Página 1 de 1

MensagemEnviado: 1/5/2009 23:54
por jrtrader1
Obrigado Pata,

No entanto não me parece que essa opção exista na plataforma Saxo, já explorei tudo o que parece existir e não encontro nada semelhante. Eles limitam-se a fazer o débito/crédito do montante e a colocar por ex: "Corporate Actions QQQQ:xnas 0" e o valor à frente.

Já perguntei aos bancos/corretoras e o mais engraçado é que não me souberam dizer...

MensagemEnviado: 1/5/2009 9:54
por Pata-Hari
Verifica no aviso de lançamento da operação, tem que estar lá descriminado.

MensagemEnviado: 1/5/2009 1:02
por jrtrader1
Também recebi dividendos de empresas americanas em 2008, sei que me cobraram imenso de comissões (utilizo a plataforma saxo), no entanto não sei se já cobraram o imposto na fonte relativo a Portugal ou se temos de apresentar os rendimentos na declaração de IRS para ser duplamente tributado..

Alguém sabe?

Obrigado

MensagemEnviado: 27/4/2009 18:08
por Pata-Hari
Nopes, Elias. Essa questão ainda não está tratada e cheira-me que não será tratada tão cedo. É efectivamente o cúmulo.

E ainda mais é escandalo quando nem o raio dos acordos de dupla tributação são aplicados fazendo com que a carga total suportada seja muitas vezes de mais de metade da totalidade dos montantes a haver (sem contar com comissões). Mas isso é da responsabilidade dos intermediários financeiros que acabam por preferir reduzir custos de negociação (porque o cliente só olha para isso) por via de um decréscimo dos custos que a prova de residência e aplicação do acordo acresceriam às transacções.

MensagemEnviado: 27/4/2009 14:48
por Elias
Eu confesso que me faz confusão continuar a pagar-se duas vezes imposto sobre dividendos de acções estrangeiras, nomeadamente europeias.

Não há nenhuma perspectiva de acabar com isto?

MensagemEnviado: 17/1/2009 14:52
por DuarteTB
Clarissimos, obrigado a ambos.

Bom fim-de-semana!

MensagemEnviado: 17/1/2009 1:03
por Pata-Hari
No seguimento da resposta do lmreis e para a complementar, podes tentar garantir que é aplicado o acordo de dupla tributação para diminuir o que é cobrado pelo país de origem. Isto depende da tua corretora e, no caso de dividendos estrangeiros, deverão por-te a assinar um w8ben no qual confirmas que não és cidadão americano podendo-te ser aplicado o acordo de dupla tributação.

Podes igualmente optar pelo englobamento dos rendimentos todos, conseguindo diminuir eventualmente os 20% cobrados cá e substituindo esses 20% por uma taxa menor do teu IRS. Mas, claro, a tua taxa de IRS terá que ser menor que 20% para que isto faça sentido.

Foi claro? a estas horas já nem sei o que escrevo.

Dividendos

MensagemEnviado: 16/1/2009 22:53
por lmgreis
Em resposta ao Pasil74: pode acontecer, quando as comissões são superiores ao rendimento. Há bancos que, para não penalizarem o cliente, nestes casos reduzem as comissões, por exemplo, para metade do rendimento.

Para o DuarteTB: sim, há dupla tributação. Entre governos há acordo para se pagar menos imposto. Por exemplo, com Espanha, o imposto é 18%, mas há o acordo de se pagar menos 3%, para atenuar a dupla tributação.

Maneira de fugir não conheço.

MensagemEnviado: 16/1/2009 21:39
por DuarteTB
não sei responder á sua questão mas gostaria de colocar outra a quem vier ca e saiba.

Quando recebemos dividendos de uma empresa estrangeira eles são duplamente tributados?

Há alguma maneira de isto não acontecer?

Dividendos Estrangeiros

MensagemEnviado: 16/1/2009 21:23
por pasil74
Boas

Será normal ter direito a dividendos de uma firma cotada nos USA e no fim de contas me retirarem 0,48€ da conta?

tinha direito a 3,59usd mas tive de pagar 0,48€!!!

será isto normal e possivel?

Obrigado desde já.