Bancos têm "pedido algum tempo" para financiarem p

Este comentário é interessante porque dá uma boa ideia do que se passa no sistema financeiro com as boas empresas:
Bancos têm "pedido algum tempo" para financiarem projectos
19/01/2009
O presidente executivo da Sonae, Paulo Azevedo, afirmou esta tarde que as instituições financeiras têm “pedido algum tempo” para financiarem projectos. Questionado sobre se a crise está a afectar os planos da Sonae, o responsável garantiu que mantém, globalmente, a estratégia, mas “com menos consumo de capital”.
Questionado se a crise financeira está a afectar os planos da Sonae, Paulo Azevedo disse que globalmente a Sonae mantém a sua estratégia, mas está a tentar implementar essa estratégia “com menos consumo de capital”.
“O sistema financeiro em geral, o que nos tem dito é que precisa de algum tempo e, a menos que tenhamos projectos muito prioritários, que não lhe pedíssemos dinheiro nesta altura”, afirmou o responsável à margem da conferência 4º Encontro Economist/ Governo que está a decorrer no Hotel Pestana Palace,
Questionado se acha normal que uma empresa da dimensão da Sonae esteja a ter alguma dificuldade em aceder ao crédito, Paulo Azevedo disse: “as crises não são situações normais. Os bancos têm uma necessidade de desalavancar e ainda não sabem se vão conseguir manter o nível de financiamento às empresas.”
“Nesta altura, o financiamento de novos ‘shoppings’, o financiamento de novos projectos, fora os do Brasil, vai ser mais difícil. Vamos conseguir alguns, mas teremos de escolher os de rendibilidade maior”, adiantou Paulo Azevedo.
Sobre a actuação do Governo em relação às medidas anti-crise, o presidente executivo da Sonae considera que “numa crise como estas não há medidas que façam efeito numa semana. Isto vai ser uma corrida de fundo”.
Questionado sobre uma eventual descida de impostos, o responsável diz que lhe parece difícil, porque não parece haver margem. Mas se houvesse é sempre positivo”.