Bailout parte 2 ou Nacionalização? Qimonda
20 mensagens
|Página 1 de 1
bp1511 Escreveu:Eu sou de Vila do Conde, e a mim o que me disseram aquando da troca do nome infineon para "Quim Onda" tinha a ver com o seguinte, Portugal é um país com muitos Quins e de boas ondas, daí a fusão do nome Qimonda (tipo Magalhães).

Mas a verdadeira explicação é qualquer coisa assim:
"Qi" que significa inteligência/conhecimento... e "monda" que representa o mundo/universo.

tonirai Escreveu::lol:![]()
![]()
Pois entre nós aqui na Nanium, parece que há um consenso geral de maior aceitação deste novo nome, por comparação a quando mudaram de Infineon para Qimonda...
Nessa altura, explicaram-nos a lógica por detrás da escolha Qimonda... mas agora (ainda) não nos disseram nada - o raciocínio andará à volta de "nano tecnologia"... ou de tamanho "nano" em comparação com o passado?
Eu sou de Vila do Conde, e a mim o que me disseram aquando da troca do nome infineon para "Quim Onda" tinha a ver com o seguinte, Portugal é um país com muitos Quins e de boas ondas, daí a fusão do nome Qimonda (tipo Magalhães).

Pois entre nós aqui na Nanium, parece que há um consenso geral de maior aceitação deste novo nome, por comparação a quando mudaram de Infineon para Qimonda...
Nessa altura, explicaram-nos a lógica por detrás da escolha Qimonda... mas agora (ainda) não nos disseram nada - o raciocínio andará à volta de "nano tecnologia"... ou de tamanho "nano" em comparação com o passado?
Dansousa Escreveu:Fui buscar este tópico só para colocar a noticia que saiu sobre o futuro da empresa:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=397909
E já agora aproveito para fazer um breve comentário ao curioso nome que escolheram para a nova empresa (transformada) NANIUM ?!?!?!?
Isto deve ter sido mais ou menos assim:
Na reunião de credores estavam a decidir o futuro da empresa e no meio da reunião alguém deve ter perguntado (alguém muito distraído e que não tem acompanhado a evolução da empresa).....
- E então, no que toca a dinheiros, como é que estamos??
Ao que prontamente a generalidade dos presentes e em coro devem ter respondido:
- DINHEIRO???? AH! AH! AH!...Dinheiro NANIUM (nã ni um)
Perante semelhante coro de unanimidade, não foi difícil chegar ao nome que a empresa deveria ter![]()
![]()
.
Desculpem lá a palhaçada mas não pude deixar de referir a curiosidade do nome que foi escolhido...
Cmpts
DS

Fui buscar este tópico só para colocar a noticia que saiu sobre o futuro da empresa:
E já agora aproveito para fazer um breve comentário ao curioso nome que escolheram para a nova empresa (transformada) NANIUM ?!?!?!?
Na reunião de credores estavam a decidir o futuro da empresa e no meio da reunião alguém deve ter perguntado (alguém muito distraído e que não tem acompanhado a evolução da empresa).....
Perante semelhante coro de unanimidade, não foi difícil chegar ao nome que a empresa deveria ter
.
Desculpem lá a palhaçada mas não pude deixar de referir a curiosidade do nome que foi escolhido...
Cmpts
DS
Perante semelhante coro de unanimidade, não foi difícil chegar ao nome que a empresa deveria ter

Cmpts
DS
DS
Ah bom assim já se percebe. Espero que tenham sucesso.
Empresa produzirá semicondutores, mas apostará em novos nichos de mercado
Relativamente ao futuro da empresa, Armando Tavares revelou que esta manterá, "grosso modo", a actividade centrada no negócio dos semicondutores, mas escusou-se a revelar quais os parceiros com quem está a negociar devido a "regras comerciais".
No plano de insolvência hoje aprovado, lê-se que durante o segundo semestre de 2009 se tem verificado "uma evolução muito positiva dos preços das memórias DRAM", que a Qimonda fabricava, tendo o seu preço duplicado entre Março e Setembro.
Nos termos do plano, para além de "aproveitar as oportunidades existentes" neste segmento, onde tem "capacidade de actuação imediata", a "nova" Qimonda irá apostar "em nichos de mercado pouco explorados" e "entrar progressivamente em novos segmentos/sectores enquanto prestadora de serviços de manufactura e de engenharia para os fabricantes de semicondutores".
Neste sentido, a administração diz já ter chegado a "acordos de princípio com algumas entidades", quer para retoma da produção de componentes, quer para a entrada na nova área do RDL/Wafer Level Packaging.
"Esta última corresponde à mais avançada tecnologia de 'packaging' e regista uma procura exponencial no mercado, existindo um acordo de princípio com uma entidade que se perspectiva que venha a assegurar uma relação comercial duradoura nesta área", lê-se no plano.
Convicta de que será possível manter a empresa "num lugar de ponta no panorama tecnológico mundial do sector", a administração prevê o reinício da produção de componentes em Outubro de 2009 e de WLP/RDL em Abril de 2010, antecipando atingir resultados operacionais positivos no ano fiscal de 2011/2012.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Re: mas..
ebalves Escreveu:mas as memórias aumentaram de preço? Agora já há mercado? Ainda bem!!!??
Sim, têm vindo a aumentar de preço... se já há mercado, é outra questão, mas pelo menos um contrato importante está na forja, para já.
É por isso que a empresa pensa diversificar mais a sua produção, para fazer face a momentos em que, futuramente, as memórias possam voltar a não compensar.
Atomez Escreveu:Mas afinal o que vai produzir a tal nova Qimonda? Alguém sabe?
Sei... basicamente, fica a produzir memórias como antes, embora em muito menor escala;
Prevê também diversificar a sua oferta em alguns pontos, de modo a reduzir a exposição à sensibilidade da evolução do preço das memórias.
O resto que se fala (fibra óptica, parque tecnológico, etc) a concretizarem-se, não são coisas envolvendo directamente a Qimonda, mas sim parte das suas instalações e/ou terrenos por outras empresas, que poderão vir a recorrer à mão de obra libertada pela Qimonda.
Mas afinal o que vai produzir a tal nova Qimonda? Alguém sabe?
Estado e bancos deverão tornar-se os principais accionistas da Qimonda
A “nova” Qimonda Portugal, resultante do plano de viabilização hoje aprovado pelos credores, perderá todos os vínculos à casa-mãe alemã e deverá passar a ter como principais accionistas o Estado português e os bancos BCP e BES.
Nos termos do plano de viabilização hoje apresentado pela administração, irá proceder-se a uma operação harmónio, com a redução do capital social da empresa a zero, seguido de um aumento de capital em que todos os credores podem transformar os seus créditos em capital.
Caso a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), o BES e o BCP - que são os principais credores da Qimonda - exerçam esta opção de conversão dos créditos em capital, tornar-se-ão nos principais accionistas da empresa de Vila do Conde.
Já a casa-mãe Qimonda AG, até agora única accionista (além de única fornecedora e cliente) da Qimonda Portugal, não terá direito a subscrever capital porque apenas possui créditos subordinados, que não são reembolsáveis.
A nova estrutura accionista da Qimonda será delineada entre os credores e a administração ao longo dos próximos dois meses e será, depois, sujeita a votação a 25 de Novembro, data para que ficou marcada a continuação da assembleia de credores de hoje.
Nesse dia serão também votadas as novas denominação social e marca da Qimonda Portugal que, no âmbito da reestruturação, será alvo de “todo um processo de reformulação da imagem comercial”.
Os credores que não queiram converter os seus créditos em capital poderão optar pelo reembolso, nos termos do previsto no plano de insolvência.
No caso da banca e do Estado, o reembolso dos créditos será feito em 16 prestações semestrais iguais, a primeira das quais venceria em Setembro de 2011, com contagem de juros à Euribor a seis meses e um ano de carência no pagamento de juros a contar da data de aprovação do plano de insolvência.
Já os trabalhadores despedidos, que são credores privilegiados, receberão metade das indemnizações devidas em Abril de 2010 e o restante em Outubro de 2010, sem direito a juros.
Em declarações aos jornalistas no final da assembleia de credores, Bruno Maia, da comissão de trabalhadores, admitiu que o plano de insolvência hoje aprovado comporta um elevado grau de incerteza relativamente à manutenção de postos de trabalho, mas considerou tratar-se de um “mal menor”, já que a alternativa era a liquidação da empresa e consequente perda de todo o emprego.
Relativamente aos postos de trabalho que se irão perder, Bruno Maia afirmou-se esperançado que pelos menos alguns venham a ser recuperados se, nas instalações da Qimonda, se concretizar a criação de um parque tecnológico.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
O que está a acontecer com a Quimonda cá é o que irá acontecer ao sector automóvel nos EUA (mas numa escala muitissimo maior). É o adiar de um desfecho que considero muito dificil de contrariar (pelas perdas massivas contínuas que o sector automovel nos EUA está a ter).
Cumprimentos
JCS
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Ainda não há informação certa, definitiva e credível sobre as consequências imediatas e a médio prazo para a Qimonda PT.
O processo de insolvência que deu entrada diz respeito exclusivamente à Qimonda AG (Alemanha) e Qimonda Dresden GmbH & Co. OHG.
Os nossos administradores encontram-se neste momento reunidos com membros do Governo, só se esperando novidades a partir das 18h.
Cumprimentos.
O processo de insolvência que deu entrada diz respeito exclusivamente à Qimonda AG (Alemanha) e Qimonda Dresden GmbH & Co. OHG.
Os nossos administradores encontram-se neste momento reunidos com membros do Governo, só se esperando novidades a partir das 18h.
Cumprimentos.
citação:
Fonte bpionline
A maior empresa exportadora de portugal faliu.
Qimonda deixa em Dresden mais de 3.000 desempregados
23/01/2009
A insolvência da Qimonda em Dresden, na Alemanha, a sua principal fábrica, vai lançar no desemprego mais de 3.000 pessoas.
No Verão passado, a empresa alemã contava com 3.600 colaboradores, mas havia avançado que até Março deste ano iria reduzir para 2.700 trabalhadores. E se acrescentar os indirectos, que andam na ordem dos 20.000 na região de Dresden dedicados ao sector da microelectrónica, a crise social que se adivinha é avassaladora.
O jornalista Ulrich Wolf, do periódico ” Sächsische Zeitung”, que há dias esteve em Portugal em reportagem para o jornal de Dresden “que incluiu uma visita à Qimonda em Vila do Conde, dizia ao Negócios que não acreditava na salvação da empresa apesar das ajudas do Governo na Saxónia.
“Estou muito céptico porque a Qimonda em Dresden precisa de mil milhões de ajuda para sobreviver em 2009. Vários analistas de bancos com quem falei dizem que esta ajuda é uma gota no oceano”.
O Governo da Saxónia nunca chegou a entregar os 325 milhões de euros de ajuda à Qimonda, porque a administração da empresa não tinha a qualidade de criar um plano para o futuro.
Fonte bpionline
A maior empresa exportadora de portugal faliu.

Nunca digas nunca.
Qimonda bailout plan in limbo
Christoph Hammerschmidt
EE Times Europe
(01/22/2009 4:50 AM EST)
MUNICH, Germany — The negotiations to save struggling memory chip maker Qimonda apparently have got stuck.
According to media releases, Infineon can't gather enough funds to meet the conditions of the bail-out plan. A meeting of the parties involved in Berlin yesterday (January 21) has ended without agreement, writes Dresden-based paper Saechsische Zeitung.
According to the paper, a problem in this context is that Infineon's annual report has not yet been certified by a financial auditor which would be one of the preconditions for the Saxon, the German federal and the Portuguese government as for the credits and guarantees in the triple-digit million euro range necessary to keep Qimonda afloat for the next months.
Infineon denied the statement regarding its report but was not available for further explanations. Qimonda declined to comment on the reports
fonte : http://www.eetimes.com
Christoph Hammerschmidt
EE Times Europe
(01/22/2009 4:50 AM EST)
MUNICH, Germany — The negotiations to save struggling memory chip maker Qimonda apparently have got stuck.
According to media releases, Infineon can't gather enough funds to meet the conditions of the bail-out plan. A meeting of the parties involved in Berlin yesterday (January 21) has ended without agreement, writes Dresden-based paper Saechsische Zeitung.
According to the paper, a problem in this context is that Infineon's annual report has not yet been certified by a financial auditor which would be one of the preconditions for the Saxon, the German federal and the Portuguese government as for the credits and guarantees in the triple-digit million euro range necessary to keep Qimonda afloat for the next months.
Infineon denied the statement regarding its report but was not available for further explanations. Qimonda declined to comment on the reports
fonte : http://www.eetimes.com
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Qimonda precisa de mais 300 milhões de euros
Económico
22/01/09 15:38
A Qimonda, maior exportadora portuguesa, precisa de mais 300 milhões de euros para continuar em actividade, disse fonte da empresa à Reuters.
Contactada, a administração da empresa não fez quaisquer comentários.
Em Dezembro, a fabricante de 'chips' recebeu um pacote de 325 milhões de euros para continuar em actividade: 150 milhões do governo alemão da Saxónia, 100 milhões da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e 75 milhões do principal accionista da empresa, a Infineon
in Diario Economico
Económico
22/01/09 15:38
A Qimonda, maior exportadora portuguesa, precisa de mais 300 milhões de euros para continuar em actividade, disse fonte da empresa à Reuters.
Contactada, a administração da empresa não fez quaisquer comentários.
Em Dezembro, a fabricante de 'chips' recebeu um pacote de 325 milhões de euros para continuar em actividade: 150 milhões do governo alemão da Saxónia, 100 milhões da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e 75 milhões do principal accionista da empresa, a Infineon
in Diario Economico
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Re: Bailout parte 2 ou Nacionalização?
Lion_Heart Escreveu:Para os realistas (onde eu me incluo) o que esta a acontecer novamente e infelizmente é mais do mesmo.
Os EUA e o Reino Unido foram dos mais rápidos e "eficazes" a encontrar medidas para combater a crise do famoso subprime e a bola de neve que dai surgiu. O que fizeram foi injectar dinheiro a rodos nas instituições financeiras para manter a solvabilidade so sistema.
Mas parece que não serviu de nada, e agora temos a banca de ambos os lados do atlantico em niveis de assustar , ex: queda do RBS de 70% Num só dia! do barclays de 70% numa semana do Lloys, e nos EUA do Citibank de 70% numa semana e de mais de 50% no BAC.
A questão agora é : vamos a um segundo bailout e se calhar a um terceiro e por ai fora, ou Nacionalizamos tudo? Vai ser interessante ver no que isto vai dar.
Isto vem dar razão a muitos que como eu nunca acreditaram nesta treta de dar dinheiro a quem criou o "monstro" e se alguma vez o tivessem feito seria com a contrapartida da nacionalização e de afastar e punir "se fosse o caso" os banqueiros.
Não o fizeram e agora se calhar tem uma batata ainda mais quente nas mãos.
Porventura estamos a assitir ao fim do capitalismo como o conhecemos.
O capitalismo para mim é o unico sistema que faz algum sentido, o problema foi que o tornaram num capitalismo selvagem em que no final só iria subsistir uma mega empresa que englobaria tudo o resto, e foi esta ganância que "explodiu" com o sistema, não foi o subprime o culpado, o subprime apenas foi a gota que fez transbordar o copo ou melhor ainda, rebentar a bolha.
Assino por baixo!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Boa tarde
Tenho algumas questoes que caso seja possivel gostaria que alguem me esclarece-se
1ºO que é que acontece ás acções que detemos quando um banco é nacionalizado?perdemos tudo?
2ºAlguem me sabe dizer em que anexo do irs devo declarar a compra e venda de acções ,umas pertencem á zona euro outras sao dos EUA,será no mesmo anexo onde declaro as nacionais?
Desde já agradeço a quem me possa alguma destas quetões e muito bons negocios a tds que bem precisamos.
Tenho algumas questoes que caso seja possivel gostaria que alguem me esclarece-se
1ºO que é que acontece ás acções que detemos quando um banco é nacionalizado?perdemos tudo?
2ºAlguem me sabe dizer em que anexo do irs devo declarar a compra e venda de acções ,umas pertencem á zona euro outras sao dos EUA,será no mesmo anexo onde declaro as nacionais?
Desde já agradeço a quem me possa alguma destas quetões e muito bons negocios a tds que bem precisamos.
Bailout parte 2 ou Nacionalização? Qimonda
Para os realistas (onde eu me incluo) o que esta a acontecer novamente e infelizmente é mais do mesmo.
Os EUA e o Reino Unido foram dos mais rápidos e "eficazes" a encontrar medidas para combater a crise do famoso subprime e a bola de neve que dai surgiu. O que fizeram foi injectar dinheiro a rodos nas instituições financeiras para manter a solvabilidade so sistema.
Mas parece que não serviu de nada, e agora temos a banca de ambos os lados do atlantico em niveis de assustar , ex: queda do RBS de 70% Num só dia! do barclays de 70% numa semana do Lloys, e nos EUA do Citibank de 70% numa semana e de mais de 50% no BAC.
A questão agora é : vamos a um segundo bailout e se calhar a um terceiro e por ai fora, ou Nacionalizamos tudo? Vai ser interessante ver no que isto vai dar.
Isto vem dar razão a muitos que como eu nunca acreditaram nesta treta de dar dinheiro a quem criou o "monstro" e se alguma vez o tivessem feito seria com a contrapartida da nacionalização e de afastar e punir "se fosse o caso" os banqueiros.
O capitalismo para mim é o unico sistema que faz algum sentido, o problema foi que o tornaram num capitalismo selvagem em que no final só iria subsistir uma mega empresa que englobaria tudo o resto, e foi esta ganância que "explodiu" com o sistema, não foi o subprime o culpado, o subprime apenas foi a gota que fez transbordar o copo ou melhor ainda, rebentar a bolha.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 22/1/2009 20:51, num total de 1 vez.
Lion_Heart
Lion_Heart
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: macau5m, marketisnotefficient, MPCER, Pmart 1, Sr.Marques e 172 visitantes