pedido considerando existirem incompatilidades no exercício dos cargos de administrador da Semapa e presidente do conselho de administração do BPI relacionadas com a privatização da ANA e a construção do novo aeroporto de Lisboa.

A Semapa está a negociar o estabelecimento de uma parceria com a finalidade de estudar a possibilidade de apresentação de uma oferta no concurso para privatização da ANA – Aeroportos de Portugal e construção do novo aeroporto de Lisboa e o BPI está a prestar serviços de consultoria financeira à NAER – Novo Aeroporto de Lisboa que dizem respeito às mesmas operações.






--------------------------------------------------------------------------------

Banco BPI

MensagemEnviado: 10/2/2009 11:14
por Açor3
Millennium atribui potencial de 122% à Semapa após cortar "target"


10/02/2009


O Millennium actualizou a avaliação da Semapa, o que resultou um corte do preço-alvo de 14,50 para 13,40 euros, devido à revisão em baixa das estimativas de resultados e de maiores custos para pagamento da dívida. A recomendação continua a ser de “comprar”, dado o potencial de valorização implícito de 122%.

Numa nota de “research”, o Millennium refere que cortou o preço-alvo em 8%, para 13,40 euros, mantendo a recomendação de “comprar, alto risco”. As acções da Semapa seguem a cair 0,33% para 6,03 euros, pelo que o potencial de subida deste “target”, atribuído para o final do ano, é de 122%.

A revisão em baixa das estimativas de resultados reflectem sobretudo a descida da estimativa para as receitas da Portucel, em 1,7%, devido ao menor volume de vendas de pasta (-24% no quarto trimestre de 2008). Na unidade de cimentos, o Millennium reviu em baixa a previsão para as receitas da Secil, em 2011, em 7,5%.

“Os volumes de vendas de cimentos não devem, cair mais”, refere o analista João Mateus, acrescentando que na Portucel, “depois de um primeiro impacto negativo nas vendas em 2009, devido às más condições de mercado, as vendas em volume e receitas devem aumentar”.

Um dos principais motivos para a revisão da avaliação da Semapa incide da perspectiva de aumento dos custos financeiros entre 2009 e 2011, devido ao aumento da dívida líquida, relacionada com o aumento dos investimentos na Portucel e subida dos juros.

Na avaliação da Semapa, o Millennium elevou o custo “spread” aplicado à dívida da Semana em 100 pontos base, para 250 pontos base.

Quanto aos dividendos, o Millennium estima que a Semapa mantenha a remuneração por acção em redor dos 25 cêntimos por acção.






--------------------------------------------------------------------------------

Banco BPI

Semapa sem sinais de força

MensagemEnviado: 9/2/2009 14:56
por Ulisses Pereira
O meu artigo "Semapa sem sinais de força" foi hoje publicado em http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=353304

Um abraço,
Ulisses