buli Escreveu:Bem não pensei que havia tanta gente metida nestes pagamentos, mas ainda não estou dentro disto.
Eu já abri a conta no MBnet e tenho dois códigos um é so com "FOPS0080" e o outro é só números,"123456" que quando se mete só aparece pontinhos.Agora para fazer o pagamento no destino como é que eu faço?vou ao site do vendedor e coloco estes códigos, ou como é que é?
Obrigado pela atenção
buli,
Esses códigos são, respectivamente, o username e a password de acesso à tua conta no MBNet. Já agora, a password é inserida clicaldo em teclas virtuais no monitor.
Em vez de estar aqui com explicações muito prolongadas e que, provavelmente, pecariam por defeito e mesmo por pequenas inexactidões, sugiro-te que vás ao site do MBNet (
http://www.mbnet.pt ) e o explores, designadamente quanto à forma como deves proceder sempre que queres fazer uma compra.
Muito basicamente, tu fazes a compra num site qualquer de comércio electrónico, nacional ou estrangeiro, e, quando chegas ao pagamento e te pedem os dados do cartão, abres o site do MBNET (ou utilizas o add-in disponível para alguns browsers), fazes o login (com os códigos que referes) e crias um cartão com o valor igual ao da compra a efectuar. Tem atenção a três factores:
- Tens de estar certo de que o valor a pagar é mesmo aquele: Há sites onde o valor final vai sendo escondido e só aparece mesmo no final da operação de pagamento (escondem portes, taxas, impostos, etc.). Na dúvida, emite o cartão com um pouco de margem (o valor que indicas na émissão é o máximo, portanto qualquer compra abaixo desse valor passa sem problemas);
- Em compras em moeda estrangeira, tem em atenção tembém a incerteza quanto ao câmbio real e à comissão que é adicionada pelo emissor do cartão para compras efectuadas no estrangeiro (sobre a qual, por sua vez, incide imposto). De novo, deixar um pouco de margem é a melhor solução;
- Nalguns casos (acontece designadamente em algumas reservas de voos e/ou de hotéis), o valor da compra é debitado em duas partes: Por exemplo, primeiro a comissão da agênmcia e só depois o valor pago ao operador. Não te admires se isso te acontecer. Mas nestes casos normalmente tal é avisado no acto da compra.
Depois de criado o cartão, só tens de inserir os dados respectivos nos campos correspondentes do site onde estás a efectuar a compra. Em alguns sites, felizmente poucos, pedem dados sobre o emissor do cartão, tais como nome, número de telefone ou mesmo morada. Sugiro portanto que tenhas à mão esses dados, correspondentes à Unicre, por via das dúvidas.
Feita a compra, arquiva os dados da mesma e pronto.
Última recomendação: Faz uma gestão adequada e apertada dos cartões que emitiste: Em particular, verifica sempre no site do MBNet, uns dias depois, se os cartões utilizados o foram de facto pelas entidades e valores esperados, e cancela sempre os cartões que, por alguma razão (por exemplo, por os teres emitdo com um valor insuficiente, ou por teres desistido da compra), não chegaste a utilizar. Mesmo que eles caduquem no final do mês seguinte ao da emissão (isto é, um cartão emitido hoje será válido até ao final de Março de 2009), há sempre um risco, por marginal que seja, em deixar cartões por aí "à solta" na Internet.
Vais ver que é muito mais fácil do que parece. Não vais querer outra coisa para pagamentos à distância!
FT