Página 1 de 1

MensagemEnviado: 14/1/2009 16:01
por PIKAS
A Sonae SGPS é o 'top-pick' dos gestores de fundos de acções nacionais para Janeiro,


Há muito que tenho a opinião que quando estes senhores dizem para comprar, a altura é de fugir.
Igual opinião tenho relativamente aos price-targets mirabolantes com que os mesmos senhores muitas vezes nos brindam.
Estou como o mr. Pontes: vender massivamente.
Cumprimentos,

MensagemEnviado: 14/1/2009 15:37
por mfsr1980
Já estão de saida? Quando as elegem "top-pick" é porque estão de saida. :)

MensagemEnviado: 14/1/2009 13:11
por Celsius-reloaded
Penso que foi a entrada dos fundos que suportou a subida da sgps até agora. Vamos ver se continuam a entrar ou se preferem realizar desde já a mais-valia...

FUNDOS PORTUGAL-Sonae SGPS 'top-pick' gestores Janeiro 2009

MensagemEnviado: 14/1/2009 11:23
por mcarvalho
FUNDOS PORTUGAL-Sonae SGPS 'top-pick' gestores Janeiro 2009


14/01/2009


Por Ruben Bicho

LISBOA, 14 Jan (Reuters) - A Sonae SGPS é o 'top-pick' dos gestores de fundos de acções nacionais para Janeiro, devido ao potencial de 'upside' após a forte correcção sofrida pelo título em 2008, segundo quatro gestores.

Os gestores do BPI, ESAF, Banif e Optimize atribuíram o maior número de votos à 'holding' liderada por Paulo de Azevedo, tendo também destacado os títulos do BPI , Galp Energia e EDP nas preferências para este mês.

A Sonae SGPS registou uma desvalorização de 74,34 pct ao longo de 2008, queda que os gestores consideram excessiva e que já reflecte a esperada recessão económica nos próximos meses, defendem.

"(A Sonae) tem upside fundamental após uma excessiva correcção nos preços e tem uma quota de mercado relevante no negócio de retalho", diz a equipa de gestão de activos do BPI.

"Os níveis de preços eatão muito baixos e já incorporam o impacto da recessão", acrescenta José Santos Teixeira, presidente da Optimize.

A Sonae é o título do PSI20 que, desde o início do ano, apresenta o melhor desempenho, registando uma valorização de 14,41 pct.

A EDP foi escolhida pelos gestores pelo seu perfil defensivo e por não sofrer oscilações significativas na receita com o abrandamento económico, enquanto o BPI tem a seu favor sobretudo o facto do maior impacto das 'imparidades' devido a posições em outras cotadas já terem sido incorporadas nas contas de 2008.

"(É positivo para o BPI) a qualidade da gestão, o facto de as menos-valias sobre a carteira já estarem nas contas de 2008, e a falta de agressividade da concorrencia (BCP e Caixa) permitindo melhorar margens e quota de mercado", disse Santos Teixeira.

A Galp Energia, por sua vez, é um dos títulos que tem upside devido à esperada recuperação das 'commodities', afirmou Jorge Guimarães, do Banif.

Em 2008, a Galp Energia desvalorizou 60,9 pct, enquanto a EDP perdeu 39,7 pct e o BPI recuou 65,9 pct.

PSI20 DEPENDENTE ÉPOCA RESULTADOS

No que toca à evolução do índice PSI20 ao longo do mês, os gestores de fundos defendem que a 'earnings season' nos EUA e na Europa será determinante para saber se será possível a consolidação dos ganhos da praça nos primeiros dias do ano.

"Dado o início da época de divulgação de resultados, só aí é que começaremos a ter uma perspectiva mais clara se os mercados suportam, ou não, as previsíveis más notícias que as empresas irão dar aos investidores", afirmou Jorge Guimarães.

"O nível do PSI20 deverá rondar os 6.700 pontos. Ainda é cedo para um forte arranque do mercado", acrescentou José Santos Teixeira.

A praça portuguesa caiu 51 pct em 2008, seguindo a valorizar 2,3 pct desde o início de 2009